44 selecionados para Europeu de Nações

Sexta, 13 Junho 2014
44 selecionados para Europeu de Nações

Equipa feminina é de renovação.

São poucas as surpresas na convocatória para o Europeu de Nações, onde se estreiam seis atletas. 

É a primeira vez que Portugal irá fazer-se representar na Estónia para presença num Europeu de Nações, prova que prosseguiu a antiga Taça da Europa. Será a cidade de Tallin que a 21 e 22 de junho receberá a I Liga do Europeu de Nações e onde Portugal fará deslocar 44 atletas. Esta equipa terá 23 unidades masculinas e 21 unidades femininas, sendo precisamente na equipa feminina onde se notam mais alterações relativamente há um ano, quando a prova se disputou em Dublin (Irlanda).

A equipa feminina é, por isso, de renovação, mas também pela idade, onde a média das idades anda em torno dos 24 anos, enquanto no setor masculino essa média de idades anda em torno dos 26 anos. Portugal fará a estreia de seis atletas, cinco são atletas femininas: Marta Pen (800 metros), Catarina Ribeiro (1500 metros), Salomé Rocha (3000 metros obstáculos), Ana Oliveira (salto em altura) e Marta Onofre (salto com vara). Entre as estreias, a mais interessante vai para a mais jovem da comitiva, Ana Oliveira (18 anos), que nas provas de seleção para a Taça da Europa de Provas Combinadas, no passado fim-de-semana, acabaria por chegar a 1.79 metro, acima daquelas que seriam naturais candidatas: Liliana Vieira e Anabela Neto. Do lado masculino a única estreia é a de João Almeida, nos 110 metros barreiras, numa época onde já correu abaixo dos 14 segundos.

Do lado dos mais experientes, marcarão presença Sílvia Cruz (lanç. do dardo), com 13 participações, Vânia Silva (lanç. do martelo), com 15 participações, ambas com presenças consecutivas, sem nunca falhar uma presença após a primeira internacionalização na Taça da Europa. Do lado masculino é também um lançador aquele que cumpre mais presenças no evento, o que acontece desde o ano 2000, sem interrupções. Trata-se de Marco Fortes (lanç. do peso), que volta a competir e que pode bem ser um dos atletas favoritos ao máximo de pontos para Portugal, que implicaria a vitória na sua prova.

Há depois regressos à equipa nacional, como o de Arnaldo Abrantes, cuja última presença nos 200 metros portugueses tinha acontecido em 2007, tal como acontece com Carla Tavares nas provas de 100 e 200 metros. Sara Moreira também regressa à distância de 3000 metros, depois de em 2010 ter triunfado, o que este ano acontece após uma boa participação na Taça da Europa de 10000 metros. Ausente de Tallin, por opção, está Jéssica Augusto, até porque Portugal nos 5000 metros estará representado por Dulce Félix que já vem representando a seleção neste evento nas últimas duas edições. Portugal parece estar no setor masculino mais fragilizado para as provas meio-fundo e fundo, ainda que num todo a equipa nacional pareça estar, à primeira análise, mais forte do que há um ano atrás. Esta será também a oportunidade de alguns atletas tentarem marca de qualificação para os Europeus de Ar Livre deste ano e ainda para as estafetas nacionais tentarem o melhor registo nacional do ano. À equipa masculina de 4x100 metros a ausência mais notada é a de Ricardo Monteiro, numa equipa que terá a presença de Francis Obikwelu, que aos 35 anos de idade ainda promete ser peça-chave na estafeta nacional. Na estafeta de 4x100 metros feminina, tal como nas provas de 100 e 200 metros, a ausência principal é a de Sónia Tavares, que nos últimos cinco anos assumiu esse papel. Já nos 4x400 metros a equipa feminina pode distinguir-se como sendo uma das mais fortes dos últimos anos, apesar de Vera Barbosa, que também marcará presença nos 400 metros barreiras, ainda não estar equiparado a momentos de forma passados. O momento de forma também não é o melhor para Jorge Paula, que arriscará presença também nos 400 metros barreiras, embora a estafeta nacional deva aproveitar o bom momento de forma de Vitor Santos.

