[EURO14] Os 44 selecionados para Zurique

Terça, 05 Agosto 2014
[EURO14] Os 44 selecionados para Zurique

Seleção nacional foi hoje divulgada.

O Campeonato Europeu de Atletismo terá uma das presenças mais expressivas das cores nacionais, no limiar de novas regras que exigirão mais dos atletas para as qualificações. 

Ao ano de 2014 a seleção nacional poderá chegar a uma das maiores comitivas de sempre, para depois se entrar num novo ciclo de qualificação para o Europeu, já para 2016. Por um lado a Associação Europeia de Atletismo pondera tornar o Europeu mais restrito, por outro é a própria Federação Portuguesa de Atletismo que também promete ” afunilar o processo de conquista da participação em provas muito específicas”. Quem o disse foi o próprio presidente federativo, Jorge Vieira, que já este ano fez aprovar as marcas de referência, que deixaram de fora, entre outros, Marcos Chuva, que tinha marca de qualificação, mas que não garantiu bom momento de forma na aproximação ao Europeu. Em reação o atleta foi crítico sobre a sua não qualificação, na sua plataforma online: ” tenho imenso orgulho em representar Portugal, sempre me senti muito feliz e toda a gente sabe que dei e dou o melhor de mim, mas com orgulho representar a FPA? Não sei se algum dia voltarei a conseguir, só o tempo dirá...”. José Dias, o selecionador para esta competição, destacou o papel decisivo das marcas de referência: ” Vamos avaliar se estas marcas que são pedidas antes da competição depois se refletem durante a competição. Não deixa de nos agradar que muito pouca gente tenha ficado de fora.”

Hoje, durante a apresentação da equipa portuguesa, foi também comentada a ausência na lista de convocados de Susana Feitor, depois de confirmada a lesão de Vera Santos, que deixou vago a terceira vaga para este Europeu. A marchadora portuguesa, que esteve recentemente nos Ibero-americanos, não terá nunca sido equacionada para esta vaga ao abrigo dos critérios nacionais. José Dias acrescentou hoje um motivo extra: ” Não era a uma semana do Europeu que a Susana Feitor se iria preparar para 20 quilómetros”. O técnico referia-se à preparação para os Ibero-americanos, onde Susana Feitor esteve na distância de 10 quilómetros, referenciando ainda os fusos horários que não promoveriam uma preparação adequada também para Zurique. Desta forma Susana Feitor vê-se de novo fora da presença naquele que poderia ser o seu último Europeu, depois de já em 2010 ter estado ausente do Europeu, com forte contestação da própria atleta. Sem Susana Feitor, caberá a João Vieira assumir-se como o mais experiente em Europeus nesta seleção, ele que cumpre a sua quinta participação nesta prova, apesar de também vir de uma temporada em condição física condicionada.

Ainda assim estão convocados 44 atletas, número que supera todas as participações portuguesas em Europeus, apesar de ser provável que a participação efetiva, devido às duas estafetas presentes (4x100 metros masculinos e 4x400 metros femininos) deixe de fora até dois atletas, o que igualaria a presença portuguesa em Barcelona, há quatro anos atrás. Destaca-se ainda o facto de esta ser uma seleção paritária nos géneros, 22 atletas masculinos e 22 atletas femininas. Garante-se, também, que o atletismo português, independentemente das qualificações para rondas seguintes, terá representação em todos os dias destes campeonatos, que serão disputados entre 12 e 17 de agosto.

E para este Europeu a expectativa de Jorge Vieira, dirigente máximo da estrutura federativa, é o alcance até três medalhas, sem que equacione o regresso a Portugal sem qualquer medalha: ” Gostaria que simplesmente trouxéssemos medalhas, se tivermos de 1 a 3 medalhas julgo que atingimos o nosso objetivo. A partir dai seria para mim extraordinário que tal acontecesse”. Admite que a modalidade poderia mostrar mais do que tem conseguido, mas que isso também depende dos apoios, que têm afetado, principalmente na captação e fixação de novos talentos.

O Atleta-Digital irá ser um dos órgãos da comunicação social portuguesa que marcará presença neste Europeu de Ar Livre, no relançamento da atualidade sobre o atletismo, depois de um período de preparação de novidades que serão lançadas nos próximos meses. Nos próximos dias serão preparados conteúdos especiais que não o deixarão de fora do acompanhamento da competição áurea do atletismo da temporada 2013/2014.

