Explosões na Maratona de Boston

Segunda, 15 Abril 2013
Explosões na Maratona de Boston

Comitiva portuguesa em segurança no hotel.

Duas fortes explosões ocorreram na zona da meta da Maratona de Boston, gerando confusão e um número indeterminado de mortos e feridos. 

>>>>>INFORMAÇÕES EM DIRETO<<<<<<
23:44 - Fim de cobertura. Amanhã o Atleta-Digital trará uma notícia desenvolvida sobre este assunto.
23:36 - A IAAF já veio a público lamentar as explosões ocorridas durante a Maratona de Boston, numa curta mensagem.
23:32 - Já se conhecem as primeiras páginas de alguns jornais mundiais. Veja aqui algumas.
23:13 - Numa frase de três minutos, Barack Obama considera que ainda não existem factos para se terem todas as respostas. "Não sabemos quem é e porque é que fez isto".
23:08 - A mensagem de Barack Obama deverá acontecer dentro de 2 minutos.
23:06 - Os feridos estão a ser assistidos no Massachussetts General Hospital.
23:04 - A habitual festa pós-corrida para todos os participantes da Maratona de Boston foi cancelada.
23:03 - Dos 23 feridos, seis estão em estado crítico. Quatro dos pacientes sofrerão provavelmente amputação das pernas.
22:59 - Por causa das explosões, um jogo da liga NHL (hóquei no gelo) foi adiado em Boston.
22:57 - Desmentida a versão de terceira explosão pela polícia de Boston.
22:47 - Dentro de 15 minutos o presidente norte-americano, Barack Obama, irá fazer uma comunicação ao país.
22:43 - Kara Goucher, atleta norte-americana que hoje ficou no 6º lugar, deixou a sua mensagem : "Tenho o meu coração partido, mas eu e a minha família estamos bem.".
22:38 - Mary Wittenberg, responsável pela Maratona de Nova Iorque, já deixou a sua mensagem de condolências : "As Maratonas trazem o nosso melhor espírito humano e une as nossas cidades. Este é um dia trágico para toda a comunidade do atletismo. Estaremos aqui para apoiar os nossos amigos de Boston. A segurança nos nossos eventos são e continuarão a estar no topo das nossas prioridades."
22:34 - Uma fonte local já indica mais de uma centena de feridos, entre eles espectadores.
22:26 - Para prevenir mais ataques, as redes de telemóvel restringiram-se na cidade, para evitar que novos engenhos explosivos possam ser ativados por telemóvel.
22:18 - Há minutos foram encontrados dois explosivos por detonar junto à zona de chegada da Maratona de Boston. Tudo aponta para um ataque terrorista...
22:16 - Os atletas quenianos já foram retirados dos hoteis e foi fretado um avião para se deslocar em direção a Nairobi, fazendo escala em Amesterdão.
22:15 - Sobre para 49 o número de feridos.
22:13 - Foram 16 os atletas portugueses presentes em Boston. Para já só está confirmada a segurança de Ana Dulce Félix.
22:11 - Confirmada a terceira explosão na Biblioteca e Museu John F. Kennedy, a cerca de cinco quilómetros do local das primeiras explosões.
22:07 - Neste momento as malas encontradas estão a ser analisadas, para investigar se explosivos foram acionados a partir de algum dispositivo móvel. A Organização já pediu aos atletas que deixaram as suas malas no local apropriado para não as ir recuperar durante o dia de hoje.
22:03 - A federação norte-americana de atletismo já deixou a sua mensagem de apoio. A IAAF ainda não reagiu.
22:01 - A Organização criou uma área, longe do local das explosões, para onde as famílias se devem dirigir para identificar eventuais afetados pelas explosões.
21:59 - "Estamos profundamente tristes e chocados pelas notícias de Boston. Os nossos pensamentos imediatos vão para as pessoas e as suas famílias. É um dia muito triste para o atletismo e para os nossos amigos", disse há momentos Nick Bitel, da Maratona de Londres
21:55 - A polícia de Boston abriu duas linhas telefónicas para as famílias encontrarem eventuais participantes e para receção de informações para investigação.
21:54 - FBI está no terreno a investigar o sucedido
21:46 - Neste momento a polícia inglesa está reunida para rever procedimentos de segurança para a Maratona de Londres, que se realiza na próxima semana.
21:43 - Barack Obama já ordenou que todos os procedimentos de investigação sejam iniciados para averiguar o que aconteceu.
21:39 - As lojas foram todas evacuadas e não estão permitidos voos por cima da zona afetada
21:28 - Foi confirmada uma terceira morte pelas autoridades
18:45 - Duas explosões foram sentidas junto à linha de chegada da Maratona de Boston.


Ainda não tinham passado as 4:10 horas no cronómetro oficial da competição e duas explosões fizeram-se sentir à esquerda da zona de chegada, afetando atletas ainda em corrida e logo ai ferindo alguns deles. As agências noticiam que esses atletas foram logo levados para uma tenda da Organização para serem socorridos, evitando também que as câmaras captassem o pânico vivido na zona de chegada. Muitos dos afetados foram transportados em cadeiras de rodas e em macas, confirmando a gravidade da situação. Os minutos seguintes foram de evacuação das bancadas e na reposição da ordem pública, com o apoio das forças de segurança que no local logo criaram uma zona de segurança, desobstruindo as barreiras e bandeiras que se perfilavam ao longo dessa lateral da prova.

À RTP falou há momentos Hugo Sousa, agente de Dulce Félix, a portuguesa que hoje competiu na Maratona de Boston e que conquistou o nono lugar. A comitiva portuguesa estava no momento no hotel, não sendo afetada pela explosão, só sentindo pela janela o pânico vivido ao nível da estrada. As agências de informação estão ainda a informar a conta-gotas, mas para já a polícia de Boston confirmou a existência de 2 mortos e de 22 feridos, números que deverão aumentar com o afastamento ao momento das explosões. Não há ainda a confirmação se estas explosões ocorrem por atentado ou por outra causa.

Com esta situação, algumas cidades norte-americanas viram subitamente a segurança reforçada, com receio de outras explosões noutras cidades. A Maratona de Boston realizava-se após 117 de anos da existência da primeira edição e é conhecida como uma das mais competitivas, com a existência de mínimos para os participantes, mas também uma das mais participadas, com mais de 20 mil participantes.

O Atleta-Digital está a acompanhar a situação a partir das agências internacionais e dará todas as novidades no seu site durante as próximas horas.

(em atualização)

Conteúdo relacionado: As panelas de pressão assassinas
Conteúdo relacionado: Dulce Félix em evidência em Boston

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2