Tóquio integrará circuito mundial de Maratonas

Quinta, 15 Novembro 2012
Tóquio integrará circuito mundial de Maratonas

World Marathon Majors ocorre desde 2006.

Já se conhecem os vencedores da época de 2011/2012, com o anterior biénio a terminar com o pé esquerdo, com a desmarcação da Maratona de Nova Iorque, mas com a confirmação de Tóquio. 

O circuito mundial em causa é como que um campeonato de dois em que cada atleta de elite arrecada pontos perante o seu lugar. No fim do biénio apura-se como vencedor aquele que tiver averbado mais pontos. Até agora o circuito tem sido composto por cinco corridas anuais, em Boston (EUA), Londres (Grã-Bretanha) , Berlim (Alemanha) , Chicago (EUA) e Nova Iorque (EUA). Com a desmarcação da Maratona de Nova Iorque, neste mês, os vencedores apuraram-se sem a última prova.

Os grandes vencedores do circuito que terminou foram os quenianos Geoffrey Mutai e Mary Keitany, apesar de Mutai já ter assegurado há muito tempo a sua vitória neste circuito. Contudo só depois do cancelamento da prova de Nova Iorque é que pôde festejar vitória, com 75 pontos ganhos nas Maratonas de Boston, Londres e Nova Iorque. Mutai deixou os seus colegas muito distantes, classificando-se de seguida o etíope Tsegaye Kebede (46 pontos) e de seguida o queniano Wesley Korir. Ao top-5 só chegaram atletas africanos, principalmente do Quénia, com Kebede a ser a excepção.

Também do lado feminino a supremacia caiu do lado do Quénia, com o pódio a ser totalmente preenchido por quenianas. A vitória acabaria na mão de Mary Keitany, atleta que se destacou na distância e que garantiu o título com 65 pontos. A atleta queniana conquistou esta pontuação ao vencer por duas vezes a Maratona de Londres e ainda após conseguir a vitória na Maratona de Nova Iorque, em 2011. Seguiram-se a Keitany as quenianas Edna Kiplagat e Sharin Cherop. Com os mesmos pontos da terceira classificada apareceu a primeira não africana, a russa Liliya Shobukhova, que partilha assim o terceiro lugar.

TÓQUIO É A SEXTA PROVA A CONTAR PARA O CIRCUITO

Já a partir do próximo ano o circuito mundial de maratonas apresentará mais um evento de luxo, a Maratona de Tóquio. Esta é uma das principais Maratonas mundiais, não só pela forte presença de público, como pelos quase 40 mil participantes que fazem deste um evento de referência. A prova de Tóquio será realizada como a primeira prova do ciclo dos anos de 2013 e 2014, realizando-se a 24 de fevereiro de 2013.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2