Conheça os 44 selecionados abaixo:

Atletas femininos

Ana Cabecinha - 20 km marcha
Andreia Crespo - 4x400 metros
Carla Salomé Rocha - 10000 metros
Carla Tavares - 100 e 200 metros
Cátia Azevedo - 400 metros
Cátia Pereira – Vara
Doroteia Peixoto – Maratona
Dorothé Évora - 4x400 metros
Dulce Félix - 5000 e 10000 metros
Filipa Martins - 4x400 metros
Filomena Costa – Maratona
Inês Henriques - 20 km marcha
Irina Rodrigues – Disco
Jessica Augusto – Maratona
Maria Leonor Tavares – Vara
Marisa Barros – Maratona
Marta Onofre – Vara
Miriam Tavares - 4x400 metros
Patrícia Mamona - Triplo Salto
Sara Moreira - 5000 e 10000 metros
Susana Costa - Triplo Salto
Vera Barbosa - 400 m barreiras e 4x400 metros

Atletas masculinos
Alberto Paulo - 3000 m obstáculos
Arnaldo Abrantes - 4x100 metros
David Lima - 200 metros
Diogo Antunes - 100 e 4x100 metros
Diogo Ferreira – Vara
Edi Maia – Vara
Edi Sousa - 4x100 metros
Emanuel Rolim - 1500 metros
Francis Obikwelu - 4x100 metros
Hermano Ferreira – Maratona
João Almeida - 110 m barreiras
João Vieira - 20 km marcha
José Moreira – Maratona
Marco Fortes – Peso
Nelson Évora – Triplo
Pedro Isidro - 50 km marcha
Ricardo dos Santos - 400 metros
Ricardo Ribas – Maratona e 10 000 metros
Rui Pedro Silva – Maratona
Sandy Martins - 800 metros
Sérgio Vieira - 20 km marcha
Yazaldes Nascimento - 100 e 4x100 metros

Enviado Especial: Edgar Barreira (texto)

| Mais


Comentarios (7)add feed
... : ???
os casos do marcos chuva e susana feitor são incrédulos...
Um com minimos não vai...sim, porque é em casa que ele com toda a certeza vai ser campeão europeu...a outra porque foi aos ibero americanos? é que portugal está cheio de atletas com minimos para se dar ao luxo de os cá deixar...dai levarem a marisa barros que esta no seu pico de forma, quando nao faz maratonas sabe-se la a quanto tempo...que palhaçada esta...ai estes responsáveis tao irresponsaveis...assim vai o nosso atletismo. força a todos aqueles que vao estar a lutar em zurique smilies/smiley.gif
Agosto 06, 2014
Ibero Americanos : Frankie
Neste momento há pouco dinheiro para grandes deslocações excepto se forem atletas de Lisboa ou com ligações à FPA.

Além entende que duas veteranos sejam convocadas para os Ibero americanos quando há tanto jovem a precisar de experiência internacional e competições de médio/alto nível?
Em vez disso leva-se a Susana Feitor para fazer uma prova para o qual, segundo consta no artigo, não se preparou? Então porque a convocaram? Porque não aproveitaram a prova para convocar outros atletas jovens?
Agosto 06, 2014
... : ??? para frankie
foi dito que a susana nao se preparou para os 20km marcha dos europeus por ter ido aos 10km marcha dos ibero americanos.
e discordo dos termos veteranos/jovens...para mim vai quem tem minimos e pronto...a situação da susana é mais grave quando a propria indica que nao é o facto de nao ir, mas sim o facto das desculpas que o tecnico jose dias e jorge vieira deram para nao a convocarem..mais grave ainda, sendo uma atleta com minimos A, e que pelo azar da vera santos (lesão) deveria sem olhar a fins integrar a selecção...assim, portugal tem 4 atletas com minimos A, uma lesionada, e uma fica em casa porque foi aos ibero americanos!!!! isto é que é triste...porque atletas com minimos sao tantos que portugal da-se ao luxo de deixar em casa alguns...

é bom que situações como as da susana e dos marcos chuva (assim como outros atletas que tem minimos e nao vao porque, na minha opinião, estupidamente nao cumpriram os criterios de estar em forma antes do europeu, se tornem publicos para saber o que vai de tachos e mau trabalho na FPA...

estes criterios so servem de desculpa para os orgaos da FPA criticarem os resultados dos atletas...porque sao obrigados a estar em forma para conseguirem minimos, para os renovar, e depois para estar no europeu...depois vem para a imprensa dizer que querem medalhas...
Agosto 06, 2014
Simplesmente... : Miguel F
Conhecidos os eleitos mantenho que medalhas só se vindas das nossas fundistas ou de uma inesperada superação.
Apenas acho que a Susana Feitor e o Marcos Chuva estarão no mais pleno direito à indignação...ou em bom português: mandar a federação à merda!
Não está em causa o desempenho dos atletas, antes a falta de engenho de quem os devia dirigir.

Saudações atléticas.
Agosto 06, 2014
. : .
"E para além disto procurei estar informada sobre a minha possível convocatória perante o impedimento físico da minha colega e nada me foi comunicado"

Como é que isto se admite? Não existe ninguém que pudesse ao menos ter conversado com a Susana, nem que fosse apenas para esclarecer o estúpido ponto de vista do otário que não a convocou. Isto não pode funcionar assim, esse sujeito é algum rei que se limita a ordenar sem sequer dar explicação ou sequer conversar com quem merece ser ouvido. Esse ditador, que vá para a rua já.
Agosto 07, 2014
... : Ze amaro
A atleta Marisa Barroas vai sem minimos! H.Gomes. M.Chuva. S.Feitor tem minimos A
Agosto 08, 2014
... : ---
Presumo e penso que não estou errado, que com a maratona dos campeonatos da europa se realiza a taça da europa, por isso a explicação da participação da marisa barros mesmo sem minimos.
Agosto 08, 2014
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2