Maratona venceu Nacional de Estrada

Domingo, 13 Janeiro 2013
Maratona venceu Nacional de Estrada

Manuel Damião e Sara Moreira saíram vitoriosos.

Hoje o Nacional de Estrada regressou a Lisboa, depois de nesta cidade se ter iniciado em 1990. A prova contou ainda com a disputa do nacional de estrada para Veteranos. 

Em frente ao Jardim Zoológico estava instalada a partida e a meta do Nacional de Estrada, uma prova que decorreu num dia que acordou chuvoso na capital portuguesa. Integrada dentro do habitual Corrida de São Domingos de Benfica, a prova foi organizada pela junta de freguesia local, com a presença de várias figuras importantes do atletismo nacional. Este foi, também, o primeiro evento onde Jorge Vieira, como presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, teve a incumbência de entregar medalhas a campeões nacionais. Paralelamente decorreu o Nacional de Estrada de Veteranos e ainda a prova popular, juntando mais de um milhar de atletas em redor da zona de Sete Rios, um novo recorde de participação.

Com partidas ligeiramente atrasadas, a prova saiu à rua num sistema de voltas que totalizaram 15 quilómetros de extensão, como é habitual nesta competição. Na metade do evento a prova masculina seguia na frente com seis atletas em pelotão, integrando esse grupo os atletas Bruno Jesus e José Moreira (Benfica) e ainda Manuel Damião, José Rocha, Youssef el Kalai e Fernando Silva (Maratona). A luta entre estas duas equipas foi decorrendo também durante a prova feminina, neste caso com a frente a ser constituída por Marisa Barros (Benfica), Dulce Félix e Sara Moreira (Maratona). Marisa Barros (Benfica), após o forte ritmo inicial, acabaria por ceder para as duas atletas do Maratona, enquanto que a prova masculina já passaria aos dez quilómetros com o grupo partido em dois, fazendo parte do primeiro grupo os três atletas do Maratona Clube de Portugal que viriam a discutir entre si o pódio final.

Sara Moreira

Na reta final viu-se Manuel Damião (Maratona) a correr solto e liberto para uma vitória que não lhe fugiu, depois de há um ano ter conquistado a vitória em Benavente. Hoje fê-lo em 45.19 minutos, um registo que, apesar de lento, foi suficiente para deixar o seu colega de equipa Youssef el Kalai no segundo lugar, com 45.27 minutos. ” Para mim é sempre difícil vencer a atleta tão bons e medalhados”, disse o atleta no final, que tentará agora juntar a este título, o de campeão nacional de corta-mato longo, numa prova disputada em março. Até lá terá a Taça dos Clubes Campeões Europeus, já a abrir o mês de fevereiro. Os seus objetivos acabam por ser somente de clube, já que o facto de não ser atleta a tempo inteiro dificulta a sua visão para lá disso : ” Espero que a FPA me apoie com algumas verbas para preparar as grandes competições.”. José Rocha (Maratona) fechou o pódio, finalizando em 45.39 minutos, vinte segundos mais rápido que José Moreira, que hoje se estreou pelas cores do Benfica.

A prova feminina foi vencida de forma mais destaca, desta vez com braços bem abertos de Sara Moreira (Maratona), festejando pela sua terceira vitória em Nacionais de Estrada, após as vitórias de 2009 e 2010. Os 48.48 minutos de Sara Moreira foram o segundo tempo mais rápido desta prova, considerando a distância dos 15 quilómetros, numa altura em que a atleta se encontra num bom momento de forma. ” Gostei do percurso, achei-o bonito, tinha bastantes pessoas a apoiar”, disse feliz a atleta, admitindo que o forte ritmo imposto inicialmente por Marisa Barros permitiu um bom registo final. Tal como Damião é anseio da atleta chegar este ano ao título de corta-mato admitindo, contudo, a vantagem que Dulce Félix lhe leva nesse domínio. ” Queria aproveitar para agradecer a medalha a todos os que acreditaram em mim”, disse Sara Moreira, que ainda sonha com a possibilidade de estar no Europeu de pista coberta, em função da decisão do seu clube em permitir-lhe essa possibilidade. No segundo lugar chegaria Dulce Félix (Maratona), vencedora das duas últimas edições, que hoje também finalizou rápida, em 49.15 minutos. A preparação da Maratona de Boston, em abril deste ano é, após os objetivos de clube, o seu principal objetivo, mas a atleta só quer preparar 10 mil metros em pista para o Mundial de ar livre deste ano. Marisa Barros (Benfica) acabaria por quebrar no seu ritmo, numa participação que não estava afinal prevista :” A Ana Oliveira disse-me que era importante estar aqui e eu vim do estágio para cá”. A preparar-se em Vila Real de Santo António, Marisa Barros não pensa em Maratonas até agosto, onde espera representar Portugal na prova da Maratona.

