Histórias do Atleta-Digital : Turim 2009

Sábado, 02 Fevereiro 2013
A pista coberta tinha-nos apaixonado em Valência e voltar, agora para um Europeu, foi o prazer de uma equipa que viveu bons momentos por Turim. Turim 2009

Enviados Especiais : Edgar Barreira, Filipe Oliveira, Miguel Mendonça e Telmo Rocha
Competição : Campeonato da Europa de Pista Coberta
Datas : 6 – 8 de Março 2009
Número de participantes portugueses : 12
Número de conteúdos publicados (durante o evento) : 16

Depois da euforia que foi ir pela primeira vez a um grande evento de pista coberta, com Valência 2008, o desafio era agora ir mais longe, a Turim, para fazer a cobertura do Europeu de pista coberta. Da equipa de Valência só Telmo não tinha estado presente, ele que tinha estado entretanto em Leiria, ainda no decorrer do ano de 2008. E foi exatamente a Telmo que recorri para transmitir a sua primeira experiência fora do país...

O que se vive ao fazer a cobertura de um grande evento desportivo?

”Um conjunto de experiências completamente diferente do dia a dia. Sabemos à partida que vamos "respirar" muito atletismo, conhecer um novo canto do mundo, seja lá onde ele for, conhecer pessoas, uma cidade pronta a ser explorada e muitas aventuras para mais tarde recordar”.

A chegada a Itália foi feita às metades, com Miguel e Telmo vindos por Barcelona, eu e o Filipe vindos do Porto. A partir da chegada de avião tudo decorreu em conjunto, com interessantes histórias (documentadas nos diários) nos comboios, autocarros e caminhos pedestres que foram realizados. Sobre essas histórias, porque não ler um pouco do que o nosso colega Telmo tem a dizer ?

”Houve muitas histórias engraçadas mas como diz o Edgar, o que se passa em Turim fica em Turim :). O mais engraçado foi a viagem de comboio entre Milão e Turim. Comprámos bilhetes para segunda classe, entrámos no comboio com um ambiente muito pouco ruidoso. Dado que se tratava de uma viagem de cerca de 2 horas, montámos uma mesa improvisada e começámos a jogar UNO. Com a emoção do jogo soltávamos gargalhadas e falávamos por vezes mais alto que o normal e algumas pessoas, deviam olhar de lado e achar estranho... Basicamente faziamos a festa ali. O momento épico foi quando apareceu o revisor e disse-nos que não validámos os bilhetes nas "yellow machines" e estávamos a viajar em 1ª classe com bilhetes de 2ª! Como éramos estrangeiros o senhor lá nos validou os bilhetes e mandou-nos ir para a segunda classe. Assim que entrámos na carruagem de 2ª classe depressa nos apercebemos que definitivamente aquele era o nosso local! Um ambiente muito ruidoso com os passageiros a falarem alto, atulhado de gente, muita bagagem espalhada pela carruagem e com 30 minutos ainda pela frente para chegarmos ao nosso destino...”.

Turim não é propriamente a cidade mais interessante do Mundo, onde na sua baixa a única atração que nos pareceu minimamente interessante foi o Museu Nacional do Cinema. Outro facto que nos deixou desanimados foi a pouca envolvência da cidade com a competição, o público menos efusivo, a falta de ligação entre a cidade e o próprio espaço da competição, porque há uma estrada principal que divide a cidade em dois e que dificulta fortemente a mobilidade.

Ao nível da cobertura realizada há que destacar a estreia, em modo Beta, dos comentários em direto (de forma escrita), um ambicionado passo que há muito procurávamos, depois de termos passado vários eventos (nacionais e internacionais) a fazê-lo em espaço noticioso. Foi também, por isso, muito importante a presença do Telmo que colaborou para que isso foi possível. Foi ele próprio que, não tendo essa prática, comentou durante todo o evento num resultado que julgamos ter sido bastante positivo. Voltámos a repetir a emissão de curtos resumos do evento para a Rádio Zero, a rádio do Instituto Superior Técnico onde durante dois anos esteve no ar o programa atletONews, programa integralmente produzido pela equipa do Atleta-Digital. Que saudades...Ainda conhecemos Noé Monteiro e Daniel Ribeiro (ambos da RTP), que pouco habituados a fazerem cobertura de eventos de atletismo foram recorrendo aos nossos simpáticos préstimos para que as peças em Portugal transmitissem a face correta do evento. Faz parte do ato jornalístico...

Na Organização do evento sentiram-se diferenças relativamente a Valência, eventualmente com preocupações extra e que nos pareceram adequadas. É incrível pensar que 2009 aconteceu há quatro anos e que hoje o Mundo é tão diferente e tão mais regrado, o que não sendo necessariamente incorreto, é necessariamente diferente. Para acabar, disso nos dá conta Telmo Rocha :

” Foi a minha primeira vez num evento fora do país e gostei de todo o ambiente em geral!! Gostei de ver um Campeonato Europeu ao vivo, estar perto de um luxuoso leque de atletas internacionais como a Isinbayeva, o Chambers e a Vlasic. Numa altura em que não se falava de crise gostei do "free food & drinks". Mas sem dúvida que o momento alto da competição foi ouvir "A Portuguesa" em Itália, pela vitória do Rui Silva nos 1500m”.

Como resumir Turim 2009? A geografia de um local muda totalmente quando não conhecemos os detalhes do terreno...


CONSULTA A CONTEÚDOS

Os Editoriais (clique)

Valencia 2008

Valencia 2008

Valencia 2008

Valencia 2008

Valencia 2008

Por : Edgar Barreira

| Mais
Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2