Atletismo paralímpico nas contas da FPA

Segunda, 11 Novembro 2013
Atletismo paralímpico nas contas da FPA

Mudança permitirá maior integração dos atletas com deficiência.

O atletismo paralímpico integrará a Federação Portuguesa de Atletismo. 

Integrado atualmente na Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, o atletismo paralímpico prepara-se para deixar esta federação para integrar a Federação Portuguesa de Atletismo. Com seleções que têm representado Portugal nas competições do IPC, INAS-FID e ICDS a responsabilidade do atletismo paralímpico passará para novas mãos, de Odivelas para Linda-a-Velha. Atualmente membro ordinário do Comité Paralímpico de Portugal, a Federação Portuguesa de Atletismo tem em Luis Figueiredo um dos vice-presidentes deste comité. Recentemente foi mesmo o diretor da FPA a chefiar a comitiva que em Lyon disputou o último Mundial de Atletismo paralímpico: ”. Foi uma experiência enriquecedora, penso que esta opinião é comum a todos os participantes (dirigente, técnicos e atletas) e que culminou com 5 medalhas para Portugal.”

Para esta evolução a atual Direção da Federação Portuguesa de Atletismo tem trabalhado para acolher os atletas em definitivo, apesar de muitos deles já competirem por clubes portugueses. Esse é um dos motivos pelos quais a integração não deverá carecer de grandes alterações competitivas:” Para já as competições paralímpicas do atletismo realizadas em Portugal, entram perfeitamente no nosso calendário competitivo, mas claro que se surgirem atletas com necessidades especiais (lançamentos sentados, salto em comprimento para invisuais, etc.,)teremos que adaptar o nosso calendário em função dessas necessidades.” As adaptações devem também ocorrer ao nível mais técnico: ”Existem atletas que atualmente já treinam integrados com os atletas olímpicos, mas haverá outros que necessitam de treinos específicos, enquadrados pelos respetivos técnicos do sector. É nosso entendimento acolher toda a estrutura técnica”, disse Luís Figueiredo ao Atleta-Digital. E para isso a Federação Portuguesa de Atletismo contará com a ajuda do Comité Paralímpico de Portugal, da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e ainda do Instituto Português de Desporto e Juventude.

O envolvimento do atletismo é também ao nível do ajuizamento e Luís Figueiredo, starter internacional, foi já convidado para estar no Europeu de Atletismo paralímpico no próximo ano, prova que se disputará em Inglaterra.

Esta é uma situação nova para a Federação Portuguesa de Atletismo, que em breve será também considerada oficialmente entidade formadora, por fim a utilizar do melhor modo os recursos humanos especializados de que possui. Desta forma os técnicos mais especializados poderão ajudar a criar outros técnicos, ” para efetuar ações de formação nos mais variados quadrantes da atividade”, concluiu Luís Figueiredo.

Nota de autor: a notícia foi corrigida. O Atletismo Paralímpico (terminologia que substituiu "Atletismo Adaptado" não tem confirmação de entrada na FPA em 2014, conforme noticiado anteriormente

| Mais


Comentarios (1)add feed
Simbolo : jose neves
Amigos, alterem o simbolo da FPA para não ficarem desactualizados

Jiiiiiiiiiiinhos
Novembro 14, 2013
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2