[MADEIRA13] Portugal olha a 1ª Liga

Quinta, 27 Junho 2013
[MADEIRA13] Portugal olha a 1ª Liga

Taça da Europa de Provas Combinadas no próximo fim-de-semana.

A seleção portuguesa já está na Ribeira Brava, onde no próximo fim-de-semana tentará a subida à I Liga. 

Composta por seis elementos, três atletas masculinos e três atletas femininas, esta é uma seleção que pode tentar destacar-se na sua presença na Madeira, com o público português do seu lado e uma pista que já é bem conhecida pelos treinadores portugueses. E o objetivo de subida é afinal legítimo, dado que à partida só quatro seleções terão a subida em perspetiva, dado que competirão com equipas completas. São os casos de Islândia, Noruega e Roménia, além de Portugal. Entre estas as seleções norueguesa e romena são as que mais incómodos competitivos devem causar, enquanto a equipa islandesa dificilmente deverá conseguir ficar à frente de Portugal, embora as provas combinadas sejam tantas vezes decididas por pormenores e pelo evitar dos azares. E quanto a isso Portugal não poderá ter “acidentes”, dado que compete com três atletas em cada género, o máximo para que uma seleção pontue aproveitando os recursos da equipa. A falha de um dos atletas poderá deitar o objetivo da subida por terra.

Desde 1999 que Portugal não apresenta uma equipa tão numerosa, num ano em que as novas regras para a Taça da Europa aliciou que a representação fosse maior, aproveitando um momento melhor das Provas Combinadas, com a ida recente de Tiago Marto ao Europeu de pista coberta.

Dos inscritos, só um atleta apresenta recorde pessoal acima dos 8 mil pontos, no Decatlo. É o caso de Hans Uldal (Noruega) que lidera uma seleção que tem três atletas acima dos 7 mil pontos nesta temporada. Dos portugueses só Samuel Remédios esteve esta temporada perto dos 7 mil pontos, com 6903 pontos, mas Tiago Marto, que se tem poupado ao nível do Decatlo, tem mostrado que poderá estar num bom momento na Ribeira Brava, onde há dois anos só competiu um atleta português. O melhor atleta islandês é Ingi Kristinsson, com 6780 pontos de recorde pessoal, alcançado este ano, enquanto o melhor atleta romeno é Ionel Cojan, com 6716 pontos conseguidos nesta temporada. Serão, assim, 15 atletas masculinos em ação, de cinco nacionalidades diferentes.

Tudo parece mais equilibrado do lado feminino, na prova do Heptatlo, onde das 18 inscritas, constam oito nacionalidades diferentes. O melhor recorde pessoal em competição é o da romena Judith Nagy, atleta que conseguiu os 5973 pontos no ano passado, este ano com 5454 pontos. Desta temporada a melhor atleta presente é a dinamarquesa Tine Ejlersen, com 5520 pontos, alcançados há cerca de dois meses. Outro dos fatores que poderão colocar os atletas à prova é o vento, que na pista da Ribeira Brava tem já o histórico de prejudicar os atletas, principalmente com o vento lateral. As condições de tempo indicam sol, temperaturas a rondar os 20 graus centígrados e vento estável e a soprar moderadamente.

Foto gentilmente cedida por Paulo Constantino

O Atleta-Digital marcará presença na edição deste ano da Taça da Europa de Provas Combinadas, nos dias 29 e 30 de junho. Acompanhe tudo no seu portal de atletismo..


| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2