Manuel Damião

MARATONA E BENFICA LUTARAM...E DEIXARAM TERCEIRO LUGAR PARA OUTRAS DISPUTAS

O Maratona Clube de Portugal concretizou hoje o facto de ser favorito, no caso masculino com a sua quinta vitória da história, no setor feminino com a sua 12ª vitória. Em ambos os casos a vitória aconteceu com 12 pontos, num domínio quase perfeito, onde só falhou individualmente uma medalha dos pódios. O Benfica foi a equipa com quem mais lutou durante a prova, mas sempre longe de perigo, já que no setor masculino a vantagem foi de 13 pontos, enquanto no setor feminino a vantagem atingiu os 24 pontos de diferença. No terceiro lugar do pódio masculino apareceu o CUA Benaventense, relegando o Maia AC para o quarto lugar, num lugar que era dos maienses há três edições. A ADERCUS chegou ao terceiro pódio consecutivo, novamente com o terceiro lugar, no setor feminino.

No final quem mais poderia estar contente pelo resultado senão Rafael Marques, técnico do Maratona Clube de Portugal !? ”A vitória é sempre correspondente ao lugar nº1 do pódio. Era também importante para o clube triunfar individualmente”, disse o técnico, que agora pensa na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato. Sobre o reaparecimento do Benfica para o atletismo de estrada, Rafael Marques mostrou-se contente, agora que SC Braga (em femininos) e GDR Conforlimpa (em masculinos), as antigas equipas rivais, se encontram inativas para esta componente do atletismo : ”Os atletas têm de ter alguma motivação e é bom aparecerem novos clubes”.

Armando Aldegalega e Moniz Pereira

ALDEGALEGA HOMENAGEADO COM A PRESENÇA DE MONIZ PEREIRA

Uma das figuras de destaque do atletismo veterano em Portugal, Armando Aldegalega, teve hoje a honra de dar o nome ao Nacional de Veteranos, mas também a honra de ser homenageado por Moniz Pereira, o sócio número 1 da ANAV, recém-eleita. Esta homenagem alargou-se, de seguida, a Moniz Pereira que, com quase 92 anos de idade, esteve bem disposto, neste dia chuvoso. Aldegalega ficou emocionado ao ter a presença do “Senhor Atletismo”, um dos símbolos da modalidade em Portugal. A sua boa disposição permitiu que tirasse uma fotografia com os atletas do Benfica, tamanha é a sua aceitação na modalidade, que ultrapassa paixões clubísticas.

O presidente da ANAV, Alexandre Monteiro, será brevemente entrevistado para o Atleta-Digital, naquela que designa ser uma “Nova Vaga, nova atitude”.

RESULTADOS:

Masculinos :

1. Manuel Damião (Maratona CP) – 45.19
2. Youssef el Kalai (Maratona CP) – 45.27
3. José Rocha (Maratona CP) – 45.39
4. José Moreira (SL Benfica) – 45.59
5. Paulo Gomes (CUA Benaventense) – 46.05
Coletiva : Maratona CP (12), SL Benfica (25), CUA Benaventense (51)

Femininos :
1. Sara Moreira (Maratona CP) – 48.48
2. Dulce Félix (Maratona CP) – 49.15
3. Marisa Barros (SL Benfica) – 50.06
4. Anália Rosa (Maratona CP) – 53.19
5. Daniela Cunha (Maratona CP) – 53.43
Coletiva : Maratona CP (12), SL Benfica (36), ADERCUS (40)

Pódio feminino

Benfica e Moniz Pereira

Enviado Especial : Edgar Barreira (texto e fotos)

| Mais


Comentarios (3)add feed
O MELHOR : João Junqueira
O Manuel Damião ganhou porque é indiscutivelmente o melhor atleta da atualidade. Sempre que se apresentar em competição em igualdade de circunstâncias ganha. Quanto mais apertado for o contrololo anti-doping mais facilmente ele ganhará, não tenho a menor dúvida. Parabéns Damiãi e Luis Horta.
Janeiro 14, 2013
O MELHOR : João Junqueira
O Manuel Damião ganhou porque é indiscutivelmente o melhor atleta da atualidade. Sempre que se apresentar em competição em igualdade de circunstâncias ganha. Quanto mais apertado for o controlo anti-doping mais facilmente ele ganhará, não tenho a menor dúvida. Parabéns Damião e Dr. Luis Horta.
Janeiro 14, 2013
IGUALDADE PARA TODOS : Pedro Costa
Não sei como existem pessoas com telhados de vidro a fazer tais comentários. Parabéns ao Dr. Luís Horta pelo trabalho que tem desempenhado neste caminho contra Doping, pena foi não aparecer mais cedo. Toda gente é inocente até que algo prove o contrário, mas não é novidade para ninguém que quem ganha sempre é protegido em troca de informações.....
Janeiro 14, 2013
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2