A seleção será liderada pelo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, que do ponto de vista técnico terá a coordenação de João Abrantes (setor masculino) e Paulo Reis (setor feminino). E João Abrantes é mesmo o treinador que mais contribui com atletas para esta seleção, com a convocatória de sete atletas de sua responsabilidade direta, número só acompanhado de perto por Carlos Silva, muito ligado às disciplinas de volta completa à pista, sendo um dos elementos da equipa técnica portuguesa, que terá ainda a presença dos treinadores Rui Norte, Vladimir Zinchenko, Sameiro Araújo, Pedro Pinto, José Uva e João Ganço.

Consulte aqui os 44 atletas convocados

Masculinos (23):

100 metros: Yazaldes Nascimento (Benfica)
200 metros: Arnaldo Abrantes (Benfica)
400 metros: Vítor Ricardo Santos (Benfica)
800 metros: Miguel Moreira (Benfica)
1500 metros: Hélio Gomes (Benfica)
3000 m etros: Rui Pinto (Benfica)
5000 m etros: Bruno Albuquerque (Benfica)
3000 metros obstáculos: Alberto Paulo (Benfica)
110 metros barreiras: João Almeida (Sporting)
400 metros barreiras: Jorge Paula (Benfica)
Salto em altura: Paulo Conceição (Benfica)
Salto com vara: Edi Maia (Sporting)
Salto em comprimento: Marcos Chuva (Benfica)
Triplo salto: Nelson Évora (Benfica)
Lançamento do peso: Marco Fortes (Benfica)
Lançamento do disco: Jorge Grave (Benfica)
Lançamento do martelo: Dário Manso (Sporting)
Lançamento do dardo: Hélder Pestana (Estreito)
4x100 metros: Diogo Antunes (Benfica), Francis Obikwelu (Sporting), Arnaldo Abrantes (Benfica), Yazaldes Nascimento (Benfica) e Pedro Bernardo (Sporting).
4x400 metros: António Rodrigues (Benfica), João Ferreira (Sporting), Jorge Paula (Benfica) e Vítor Ricardo Santos (Benfica).

FEMININOS (21)
100 metros: Carla Tavares (Sporting)
200 metros: Carla Tavares (Sporting)
400 metros: Cátia Azevedo(Sporting)
800 metros: Marta Pen(Benfica)
1500 metros: Catarina Ribeiro (Sporting)
3000 m etros: Sara Moreira (Maratona)
5000 m etros: Dulce Félix (Benfica)
3000 metros obstáculos: Salomé Rocha (Sporting)
100 metros barreiras: Eva Vital (Benfica)
400 metros barreiras: Vera Barbosa (Sporting)
Salto em altura: Ana Oliveira (Fátima)
Salto com vara: Marta Onofre (Sporting)
Salto em comprimento: Teresa Carvalho (Benfica)
Triplo salto: Patrícia Mamona (Sporting)
Lançamento do peso: Irina Rodrigues (Sporting)
Lançamento do disco: Irina Rodrigues (Sporting)
Lançamento do martelo: Vânia Silva (Sporting)
Lançamento do dardo: Sílvia Cruz (Sporting)
4x100 metros: Eva Vital (Benfica), Teresa Carvalho (Benfica), Carla Tavares (Sporting), Carla Gama (Benfica) e Susana Santos (Benfica).
4x400 metros: Filipa Martins (Sporting), Andreia Crespo (Sr. Desterro), Vera Barbosa (Sporting), Cátia Azevedo (Sporting) e Miriam Tavares (Benfica).


