O que desejar para 2014?

Terça, 31 Dezembro 2013
O que desejar para 2014?

Sucessos desportivos ou mais quilómetros corridos?

O Atleta-Digital encerra mais um ano de informação, desejando a todos quanto o visitam uma boa entrada no novo ano de 2014. 

O atletismo funciona hoje como uma espada com dois gumes distintos. Se por um lado vivem-se momentos áureos com os números de participação expressivos que se assistem em centenas de corridas que se disputam de Norte a Sul, por outro a Alta Competição vive momentos negros, com fraco apoio estatal e dificuldades na estrutura federativa, extensível às associações regionais.

Assim, 2013 teve eleita a palavra “corrida” como uma das mais relevantes, ligando-se ao fenómeno do “running” em Portugal, que tem construido vários grupos de treino nas maiores cidades do país. É daí que o fenómeno dos números de participação nos eventos de estrada tem nascido, onde as redes sociais são importantes aliados. Se focarmos as duas principais São Silvestre nacionais, falando apenas em números, Porto e Lisboa tiveram aumentos de participação acima dos dois milhares, de um ano para o outro. Já poucos estão preocupados quem foi o vencedor, relegando a Alta Competição para segundo plano. Esta sim é a preocupação que o atletismo nacional, em particular a Federação Portuguesa de Atletismo, deve ter em 2014 e os principais desejos iriam por aí, pela melhoria de condições e de resultados. É uma incógnita saber quantos atletas estarão em Sopot (no Mundial de pista coberta), no próximo mês de março, tendo em conta que a maioria apostará em Zurique, no Europeu de Ar Livre, que se disputa no Verão de 2014. E aí não se deve quebrar a tradição das medalhas, onde Portugal vai mantendo um fio condutor de uma lógica desportiva de qualidade. Também o mercado, mas também os resultados, condicionarão os apoios da modalidade, que continua a usar equipamentos de uma marca desportiva que não apoia as seleções nacionais há mais de um ano.

O Atleta-Digital continuará o seu caminho informativo, num ano de 2014 onde festejará o seu 10º aniversário. O contexto de crise não deve deixar que a notícia não apareça, que a exposição merecida da modalidade não aconteça e o papel deste portal é hoje, e há muito, um foco de informação, muitas vezes exclusiva, na generalidade a mais completa que existe em Portugal. E no fim deste ano, depois de 728 conteúdos escritos, é momento de agradecer a todos os que colaboram ativamente para que a informação seja contínua e seja de facto útil. Poucos imaginarão quantas horas de trabalho são dedicadas a este projeto, só possível pela paixão de quem nele colabora...

Que 2014 seja um ano mais positivo para a modalidade e para todos aqueles que abraçaram a corrida. Se outrora os recordes pessoais mais importantes se focavam na Alta Competição, hoje em dia são milhares de atletas nas ruas em busca dos seus próprios recordes pessoais, com auxílio das tecnologias mais avançadas e sempre com as redes sociais como pano de fundo.

A todos os que correm e a todos os que treinam, além de todos os que nos visitam, ficam os desejos de um bom ano de 2014. Esperamos que continue a ver no Atleta-Digital o seu veículo de informação. Terminamos com um vídeo produzido com alguns atletas, que nos ajudaram a desejar-vos boas entradas...



Edgar Barreira

| Mais


Comentarios (1)add feed
Votos de um Bom Ano 2014 para o Atleta-digital e para o Atletismo Português : António Maria Coelho de Carva
Com os meus agradecimentos ao Atleta-digital por ser, muitas vezes, a única fonte de informação que tenho quanto ao que se passa no nosso atletismo.
Janeiro 01, 2014
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2