Histórias do Atleta-Digital : Berlim 2009

Sábado, 02 Fevereiro 2013
Foi o nosso primeiro Mundial de Ar Livre (e único até aos dias de hoje) e foi provavelmente a nossa melhor cobertura de sempre...Venha algo que bata este cenário! Berlim 2009

Enviados Especiais : Edgar Barreira, Filipe Oliveira, Joana Oliveira e Telmo Rocha
Competição : Campeonato do Mundo de Ar Livre
Datas : 15 - 23 de Agosto 2009
Número de participantes portugueses : 30
Número de conteúdos publicados (durante o evento) : 45

Falar de Berlim é como falar de uma das melhores experiências jornalísticas que a equipa do Atleta-Digital já passou. Falar desta forma não é focar um exagero, é reconhecer que foi das coberturas mais complexas e ao mesmo tempo completa que passámos, onde quatro elementos não chegaram a todas as “encomendas” que tinhamos planeado. Desta vez não vou dar destaque às histórias, são muitas e estão todas documentadas nos editoriais, antes sim vou trazer até ao vosso conhecimento o que designo por complexidade.

Berlim não é uma cidade pequena e o Estádio Olímpico de Berlim estava longe do centro da cidade, mais longe ainda do hotel onde estava hospedada a seleção nacional. A questão do hotel da seleção seria um mal menor, não fosse o planeamento de conferências de imprensa promovidas pela seleção nacional, um aspeto pouco habitual na estratégia portuguesa, mas que em Berlim teve alguma regularidade. Eu diria que a melhor imagem para retratar isto é uma reta em que em cada extremo existe Estádio e Hótel e no centro o local onde decorreram as provas de estrada, ainda por cima algumas delas ao mesmo tempo que provas de pista.

Posta esta complexidade, que foi real, a equipa chegou a ser dividida a meio, na tentativa de “apanhar todos os amendoins”, quais macacos da informação de galho em galho. Pelo meio perderam-se alguns amendoins, como se perdeu a possibilidade de conhecer melhor a cidade do que realmente conhecemos. Valeu o facto do alojamento ser relativamente próximo do Estádio, que evitou ainda mais viagens numa cidade onde andar de transportes também não cansa tanto, tanta é a variedade e a escolha.

Promovemos ainda um passatempo onde oferecemos vários equipamentos oficiais, alguns deles autografados pelos elementos da seleção nacional, o que nos levou a ter de recolher esses autógrafos durante as conferências de imprensa. Ou seja, o trabalho foi para lá de completo, concordarão?

Hoje trouxe de novo Joana Oiiveira, uma das pessoas que esteve em Berlim integrada no Atleta-Digital, para que me ajudasse a transmitir as suas sensações sobre Berlim.

O que se vive ao fazer a cobertura de um grande evento desportivo?

"Ao fazer a cobertura de um grande evento desportivo vive-se da paixão, das grandes sensações de se sentir na pele a gritaria das grandes multidões a apoiarem os seus atletas e mesmo entre jornalistas. Apesar do grande cansaço que se acumula, é inesquecível as grandes vibrações que todos os dias nos fazem chegar das mais variadas histórias."

O que mais gostaste de ver na Organização desta prova?

"A organização foi bastante prestável, tentaram sempre resolver situações. A organização não se encontrava só no estádio, esteve espalhada na cidade também para qualquer coisa que fosse necessária. A meu ver a organização foi espectacular".

As histórias foram de facto muitas mas volto de seguida a Joana Oliveira para que ela nos conte mais uma. Da minha experiência pessoal posso realçar como se fica com os dedos congelados ao se escrever uma notícia do recorde dos 100 metros de Usain Bolt. Poderá parecer estranho ao comum leitor, mas escrever sobre aqueles pouco mais de nove segundos e meios foi dramático, como para todos os jornalistas presentes em Berlim. O nosso colega Filipe Oliveira deu também conta da emoção que foi fotografar o recorde na pista e Telmo Rocha batalhava no seu teclado para expressar a sua emoção junto dos leitores dos comentários em direto. Um momento fantástico...Mas Joana traz-nos outra história que marcou os nossos dias em Berlim...

” Histórias são muitas, mas a que destaco de forma mais engraçada na minha viagem, tem como protagonistas nós Portugueses sempre a aproveitar as situações. Visto que na Alemanha a reciclagem é paga, ou seja, depois de pagar o liquido e a garrafa, ao devolver-se a garrafa o comerciante devolve o dinheiro da garrafa. Os Portugueses começaram por arrecadar algumas garrafas no estádio para ir trocar no dia seguinte e assim sucessivamente. A grande conclusão é que ainda conseguimos uma refeição gratuita na Alemanha com a história das garrafas”.

Para terminar deixo uma estatística que fizemos após a competição, que ajuda a perceber a dimensão desta cobertura que foi, até ao dia de hoje, a de mais longa duração temporal.

Foram usados:4 computadores portáteis ; 2 câmaras fotográficas; 1 câmara de vídeo ; 2 gravadores áudio

Foram realizadas mais de 100 horas de trabalho e cerca de 6 horas de viagem em transportes públicos por motivos de conferência de imprensa ou de provas de estrada

Foram gerados cerca de 100 GB com os áudios, fotografias e documentos.

E ainda outras estatísticas...
- Notícias (66 no total só sobre os Mundiais)
- Live Coverage (cerca de 60 horas em directo desde Berlim)
- Podcast
- Passatempo
- Jogo (Quiz Atleta-Digital - Mundial de Berlin 2009™)
- Diário


Como resumir Berlim 2009?Um dos melhores eventos de sempre (simples!)


CONSULTA A CONTEÚDOS

Os Editoriais (clique)

Berlim 2009

Berlim 2009

Berlim 2009

Berlim 2009

Berlim 2009

Por : Edgar Barreira

| Mais
Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2