Maratona de Nova Iorque cancelada

Sexta, 02 Novembro 2012
Maratona de Nova Iorque cancelada

Medida tomada após várias críticas.

A cidade de Nova Iorque vive dias complicados, com uma crescente revolta popular, que se veio a manifestar contra a Maratona que a cidade se habituou a aplaudir...mas não num momento de crise tão recente. 

A cidade que nunca dorme continua sem dormir e para além dos destroços que Nova Iorque ainda tem por limpar e recuperar, os habitantes e trabalhadores da cidade estão num momento de baixo clima social. Este clima, que se agita num momento em que se está na reta final para a presidência nos Estados Unidos da América, gerou vários sentimentos de revolta contra a realização da Maratona de Nova Iorque. Entre as alegações da população está o desperdício de meios para que o evento se realizasse, nomeadamente bombeiros e polícia que serão úteis na recuperação da cidade.

Foi com esta base de entendimento que o ‘mayor’ da cidade decidiu há minutos pelo cancelamento do evento, que já tinha a presença de alguns milhares de atletas estrangeiros, entre eles os de Elite. Também Dulce Félix já marcava presença no território norte-americano, onde até já tinha emitido uma mensagem a partir de Nova Iorque a pedir o apoio da comunidade portuguesa. ” Não podia permitir que a controvérsia sobre um evento desportivo distraísse a atenção sobre todo o trabalho extremamente importante que se está a efetuar para a recuperação da cidade”, disse Michael Bloomberg, o ‘mayor’ da cidade. Recorde-se que na passada quarta-feira Bloomberg tinha confirmado a realização do evento.

Desde aí a relação da população nova-iorquina com Bloomberg e com os organizadores da prova deteorou-se, com várias mensagens a prestar descontentamento nas redes sociais e com vários ativistas políticos a emitirem mensagens de pudor contra a decisão de manter o evento. Além de ajudar na remoção de destroços e de apoiar iniciativas de recuperação do furacão «Sandy», a organização tinha apelidado a prova como “Corrida para a recuperação”, solicitando donativos para os estragos na cidade. Esta mensagem não deixou de estar presente mesmo após o cancelamento. Mary Wittenberg, diretora do evento, tem agora a difícil missão de dar uma boa resposta a este momento difícil.

A Expo, equivalente a uma feira para os corredores, já estava montada e continuará de pé no dia de amanhã, para acolher participantes que chegarão a Nova Iorque antes mesmo que tivessem conhecimento do cancelamento do evento. Esta é a primeira vez que o evento não se irá realizar desde o seu início, que ocorreu em 1970.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Após a tempestade, a Maratona de Nova Iorque

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2