Madeira receberá uma fase

Sexta, 18 Maio 2012
Madeira receberá uma fase

O motivo é evitar deslocações dos clubes da Madeira.

A pista da Ribeira Brava será a quinta zona de apuramento para a final do Nacional de Clubes, este fim-de-semana, uma decisão de última hora... 

A fase de apuramento para o Nacional de Clubes tem este ano particularidades que a diferencia de outros anos, onde eram apenas disputadas apenas três zonas de apuramento (norte, centro e sul). Desta vez, além das habituais três zonas, serão ainda disputadas a zona ‘Algarve’ e a zona ‘Madeira’, o que de repente torna este apuramento praticamente num novo modelo de apuramento para a final do Nacional de Clubes, prova que tem defensores, mas também muitos discordantes dentro da comunidade do atletismo.

Ao abrigo da justificação financeira, onde os clubes madeirenses têm mostrado dificuldades em se deslocarem ao Continente, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) foi sensível ao apelo e considerou a possibilidade de realizar também uma fase na Madeira, na pista da Ribeira Brava, apenas para os clubes madeirenses. Ao mesmo tempo o CS Marítimo solicitou à FPA que a sua equipa feminina continuasse a estar “destacada” em Lisboa, não fosse a maior parte da equipa composta por atletas do Continente...

Desta forma a FPA conseguiu, por um lado aliviar a carga financeira dos clubes da Madeira, mas também aliviar ligeiramente a afluência de equipas à fase de Lisboa, que este ano será disputada na Pista Moniz Pereira, pista que não parece reunir as condições necessárias e que tem motivado bastante discórdia nos clubes que aí participarão...Com as condições meteorológicas a preverem alguma chuva fraca o problema agrava-se. Contudo com esta mudança, dos clubes madeirenses para a Madeira e dos clubes mais a sul para o Algarve, assistir-se-à provavelmente a uma das primeiras vezes que a fase sul terá menos clubes presentes que a fase centro, este ano disputada na pista de Pombal.

Assim, neste fim-de-semana, as cidades de Guimarães, Pombal, Lisboa, Faro e ainda a Ribeira Brava acolherão os clubes portugueses numa fase de apuramento mais distribuída geograficamente. Sábado (à tarde) e Domingo (de manhã) estarão 58 equipas masculinas e 42 equipas femininas a disputar os lugares nas três divisões nacionais, a disputarem-se a 9 e 10 de junho, na cidade de Lisboa.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Opinião : Nacionais de Clubes : uma proposta alternativa
Apuramento com duas pistas modificadas
Pistas : Pista Moniz Pereira

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2