| Mais


Comentarios (4)add feed
. : .
Eu mudaria a estafeta de 4X400m, em vez de pôr o António Rodrigues punha o Arnaldo Abrantes. Mas também compreendo, porque isso implicaria que o Arnaldo fosse fazer a estafeta passado menos de 2 horas de fazer os 200m. Mesmo sem competir, eu punha a Sónia Tavares na estafeta, nem que fosse como suplente. Nos 5000m talvez conseguissemos ter alguém ainda melhor que o Albuquerque (apesar de ter a melhor marca do ano), por exemplo o Damião, ou o Rui Pedro.
Junho 14, 2014
... : danone
Resposta: O Arnaldo Abrantes na TCCE fez 49''!
A sonia segundo diz nos jornais esta a investir no estudo!
O Bruno Albuquerque é 30 vezes mais rapido que o RP Silva ( neste tipo de competições...)E o M Damiao nao faz pista à varios anos...
Junho 14, 2014
... : atento
Por pontos
a) Também concordo que a Sónia teria lugar na estafeta, pois o último elemento tem perto de 12 segundos. Investir no estudo é importante...mas não é por isso que ela abdicou de correr pela seleção de portugal.
b) Danone não sei que tempo tirou, mas estive no algrave e tirei 47.7 ao Arnaldo e ele foi o 1 ou 2 a entregar junto do italiano que correu os 400 no dia anterior (se visse a prova saberia...)...mas tempos manuais não servem para nada e se ele quisesse correr a estafeta tinha corrido 400m. Já agora Srs do atleta digital, ele participou no 200m em 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011...basta ver os rankings!
c) Vera Barbosa longe da forma? Já fez 2x na casa dos 55s, tendo corrido em Geneve muito perto do record de portugal...
Junho 14, 2014
Sejam claros : Se soubessem
Sejamos honestos na análise feita... Esta convocatória até pode ser aceitavel numa determinada perspetiva, mas quem esta minimamente por dentro das coisas (treinadores e atletas)... só pensa que isto é uma autentica vergonha. e falo do seguinte:

Tentaram prejudicar o Helder Pestana... Felizmente não conseguiram. smilies/smiley.gif

Nos 100m masc., um determinado treinador que toda a gente sabe quem é, tentou priveligiar o seu grupo de atletas.
Foi dito que aos atletas, que quem vencesse os 100 m, iria ser o atleta titular na Taça de europa.

Acontece que esse treinador estava a espera k o yazaldes ganhasse ao francis... Mas enganou-se 2 vezes, pois o velhinho francis ganhou o yazaldes não 1 mas duas vezes no mesmo dia.
que fez esse sr então? alterou as regras e passados dois dias afinal já era no meeting de salamanca que ira ser decidido isso... lolol
Sendo salamanca uma pista rapida, a não tendo o francis previsto competir lá.... já se sabe qual foi o reesultado...

Na estafeta 4x 100m ocorreu algo semelhante... Só o pedro bernardo é que consegui estragar a festa ... e msm assim não sei como é k ele não levou o monteiro po lugar deste atleta. Se calhar dava demasiado estrondo.
Só para terem noção do realismo disto o arnaldo abrantes após o meeting postou algo no seu FB a dizer que infelizmente as coisas não tinham corrido bem, e que estava assim fora da Taça da Europa.... ia descançar um pouco e recuperar para o resto da epoca.. lolol... ele disse isto tendo em conta os criterios de seleção que tinham sido anunciados anteriormente pelo sr. treinador olimpico...

Na estafeta 4x100m femininos... tentaram prejudicar a susana, mas não conseguiram, pois a miuda foi forte psicologicamente... mas é provavel que a prejudiquem de forma não merecida deixando-a como suplente..

Portanto como veem é tudo um jogo de interesses de determinados grupos que só prejudicam o futuro da modalidade e motivação dos atletas e treinadores...

Termino dizendo que a seleção aqui apresentada até é aceitável... no entanto é muito má as manipulações que se fazem para benificiar determinados atletas... Assim não meus srs...

smilies/grin.gifefinam claramente os criterios - deixem-se de joguinhos sujos e que vão os melhores.

Abraçosss




Junho 16, 2014
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2