Atletismo já definiu critérios de seleção

Quinta, 16 Janeiro 2014
Atletismo já definiu critérios de seleção

Federação Portuguesa de Atletismo publicou hoje os critérios.

Atrasados em relação a outras épocas, os critérios de seleção trazem algumas mexidas. 

Todos os grandes eventos internacionais têm já critérios de seleção, hoje publicados pela Federação Portuguesa de Atletismo. Até aqui tinha havido alguma contestação à ausência de mínimos, hoje finalizada com a divulgação do documenta que norma as presenças portuguesas nos grandes eventos internacionais.

Alguns técnicos nacionais e dirigentes assumirão o cargo de selecionador ao longo da época, uma convocatória pontual como já foi feita na época passada. Nesse particular, João Abrantes volta a ser o responsável técnico na pista coberta, este ano para o Mundial, que se disputa no próximo mês de março em Sopot (Polónia). No mesmo mês a vinda da Taça da Europa de Lançamentos a Portugal, faz com que haja elevada probabilidade da seleção nacional serem compostas por equipas completas, não tendo sido estabelecidas marcas de qualificação, com a avaliação técnica a ser tomada por Paulo Reis. Para a Taça do Mundo de Marcha será Carlos Carmino o técnico responsável. No Campeonato da Europa das Nações, João Abrantes (equipa masculina) e Paulo Reis (equipa feminina) repetem a experiência da responsabilidade técnica, num ano em que a seleção nacional volta a participar na 1ª Liga. A Taça da Europa de Provas Combinadas não terá marcas de qualificação, ficando ao abrigo da proposta de seleção de José Dias. O mesmo José Dias será o responsável técnico do Europeu de Ar Livre, uma escolha multidisciplinar de um técnico ligado às provas combinadas. Nas provas de montanha será o dirigente Fernando Fernandes a marcar presença tanto no Europeu, como no Mundial. No Mundial de Juniores os responsáveis técnicos serão José Costa e Mário Aníbal.

De uma vez por todas foi eliminado do vocabulário destes critérios a palavra “mínimos”, uma das promessas do presidente Jorge Vieira que via nesta palavra uma análise errada da forma como os atletas se preparam para os grandes eventos. Em vez disso surgem as palavras “marca de qualificação”.

Em breve publicaremos uma análise mais exaustiva das marcas que poderão levar os melhores atletas nacionais aos grandes palcos do atletismo mundial.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2