Jogos Paralímpicos : dia 8

Sexta, 07 Setembro 2012
Jogos Paralímpicos : dia 8

Firmino Batista voltou a ultrapassar uma ronda.

Quando faltam dois dias para o fim dos Jogos Paralímpicos, hoje Portugal apresentou cinco atletas em competição. 

A velocidade foi a primeira a colocar hoje atletas portugueses a correr no tartan do Estádio Olímpico de Londres, com a presença de Gabriel Potra (200 m – T12) e Firmino Baptista (100 m – T11). No caso de Gabriel Potra, a prova acabaria por não ter uma passagem à fase seguinte, correndo a meia volta à pista em 23,64 segundos, ficando a mais de meio segundo da passagem por repescagem. No final o atleta desabafou : "Há muita coisa que tem de mudar profundamente". Terão faltado verbas da preparação e a competitividade com os atletas estrangeiros tem sido apontado como um contraste ao nível da preparação para este evento. O português acabaria hoje no 18º lugar.

Quem passou às meias-finais foi Firmino Baptista, nos 100 metros (T11), ele que foi o terceiro classificado da segunda série, acompanhado do guia Ivo Vital. O atleta correu a distância em 11,75 segundos, uma marca que para já o colocou com a décima melhor marca entre os presentes nesta primeira ronda. "Parti bem, mas a meio houve uma pequena descoordenação da correia", disse no final o velocista nacional que considera ter condições de fazer melhor. A meia-final terá a sua disputa durante o dia de amanhã, com o português a integrar a segunda série, na companhia de José Armando (Angola), Daniel Silva (Brasil) e Kitsana Jorchuy (Tailândia).

Na final do lançamento do peso (F20) esteve o lançador luso Ricardo Marques, ele que acabaria longe das prestações dos seus adversários, tanto que aqui se bateu o recorde mundial da categoria, através de Todd Hodgetts (Austrália), com 16.29 metros. O português acabaria por não passar dos três primeiros lançamentos, finalizando em 12º lugar com 10.97 metros, obtido ao primeiro ensaio.

Quase a finalizar o dia, dois portugueses estiveram nos 5000 metros (T11), Nuno Alves e Ricardo Vale. A corrida acabaria dominada pelo chileno Cristian Valenzuela, que venceu em 15.26,26 minutos, com cerca de oito segundos de vantagem sobre Jason Dunkerley (Canada) e Shinya Wada (Japão). Nuno Alves foi o melhor português no evento, terminando com 16.06,28 minutos, o seu melhor registo da época e um interessante 5º lugar. Mais atrás chegaria Ricardo Vale, que completou a distância em 16.32,91 minutos, concluindo no 9º lugar.

Amanhã, no penúltimo dia destes Jogos Paralímpicos, apenas estará em ação Firmino Baptista, que encerrará a participação portuguesa na pista, restando a prova da Maratona, no domingo.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2