Taças FPA abrem pista coberta

Sexta, 03 Janeiro 2014
Taças FPA abrem pista coberta

Braga e Alpiarça palcos das Taças FPA.

Atletismo de pista coberta tem início este fim-de-semana a nível nacional, com Taças FPA de Velocidade, Barreiras, Saltos e Provas Combinadas. 

A Federação Portuguesa de Atletismo faz disputar este fim-de-semana aquelas que são as primeiras provas nacionais do ano, das primeiras a realizarem-se em solo europeu no ano de 2014. E como habitualmente todas as provas têm uma homenagem no seu nome. A Taça FPA de Velocidade e Barreiras, que se realiza em Braga, será dedicada a Dr. João Braga dos Anjos, anterior presidente da Associação de Atletismo de Braga, que faleceu em fevereiro de 2013, vítima de doença prolongada. De resto serão mantidas as homenagens a Mário Aníbal (Provas Combinadas) e Robert Zotko (Saltos), o primeiro ex-atleta e treinador de atletas de provas combinadas, o segundo foi técnico nacional de saltos durante muitos anos.

Sendo a primeira prova do ano, com os atletas ainda longe dos principais objetivos de Inverno, nem são esperadas a maioria das figuras nacionais, nem resultados de valia demasiado interessante. Na lista de inscritos destacam-se os nomes de Cátia Azevedo (400 metros), Shaina Mags (salto em comprimento), Marcos Chuva (salto em comprimento), Liliana Vieira (salto em altura) e Paulo Conceição (salto em altura). Destaque para os esperados despiques no salto com vara, entre Cátia Pereira e Marta Onofre e ainda no triplo salto, entre Patrícia Mamona e Susana Costa. Refira-se ainda a presença do campeão senegalês de salto em comprimento e triplo salto, Gui Boissy, que representará a JOMA neste início de ano. Além destas provas, as provas combinadas apresentam-se quase na máxima força, com a maioria dos melhores atletas nacionais da atualidade, de onde se destaca o regresso às provas nacionais por parte de Pedro Santos, autorizado a competir pelo Técnico Nacional, já que não possuia mínimos de participação, face à ausência prolongada das competições. Na Taça FPA de Velocidades serão novamente disputadas as provas de estafetas de 4x400 metros.

Estas são provas que têm um carácter coletivo, onde os melhores de cada clube pontuam para um bolo coletivo, onde contam os três melhores registos, convertidos em pontuação pelas tabelas internacionais. A Taça FPA de Velocidade e Barreiras disputa-se em Braga durante o dia de amanhã, dia 4, enquanto a Taça FPA de Saltos se irá realizar no dia 5, domingo, em Alpiarça. Já a Taça FPA de Provas Combinadas terá o primeiro dia disputado em paralelo com a Taça FPA de Velocidade e Barreiras, em Braga, seguindo isoladamente no domingo, para o segundo dia das provas de Pentatlo (feminino) e Heptatlo (masculino). Em simultâneo também se realizará, no segundo dia, o Campeonato Nacional de Veteranos, em pista coberta.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2