Luís Feiteira concluiu Maratona

Domingo, 12 Agosto 2012
Luís Feiteira concluiu Maratona

Dois portugueses estiveram na prova de Maratona.

A finalizar a participação do atletismo nos Jogos Olímpicos, disputou-se nas ruas de Londres a prova de Maratona, que só teve na linha de chegada um dos dois portugueses. 

O atletismo despediu-se na manhã de hoje dos Jogos Olímpicos, que logo à noite terão a sua Cerimónia de Encerramento. Portugal apresentava-se nesta prova com dois maratonistas, Rui Pedro Silva e Luís Feiteira, este último só selecionado já fora do período normal.

A prova hoje decorreu com os fortes atletas africanos e asiáticos na frente, com um grupo que se manteve relativamente numeroso até à passagem da meia-maratona, isto apesar de alguns ataques pontuais desferidos pelo brasileiro Franck de Almeida ou o queniano Wilson Kipsang. Aos 25 quilómetros já só eram três os atletas a fazerem uma perseguição de perto a Kipsang, num grupo composto por Abel Kirui (Quénia), Stephen Kiprotich (Uganda) e Ayele Abshero (Etiópia). Mais tarde seria Abshero o primeiro a descolar, com a Etiópia a ter uma participação desastrosa neste evento. Nos últimos quilómetros acabaria por ser Kiprotich a fazer um ataque forte, que só terminou na linha de meta, numa vitória conseguida em 2:08.01 horas. Seguiam-se na classificação geral dois quenianos, Kirui (2:08.27) e Kipsang (2:09.37). Mais para trás Marílson dos Santos (Brasil) perderia a hipótese do quarto lugar, sendo ultrapassado pelo norte-americano Mebrahtom Keflezighi.

Nesta corrida nunca os portugueses estiveram em destaque ou pelo menos na disputa de lugares cimeiros. Durante metade da prova Rui Pedro Silva ainda vinha conseguindo um resultado dentro do top-30, passando à meia-maratona em 1:05.58 hora. Mas o português acabaria por sucumbir ao ritmo forte e aos 25 quilómetros de prova já caíra para 87º lugar, numa altura em que Luís Feiteira se encontrava em 58º lugar. Acabando por desistir pouco depois dos 30 quilómetros, Rui Pedro Silva deixou Luís Feiteira solitário como único português em competição. Gerindo a prova, face às dificuldades, Feiteira cruzou a linha de meta 2:19.40 horas depois de ser dado o tiro de partida, um resultado longe do seu melhor e que hoje apenas lhe permitiu o 48º lugar.

"Isto é uma prova muito tática. Uma prova bastante difícil. Quando estamos na melhor forma as coisas nem sempre saem da forma como desejávamos. Hoje, tive algumas dificuldades, as pernas não estiveram à altura para suportar um ritmo muito mais forte. Tentei chegar ao fim e dignificar a camisola de Portugal. Estou aqui a representar o país e os portugueses e tentei fazê-lo da melhor forma possível”, disse Feiteira no final.

RESULTADOS (Maratona - Final) – Jogos Olímpicos
1. Stephen Kiprotich (Uganda) – 2:08.01
2. Abel Kirui (Quénia) – 2:08.27
3. Wilson Kipsang (Quénia) – 2:09.37

48. Luís Feiteira (Portugal) – 2:19.40
Rui Pedro Silva - desistente

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2