A preparação nacional para a Maratona

Terça, 09 Abril 2013
A preparação nacional para a Maratona

Pelo menos quatro portugueses preparam Maratonas de abril.

A pensar em Moscovo, alguns maratonistas nacionais preparam-se para Maratonas comerciais, dentro das muitas existentes no mês de abril. 

Dulce Félix (Maratona de Boston), Jéssica Augusto (Maratona de Londres), Ricardo Ribas (Maratona de Hamburgo) e Luís Feiteira (Maratona de Dusseldorf) são os atletas que estão confirmados em Maratonas neste mês de abril, com vistas à preparação de uma eventual participação no Mundial de Ar Livre.

A primeira a entrar em ação é mesmo Dulce Félix, já no próximo dia 15 de abril, a próxima segunda-feira. A portuguesa fará a sua quinta Maratona da carreira, pela terceira vez nos Estados Unidos da América. Depois de duas passagens na Maratona de Nova Iorque, a primeira gorada com uma desistência e a segunda corrida naquele que é o seu recorde pessoal (2:25.40) a portuguesa tentará a sua sorte mais a Norte, em Boston. Não correrá pressionada, dado que as 2:28.12 horas obtidas nos Jogos Olímpicos permitem-lhe o mínimo ‘A’ para Moscovo, até porque a sua preparação apontará para uma marca bem abaixo das 2:32.30 horas apontadas na tabela de mínimos portugueses. A portuguesa Dulce Félix terá ao seu lado nomes fortes, como Meseret Hailu Debele (Etiópia), Mamitu Daska (Etiópia), Rita Jeptoo (Quénia), Sharon Cherop (Quénia), Madai Perez (México), Alemita Abera Begna (Etiópia), Tetiana Gamera-Shmyrko (Ucrânia), Yolanda Cabellero (Colômbia), Sabrina Mockenhaupt (Alemanha), Diana Chepkemoi Sigel (Quénia), Rene Kalmer (África do Sul), ou Diane Nukuri-Johnson (Burundi).

Depois será Jéssica Augusto, a 21 de abril, que pela quarta vez fará da cidade de Londres a sua cidade talismã para a distância da Maratona, o único sítio onde terminou provas desta distância. A sua tentativa em Nova Iorque, no ano de 2011, acabaria em desistência, redimindo-se nas duas participações seguintes em Londres, uma na prova de abril (2:24.59 horas) e outra nos Jogos Olímpicos (2:25.11). Mas foi mesmo na estreia que Jéssica Augusto esteve melhor, quando em 2011 correu a Maratona de Londres em 2:24.33 horas. Restará saber se depois de dois oitavos lugares obtidos consecutivamente na Maratona de Londres, se Jéssica Augusto consegue a sua grande afirmação na prova em 2013. Das inscritas, Jéssica é a 10ª com melhor recorde pessoal e é a melhor europeia inscrita. Terá como adversárias as atletas Tiki Gelana (Etiópia), Yoko Shibui (Japão), Florence Kiplagat (Quénia), Edna Kiplagat (Quénia), Priscah Jeptoo (Quénia), Meselech Melkamu (Etiópia), Atsede Baysa (Etiópia), Yukiko Akaba (Japão), Remi Nakazato (Japão), Alevtina Biktimirova (Rússia), Mai Ito (Japão), Chika Horie (Japão), Olga Dubovskaya (Bielorrússia), Freya Ross (Grã-Bretanha), Adriana da Silva (Brasil), Irvette van Zyl (África do Sul), Amy Whitehead (Grã-Bretanha), Susan Partridge (Grã-Bretanha), Joyce Chepkirui (Quénia) e Helen Clitheroe (Grã-Bretanha). Também o português Rui Silva aparece inscrito na lista fornecida pela organização da Maratona de Londres, mas o atleta, que preparava a Maratona de Hamburgo, está antes sim com os seus objetivos de Maratona novamente afastados.

Quem estará em Hamburgo é o estreante Ricardo Ribas, também no dia 21 de abril, enquanto Luís Feiteira estará a 28 de abril em Dusseldorf. No caso de Luís Feiteira, como de Ricardo de Ribas, a tentativa é chegar aos mínimos para os Mundiais, já que a sua última marca abaixo dos mínimos ‘B’ fixados pela Federação Portuguesa de Atletismo (2:15.00) data de 2011, quando em Amesterdão correu em 2:13.12 horas. Depois de ter falhado a presença em fevereiro na Maratona de Sevilha, Feiteira tenta voltar às grandes competições internacionais de atletismo nesta distância. O atleta não esteve no último Mundial, em Daegu, mas foi 10º classificado no ano de 2009, em Berlim e é um dos mais experientes maratonistas portugueses no ativo.

Dos atletas com mínimos, Marisa Barros optou por não fazer qualquer Maratona em abril, aproveitando a marca dos Jogos Olímpicos (2:26.13 horas) de agosto passado. Também Rui Pedro Silva abdicou de uma prova em abril, depois de ter corrido há um ano a Maratona de Viena em 2:12.15 horas, dentro do mínimo ‘A’, que está fixado em 2:13.00 horas. Já obtida em 2013, a marca de 2:14.53 horas de Hermano Ferreira é mínimo ‘B’, não se exceptuando a sua presença no Mundial deste ano, dependendo das marcas alcançadas por Luís Feiteira e Ricardo Ribas.

| Mais


Comentarios (1)add feed
Ricardo Ribas já tem mínimo B : João Reis
Ricardo Ribas não é estreante em 2012! fez na Maratona de Hamburgo 2.14.14 (minimo B - válido para o mundial deste ano)!

Luís Feiteira não está arredado das grandes comptições, já que esteve presente na maratona dos ultimos J. Olimpicos.
Abril 11, 2013
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2