Dois dias de Campeonato de Portugal

Sexta, 26 Julho 2013
Dois dias de Campeonato de Portugal

Leiria é o palco que acolhe os melhores atletas portugueses.

Estafeta portuguesa tentará chegar aos mínimos para o Mundial de Ar Livre. 

O fim-de-semana mais aguardado do ano acontece já neste fim-de-semana, com a disputa do Campeonato de Portugal. É a prova mais aguardada pelos resultados a obter e pela atribuição dos vários títulos nacionais, um por especialidade. A organização, a cargo da Federação Portuguesa de Atletismo, trouxe este ano algumas novidades para o evento. Uma das novidades, já antecipadamente anunciada, é a inclusão das provas combinadas, o que levará os melhores atletas portugueses da especialidade a competirem no momento mais importante da época. Também os veteranos terão lugar na edição deste ano, com a realização de duas provas no setor masculino, uma de 100 e outra de 800 metros. A outra das novidades é a realização de uma prova extra de estafeta de 4x100 metros, depois de Portugal ter ficado nesta época a três centésimos dos mínimos para os Mundiais. Mas essa estafeta visa também a tentativa de recordes, pelo que a seleção nacional se apresentará com equipas juniores, sub-23 e uma equipa sénior secundária, para além da equipa principal. Para que os mínimos sejam validados, a federação terá garantido a presença de equipas de três países diferentes.

O baixo número de atletas com mínimos (13 no total) justifica que este evento seja de tudo ou nada, logo de maior importância para o atletismo nacional, que arrisca uma das mais curtas seleções portuguesas em Mundiais de Atletismo. Entre os atletas mais próximos dos mínimos estão Rasul Dabó (110 metros barreiras), Nelson Évora (triplo salto) e Susana Costa (triplo salto). Não é de excluir que atletas como Ricardo Monteiro (100 metros), Hélio Gomes (1500 metros), Marcos Chuva (comprimento), Alberto Paulo (3000 metros obstáculos), Clarisse Cruz (3000 metros obstáculos), Patrícia Mamona (triplo salto) cheguem ao mínimo.

Também estrangeiros estão previstos nesta competição. O brasileiro João Gabriel Sousa estará no salto com vara, permitindo maior disputa direta com Edi Maia, em preparação para o Mundial.

Este ano a Federação Portuguesa de Atletismo tenta também trazer mais espectáculo ao evento, inscrevendo nos dorsais dos atuais campeões nacionais uma bandeira de Portugal. São 30 os campeões nacionais de 2012 que marcam este ano presença na pista do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

A jornada de sábado terá começo pelas 15 horas, enquanto que a jornada de domingo começa às 11:45 horas, com a sessão matinal dominada pela presença dos atletas do Decatlo na pista.

| Mais


Comentarios (5)add feed
Marcos Chuva : Procópio
O Marcos Chuva já tem mínimos.
Julho 27, 2013
Deixar para o final... : ***
Julgo que a inclusão, na última hora, de uma prova de estafetas nos Campeonatos de Portugal é uma decisão que não dignifica o atletismo e os clubes dos atletas.
São os Campeonatos de Portugal, prova onde se procura o nosso campeão (individual) em cada uma das disciplinas, mais as duas estafetas.
smilies/grin.gifesta forma, a Federação coloca mais uma prova no meio de um intenso programa, condicionando a prestação dos atletas que vão aos campeonatos representar os seus clubes. Esta prova vai condicionar a participação nos 200 (mais fatigados ou mesmo ausentes) e eventualmente nos 4 x 100 dos campeonatos com alguns atletas a serem "dispensados" pelos seus clubes da participação nesta prova.
Não que condene a iniciativa, mas simplesmente o momento, e a competição, em que é realizada. Os calendários nacionais e internacionais são conhecidos e permitem uma planificação oportuna. Por exemplo, na 3ª feira a Federação organizou no estádio universitário de Lisboa um conjunto de provas extra onde poderia ser incluída esta estafeta.
E qual a constituição da equipa? Baseado na prova de sábado? Ou seja, todos vão ter de competir nos 100 m dos Campeonatos?
E se o objetivo não é só o de aumentar o numero de atletas para o Campeonato do Mundo, porquê fazer apenas para os masculinos?

Julho 27, 2013
... : ...
Isto não é uma prova e clubes, qual e o problema? Estamos no limite do prazo de obtenção de minimos, se não for este fim de semana é quando? Eles já foram a Zuriue (se nao me engano) e estiveram perto, porque nao aproveitar esta prova para tentar a qualifição?
Quanto à ultima pergunta, apenas a estafeta masculina esta perto dos minimos. Não faria sentido colocar ua estafeta feminina se não têm quaiquer hipoteses de fazer minimos.
Julho 27, 2013
... : --
Achei tão estranho ser um Campeonato Nacional e tanto no salto em altura como no salto em comprimento feminino estarem presentes tão poucos atletas. Pensei que era erro dos resultados em direto, mas pelos resultados do primeiro dia parece que assim foi.
Julho 28, 2013
Estranho : AC
Eu também considero estranho que um atleta não corra uma final dos Campeonatos de Portugal, e 24 horas depois participe numa estafeta, convocado pela Federação. Será que os regulamentos lhe permitem a participação nos 200 m, ou tem de apresentar "justificação médica"?
E que um atleta sem mínimos tenha corrido os 1500 m para ser "lebre"!
É pouco digno para uns Campeonatos de Portugal.
Julho 28, 2013
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2