Mundial indoor com 4 portugueses

Segunda, 24 Fevereiro 2014
Mundial indoor com 4 portugueses

Apenas Marco Fortes não é estreante.

Hoje a Federação Portuguesa de Atletismo divulgou os quatro convocados para o Mundial de pista coberta, que se realizará no próximo mês de Março em Sopot (Polónia). 

Mais uma vez Portugal apresenta-se económico no Mundial de pista coberta, um hábito que este ano acabou agravado por difíceis marcas de qualificação impostas pela IAAF. Isto faz com que os atletas presentes apresentem, de facto uma qualidade acrescido e isso aplica-se também à equipa portuguesa. Estarão presentes Eva Vital (60 metros barreiras), Patrícia Mamona (triplo salto), Rasul Dabó (60 metros barreiras) e Marco Fortes (lançamento do peso).

Entre estes é Patrícia Mamona quem está melhor posicionada no ranking mundial. Com 14.36 metros obtidos no mais recente fim-de-semana, marca que constituiu novo recorde de Portugal, Mamona é a terceira melhor atleta mundial do ano, só atrás das distantes Yekaterina Koneva (Rússia) e Olha Saladukha (Ucrânia). ”Quero chegar lá e saltar muito”, dizia Mamona no mais recente Campeonato de Portugal, admitindo que na final a medalha até será uma possibilidade, ela que é a atual vice-campeã europeia ao ar livre.

Eva Vital estará em Sopot ainda como uma outsider, depois de há um ano ter estado no Europeu de pista coberta, onde o principal objetivo será a quebra do recorde de Portugal de Isabel Abrantes, que foi treinada precisavamente por aquele que será o responsável técnico, João Abrantes. Por sua vez João Abrantes é o treinador de Rasul Dabó, o recordista português que em Sopot espera estar num melhor momento de forma do que aquele com que se apresentou no Campeonato de Portugal e no Nacional de Clubes.

Mas quem não é estreante em Mundiais de pista coberta é Marco Fortes, que desde Valência, em 2008, não falha esta competição, ao contrário dos seus colegas de equipas que se estreiam. 19º em 2008, sem marca em 2010 e 10º em 2012, Fortes partiu de uma temporada com algumas lesões, mas recompôs-se a tempo de pensar em Sopot. Para já não é mais do que o 17º melhor atleta mundial do ano, mas os 20.41 metros que obteve há cerca de uma semana atrás podem afinal ser um bom objetivo para Fortes bater, atendendo a sua experiência internacional.

A seleção parte a 5 de março para Sopot, com regresso no dia 10, decorrendo os campeonatos de 7 a 9 de março. ”Este Mundial tem uma particularidade que tem marcas de qualificação super exigentes. Mesmo assim Portgal conseguiu ter 5 marcas de qualificação, mas infelizmente o Hélio Gomes não conseguiu estar próximo”, disse João Abrantes, responsável pela equipa e que será acompanhado pelos treinadores José Uva e Vladimir Zynchencko.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2