IAAF discutiu futuro em Dakar

Quarta, 16 Abril 2014
IAAF discutiu futuro em Dakar

Locais de competição e detalhes competitivos foram assuntos discutidos.

O organismo máximo do atletismo mundial reuniu-se em Dakar (Senegal), para discutir os assuntos relativos ao futuro da modalidade. 

Com o mundo em mudança e vários desafios competitivos nos canais de comunicação, a IAAF tem em preparação a sua estratégia de adaptação da modalidade a esses desafios. Na reunião do Conselho IAAF, que decorreu na capital do Senegal, onde se localiza um dos centros de treino apoiados pela IAAF, colocaram-se em cima da mesa várias discussões.

PRÓXIMO MUNDIAL DE ATLETISMO É TV-FRIENDLY

As competições internacionais de pista sofrem sempre da dificuldade de impressionar a imprensa, mas principalmente os responsáveis das televisões. Sempre em causa está, não só a duração das jornadas, como também as provas em simultâneo, onde a regra internacional é tipicamente o destaque nas disciplinas de corrida e só depois as competições por concursos.

Para evitar problemas e tentando tornar as competições mais apelativas para as televisões, a IAAF decidiu que o próximo Mundial de Ar Livre terá os últimos três dias apenas com sessões da parte da tarde, com duração máxima de três horas. Decidido o horário, que foi apresentado pelo espanhol Jose Maria Odriozola, o próximo Mundial, que se realiza em Pequim (China), no próximo ano, existirão 9 dias de competição, sendo um deles o habitual dia livre sem provas a decorrer. As provas de Maratona terão lugar a partir das 7:30 horas locais, tal como os 50 quilómetros marcha. Os 20 quilómetros marcha terão começo, nos dois géneros, às 8:30 horas locais.

Para evitar a paragem sucessiva das jornadas, principalmente as dos últimos dias, as cerimónias de medalhas serão realizadas maioritariamente antes da jornada começar.

A IAAF também já determinou mínimos internacionais para algumas disciplinas, como os 10000 metros (27.45,00 e 32.00,00 minutos), Maratona (2:18.00 e 2:44.00 horas) e 20 Km Marcha (1:25.00 e 1:36.00 horas), considerando o setor masculino e feminino, respetivamente. No Decatlo esses mínimos serão de 8075 pontos, enquanto no Heptatlo serão de 6075 pontos. Os 50 km Marcha terão o mínimo fixado em 4:06.00 horas.

MUNDIAL DE 2019 COM TRÊS CIDADES CANDIDATAS

A IAAF apresentou esta semana as três cidades candidatas a receber o Mundial de Atletismo de 2019, que continuará o legado das provas de 2015 (Pequim-China) e 2017 (Londres-Inglaterra). Estão em disputa as cidades de Barcelona (Espanha), Doha (Qatar) e Eugene (EUA). Todas estas cidades apresentarão candidaturas fortes e com história recente no acolhimento de grandes eventos internacionais. Barcelona recebeu o Europeu de Ar Livre em 2010 e ainda o Mundial de Juniores em 2012. Doha recebeu o Mundial de pista coberta em 2010 e tem sido uma das cidades de maior aposta no desenvolvimento do treino. Por fim Eugene receberá este ano o Mundial de Juniores, tentando ser a primeira cidade dos Estados Unidos da América a receber um Mundial de Atletismo.

IAAF TEM OUTRAS COMPETIÇÕES COM CIDADES CANDIDATAS

Numa tentativa de identificar as próximas cidades organizadoras, a IAAF apresentou ainda outros candidatos a receberem eventos, no período entre 2017 e 2019. Para a Taça Continental de 2018 as cidades candidatas são Ostrava (República Checa) e Bydgoszcz (Polónia), ambas no Leste europeu. Para o Mundial de Juvenis, em 2017, as cidades Buenos Aires (Argentina), Nairobi (Quénia) e Greensboro (EUA) apresentam-se como cidades candidatas, todas bastante longe de Portugal e da Europa. O mesmo acontece no caso do Mundial de Crosse de 2017, onde as cidades candidatas são Manama (Bahrain) e Kampala (Uganda), esta última tendo acolhido este ano o Mundial universitário de corta-mato.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2