[MOS13] O dia em que Pedro Isidro se estreou

Quarta, 14 Agosto 2013
[MOS13] O dia em que Pedro Isidro se estreou

28º lugar do português após interregno de Daegu.

A prova dos 50 quilómetros marcha decorreu durante esta manhã, prova que acabou com a liderança mundial do irlandês Robert Heffernan, com 3:37.56 horas. 

Depois de em Daegu 2011 a seleção portuguesa não ter levado qualquer português aos 50 quilómetros marcha, hoje foi o dia do regresso de Portugal a esta especialidade, que tem mantido tradição em terras lusas. E Portugal não poderá sentir-se envergonhado da prestação de Pedro Isidro que, por deficiência cognitiva, é mesmo o único atleta paralímpico do Mundo a marcar presença neste Mundial.

A prova de Pedro Isidro parece ter sido suficientemente ponderada, apesar da segunda metade mais lenta do que a primeira e que o levou a não conseguir aquele que era um dos seus principais objetivos, o recorde pessoal. Para isso teria de marchar abaixo das 3:57.09 horas, marca que obteve este ano, em Dudince. Entrou no estádio e lutou contra o cronómetro, mas a volta acabaria por ser temporalmente mais longa do que preferiria e terminou em 3:57.30 horas. É preciso recuar a 1987, na segunda edição do Mundial, para ver uma marca portuguesa melhor, à altura feita por José Pinto.

Contente com o resultado, que aconteceu logo na sua estreia em Mundiais, Pedro Isidro considerou que ”foi muito boa a classificação” final, ele que ao longo da prova aproveitou a “boleia” de um lote de atletas com um bom ritmo. Muitos dos que terminaram pouco depois do português, foram aqueles que desde os quilómetros iniciais lhe fizeram companhia, numa prova que considera ”a modalidade mais difícil do atletismo”. Para hoje estar na pista a competir a partir das 8:30 horas locais, Isidro levantou-se às 5 horas da manhã para um pequeno-almoço, enquanto na rua chovia, motivo que considerou positivo para o bom desenrolar do seu resultado.

Hoje o campeão mundial de serviço foi o irlandês Robert Heffernan, com 3:37.56 horas, a melhor marca mundial do ano e a segunda melhor marca no historial dos Campeonatos do Mundo, ainda que ficando longo do recorde dos campeonatos, que datam de 2003, com 3:36.03 horas. Só este registo permitiu que o russo Mikhail Ryzhov, mesmo marchando num novo recorde pessoal (3:38.58 horas), acabasse segundo classificado, bastante à vontade sobre o terceiro classificado, o australiano Jared Tallent.

RESULTADOS (50 Km Marcha – Final):
1. Robert Heffernan (Irlanda) – 3:37.56
2. Mikhail Ryzhov (Rússia) – 3:38.58
3. Jared Tallent (Austrália) – 3:40.03
(…)
28. Pedro Isidro (Portugal) – 3:57.30

Enviados Especiais: Edgar Barreira (texto) e Filipe Oliveira (fotos)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2