Farah e Ennis os melhores europeus do ano

Sexta, 05 Outubro 2012
Farah e Ennis os melhores europeus do ano

Dulce Félix fez parte do top-10 da votação.

Os britânicos Mo Farah e Jessica Ennis foram apresentados pela Associação Europeia de Atletismo como os mais votados para este ano. 

A Grã-Bretanha repetiu pela segunda vez na história desta votação o feito de arrecadar os teus troféus principais atribuídos a atletas em atividade pela Associação Europeia de Atletismo. Se no primeiro ano deste troféu, em 1993, Linford Christie e Sally Gunnel chegaram ao topo do prémio, o ano de 2012 reservou o feito para Mo Farah e Jessica Ennis.

Para Jessica Ennis o prémio é a chegada ao topo europeu depois de em 2007 ter sido a estreante vencedora do prémio “Rising Star”, também atribuído pela Associação Europeia de Atletismo. Volvidos cinco anos e a atleta, muito completa, chegaria a um importante recorde britânico no Heptatlo, com 6955 pontos, obtidos durante os Jogos Olímpicos, curiosamente também disputados em terras britânicas. A atleta começaria a sua época internacional ao ser vice-campeã mundial de pista coberta, no Pentatlo, com a chegada também ao recorde britânico (4965 pontos). Quase três meses depois a atleta estava em Gótzis (Austria) para bater pela primeira vez o recorde britânico do Heptatlo (6906 pontos), entretanto ultrapassado em Londres. A superação de Londres acabou mesmo por ser heróica, em frente ao seu público, com o alcance de três melhores marcas de carreira em três disciplinas. A última heptatlonista a vencer este prémio tinha sido a sueca Carolina Kluft, em 2006, atleta que Ennis já não defrontou nos anos recentes e que abandonou após os Jogos Olímpicos. Nesta votação feminina destaque ainda para o nono lugar da portuguesa Dulce Félix, atleta que partiu para esta lista de nomeados com o estatuto de campeã europeia de 10000 metros.

Pela segunda vez na história deste prémio houve um vencedor em dois anos consecutivos, de seu nome Mo Farah. Anteriormente só o sueco Christian Olsson (nos anos de 2003 e 2004) havia conseguido chegar a este feito. Desta vez foi o fundista Mo Farah a voltar a recuperar a glório do fundo europeu, depois de ter sido um dos destaques dos Jogos Olímpicos. Desde 2001, com o suiço André Bucher, que este prémio não tinha um atleta de corrida de meio-fundo ou fundo como vencedor. No Europeu de Ar Livre o atleta britânico foi novamente campeão, com o feito de ser o primeiro a obter medalhas consecutivas na distância de 5000 metros. A época de Farah até começou relativamente discreta, com um 4º lugar nos 3000 metros do Mundial de pista coberta. A verdade é que desde que começou a época de Verão o fundista britânico não perdeu qualquer prova, averbando vitórias em meetings norte-americanos (Eagle Rock e Eugene), passando pelo Ouro em Helsínquia e finalizando com a vitória do Ouro nos Jogos Olímpicos, tudo na distância de 5000 metros. A verdade é que o atleta acabaria por dobrar a vitória olímpica, com a participação nos 10000 metros Com este feito Mo Farah foi o sétimo atleta a conseguir o feito da dobradinha olímpica nas duas distâncias. Para a época terminar perfeita ficou a falar a chegada a um recorde, ele que em 2011 derrubou os recordes europeus nas suas distâncias preferidas...

Os prémios serão entregues no próximo dia 13 de outubro, em St. Julians (Malta), na habitual gala anual promovida pela Associação Europeia de Atletismo.

Ranking 2012 para Melhor Atleta Europeu do Ano (Fem.)
1. Jessica Ennis (GBR)
2. Anna Chicherova (RUS)
3. Barbora Spotakova (CZE)
4. Sandra Perkovic (CRO)
5. Mariya Savinova (RUS)
6. Ivet Lalova (BUL)
7. Eloyse Lesueur (FRA)
8. Natalya Antyukh (RUS)
9. Dulce Felix (POR)
10. Nevin Yanit (TUR)
11. Yuliya Zaripova (RUS)
12. Anita Wlodarczyk (POL)
13. Mariya Ryemyen (UKR)
14. Olha Saladuha (UKR)
15. Yelena Lashmanova (RUS)

Ranking 2012 para Melhor Atleta Europeu do Ano (Masc.)
1. Mo Farah (GBR)
2. Renaud Lavillenie (FRA)
3. Christophe Lemaitre (FRA)
4. Ivan Ukhov (RUS)
5. Robert Harting (GER)
6. Tomasz Majewski (POL)
7. Churandy Martina (NED)
8. Krisztian Pars (HUN)
9. Kevin Borlee (BEL)
10. Greg Rutherford (GBR)
11. Mahiedine Mekhissi-Benabbad (FRA)
12. Vitezslav Vesely (CZE)
13. Fabrizio Donato (ITA)
14. Sergei Kirdyapkin (RUS)
15. Robbie Grabarz (GBR)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2