Hélio Gomes foi a transferência surpresa

Segunda, 01 Outubro 2012
Hélio Gomes foi a transferência surpresa

Benfica voltou a quebrar o pacto de não agressão.

No último dia de transferências o Benfica anunciou a contratação de mais alguns atletas para o fundo da equipa... 

O último dia de transferências reservou uma surpresa, com a contratação de Hélio Gomes, quarto classificado no último Europeu de Ar Livre, na disciplina de 1500 metros. O atleta, que representou o Sporting na última época, estaria descontente com a sua situação no clube leonino, após o castigo imposto por participação num meeting em Espanha numa altura crucial da temporada. O castigo foi a não participação no Nacional de Clubes deste ano e essa medida não terá sido bem vista pelo atleta, que mais tarde veio a vingar no Europeu de Ar Livre. Com uma proposta de salário substancialmente aumentada, relativamente ao seu contrato no Sporting, Hélio Gomes acabaria por assinar, não respondendo à proposta apresentada pelo Sporting.

”O que sei é que o incidente se resolveu. Depois o atleta continuou a receber. Apresentou-se uma proposta ao atleta, mas ele nem sequer respondeu à proposta”, considerou Abreu Matos, o responsável técnico do Sporting, que lamenta só ter sabido desta transferência pelo site do Benfica. ”Deixa-me magoado porque o Hélio era um atleta que nos interessava e com quem contávamos”, completou Abreu Matos.

Já Hélio Gomes afirma-se contente com a sua aposta nesta temporada, com uma versão ligeiramente contraditória relativamente a Abreu Matos : ”Estou muito contente por estar nesta casa. O processo de ter assinado deveu-se ao facto de ter ficado desvinculado do meu antigo clube, o Sporting”.

A equipa do Benfica garantiu ainda os préstimos de Tiago Costa (ex-SC Braga) e de Ricardo Ribas (ex-Maratona), além dos anteriores reforços anunciados para a equipa de fundo, que fica com argumentos fortes para disputar os próximos Nacionais de estrada e também de corta-mato.

MAIS UM CASO QUE FUROU O PACTO DE NÃO AGRESSÃO

Terão sido mais as vezes que o Benfica furou o pacto de não agressão, durante a sua longa história, um pacto que os dois clubes estabeleceram desde a década de 60, que foi sendo encarado de diferentes formas à medida que as Direções dos dois clubes foram mudando. Se no ano 2000 o Benfica levou para o clube quatro atletas leoninos (Carmo Tavares, Carlos Silva, João Pires e Fernando Silva), anos mais tarde, em 2010, também Marco Fortes fez o caminho entre Alvalade e a Luz. Agora foi a vez de Hélio Gomes mostrar que este é um pacto que fraqueja quando os motivos são mais altos ou quando a tensão entre as Direções aumenta.

Terá servido de argumento o fecho do contrato sem afetar o anterior contrato, com o Sporting, mas esse foi um argumento não utilizado para outros atletas, como Arnaldo Abrantes ou António Rodrigues. Foi também um argumento não ativado também para o caso de João Ferreira, que se vê nesta próxima época sem clube.

”Julgo que o pacto é violado. É uma atitude que o clube assumiu”, comentou Abreu Matos, responsável técnico leonino. O Atleta-Digital tentou contactar Ana Oliveira, responsável benfiquista, mas sem sucesso.

| Mais


Comentarios (6)add feed
... : ...
já nem sei do que falar...se do SLB se dos atletas...
Outubro 02, 2012
Tomem atenção... : enganos
Caros amigos, a vossa notícia tem imprecisões graves. Em 2000 o Sporting foi buscar a Carmo Tavares e o Carlos Silva ao Benfica, onde tinham feito a formação. Nunca o contrário.
Outubro 02, 2012
O que interessa mais? : RM
No meu ver o Hélio fez muito bem em sair do SCP, e a história do pacto não faz qualquer sentido quando as duas partes não cumprem as mesmas regras...

Como se podem comparar, num sistema de transferências e remunerações como a do atletismo português, clubes que possuem o "passe" de atletas sem qualquer contrato? Havendo apenas provas de pagamentos no ano anterior, e se o atleta não se manifestar, o mesmo continua vinculado ao clube na época seguinte?

Se o SLB oferece segurança, aos atletas de maior valor, permitindo um contracto de 2 ou mais anos, acho que faz todo o sentido aceitarem! O SCP usa esta técnica para fazer chantagem com os atletas, até porque com estes pactos sobram-lhes poucas soluções clubisticas capazes de dar suporte a atletas de maior categoria, ainda por cima quando fica mais cara a transferência de um atleta de um clube grande para um pequeno do que o inverso, o que só protege os grandes do atletismo...

Se o pacto não fosse esquecido por parte do Hélio e do SLB, imaginem o que seria se o SCP quisesse pagar 1 euro por mês nesta época? Fora de brincadeiras, o Hélio não teria para onde ir por não haver um clube que tivesse dinheiro para a sua tranferência, ficaria automaticamente vinculado ao SCP por mais um ano porque estaria a ser remunerado esta época, e no ano que vem, estaria exatamente na mesma posição que agora... Estas regras não fazem qualquer sentido e protegem tudo menos os atletas! Querem pactos, então garantam contratos de 2 ou mais anos para que não sejam sempre os atletas a ficar com o coração nas mãos no final de cada temporada...
Outubro 02, 2012
... : curioso
Concordo com tudo o que disseste RM "Se o SLB oferece segurança, aos atletas de maior valor, permitindo um contracto de 2 ou mais anos, acho que faz todo o sentido aceitarem! O SCP usa esta técnica para fazer chantagem com os atletas, até porque com estes pactos sobram-lhes poucas soluções clubisticas capazes de dar suporte a atletas de maior categoria, ainda por cima quando fica mais cara a transferência de um atleta de um clube grande para um pequeno do que o inverso, o que só protege os grandes do atletismo...

Se o pacto não fosse esquecido por parte do Hélio e do SLB, imaginem o que seria se o SCP quisesse pagar 1 euro por mês nesta época? Fora de brincadeiras, o Hélio não teria para onde ir por não haver um clube que tivesse dinheiro para a sua tranferência, ficaria automaticamente vinculado ao SCP por mais um ano porque estaria a ser remunerado esta época, e no ano que vem, estaria exatamente na mesma posição que agora... Estas regras não fazem qualquer sentido e protegem tudo menos os atletas! Querem pactos, então garantam contratos de 2 ou mais anos para que não sejam sempre os atletas a ficar com o coração nas mãos no final de cada temporada..."
E infelizmente isso foi o que aconteceu ao João Ferreira, que não podendo ir para o Benfica e não havendo nenhum clube que pudesse pagar a sua transferência teve de ficar individual.
Estas regras ou pactos estúpidos só prejudicam os atletas e o Atletismo.

Outubro 02, 2012
... : Para curioso
curioso se leres a outra noticia do atleta digital podes ver que foi o proprio sporting que não quis renovar com o João ferreira. Não percebo o que aconteceu pois o abreu confirma que fez proposta mas deve ter sido depois do joão dizer que iria sair do sporting e eles não gostaram...

Mas concordo..pactos só beneficiam os clubes e muito poucos os atleta..

Outubro 02, 2012
Apelo a mudanças no regulamento de tranferências : Atleta de Alta Competição
Faço um apelo às associações de atletas de alta competição, de treinadores e de atletas olímpicos para se mobilizarem e iniciarem esforços para se alterar o regulamento de transferências de forma tornar possível uma maior abertura de mercado e terminar com o favorecimento dos clubes em detrimento dos atletas.
Outubro 03, 2012
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2