Força Xico!

Sexta, 17 Maio 2013
Mais uma reflexão de Rafael Lopes, que retrata os percalços da vida de um atleta, mesmo os menos prováveis...O texto é dedicado a Francisco Évora...



Dói-me a alma...

No dia 30 de janeiro de 2008, Sónia Moura tinha 12 anos e foi atropelada a chegar a casa, depois de um treino. Dois dias mais tarde, não resistiu às lesões causadas pelo atropelamento e deixou-nos com uma vida inteira pela frente. Eu só a conheci através das notícias mas nunca mais a esqueci porque finalmente deparei-me com a crueldade da vida.

Preferia não a ter conhecido, não daquela maneira, o que seria um bom sinal, mas conheci e fez-me sentir muita revolta. Não contra a pequena Sónia, mas revolta com aquilo a que chamamos “vida”.

Uns anos mais tarde, voltei a sentir o mesmo tipo de revolta quando, a 20 de março de 2011, um autocarro atingiu “um dos nossos” durante um treino em Cascais. José Santos era um fanático pelas corridas e deixou-nos aos 49 anos. A injusta vida impediu-lhe de continuar a fazer o que tanto gostava e de acompanhar os seus filhos. Via-o a acompanhar a sua filha em séries na pista do Estádio Nacional e a ideia de que os seus filhos iam perder tudo isso, deu-me raiva!

A vida que consegue ser tão bela e preciosa por ser das poucas coisas que o Homem ainda não consegue controlar, também a esse aspecto deve a crueldade e a injustiça com que nos brinda muitas vezes. É um facto, não sabemos o dia amanhã, não sabemos o que nos acontecerá nem o que acontecerá aos que amamos.

Esta semana, a mesma raiva voltou! Depois de várias mensagens deixadas no facebook do Francisco Évora a desejar-lhe as melhoras rápidas, apercebi-me que algo de errado se tinha passado com ele e tinha de descobrir... O pesadelo dos atropelamentos voltou. Ele, que é dos meus “colegas” de 400 metros barreiras preferidos, foi atropelado numa passadeira a caminho de casa no dia 10 de maio e está hospitalizado desde então.

A concentração, a força, a confiança e a inteligência com que corre as suas provas de 400 metros e 400 metros barreiras aproximam-me genuinamente dele e fazem-me desejar-lhe grandes sucessos.

Ainda há pouco tempo, abriu a época de ar livre com recordes pessoais aos 100 e aos 300 metros e essas notícias não me chocaram nada. Sei que ele treina duro e é uma pessoa determinada, que traça um objectivo e não o abandona nem que caiam as maiores tempestades. Digo mais, penso que os objectivos ambiciosos que ele tem para o Atletismo só são possíveis para pessoas como ele.

Mas a notícia do atropelamento chocou-me profundamente e saber que ainda não está livre de perigo perturba-me. Volta-me a assombrar a questão do “podemos estar cá hoje, mas amanhã não” mas rezo que este atropelamento não impeça o Francisco de continuar cá connosco. Espero que a vida, desta vez, não seja injusta para um dos nossos.

Xico, mesmo para ti que és uma pessoa cheia de força, esta é sem dúvida a barreira mais dificil que terás que passar... Quem me dera poder-te ajudar neste salto mas só posso aguardar que o teu corpo recupere por si próprio.

Espero que estas palavras, assim como todas as mensagens que os teus amigos te deixam, sejam lidas por ti depois de uma fantástica recuperação, ao jeito das que costumas fazer nas provas.

Até lá, a alma vai continuar a doer.

Força campeão!

| Mais
Comentarios (4)add feed
... : palmira sampaio
Não conheço o Francisco Évora pessoalmente, mas quero desejar-lhe uma recuperação rápida e que regresse com toda a garra ao lugar onde pertence - entre os atletas deste país!
E que os culpados pelo atropelamento sejam devidamente punidos, porque a selva em que as nossas ruas e estradas se tornaram é de bradar aos céus!
FORÇA, FRANCISCO ÉVORA! smilies/smiley.gif
Maio 19, 2013
... : palmira sampaio
Soube agora mesmo que o Francisco Évora foi ajudado pela pessoa que o atropelou. Não fugiu e isso é de louvar!
No entanto, continuo a afirmar que o que vejo nas estradas, quando conduzo, não é digno de um país que se diz civilizado!
Maio 19, 2013
Grande Chico : Anselmo Vieira
Rafael, belo texto! Qualquer amigo do Chico sente essas palavras...
Ele esta a passar uma fase muito delicada. O estado dele é muito complicado, mas quem o conhece sabe a força que tem e com ela vai ultrapassar!
Temos que acreditar! Ele merece que acreditemos!
Maio 19, 2013
o nosso francisco : Andreia
ola Rafael lindas palavras que escreves te nesse texto.
sim o francisco teve muita força e muita coragem ao lado dos seus familiares e as dezenas de amigos que foram comparecendo no hospital ou mandando mensagens de coragem ao proprio assim sendo o francisc ja se encontra fora de perigo e estavel o cerebro ainda nao funciona como devia mas a seu tempo vai la chegar quanto ao corpo esta com os musculos muito presos mas nada que nao se resolva...
portanto ele encontra se bem (dentro dos possiveis) ja estara de regresso a casa esta Terça feira (28.05.13) um bem aja a todos os que apoiaram o meu irmao nao tinha a noçao d quanto ele era querido.
OBRIGADO RAFAEL
Maio 28, 2013
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2