Mamona e Fortes sétimos em Londres

Domingo, 15 Julho 2012
Mamona e Fortes sétimos em Londres

Meeting de Londres teve poucos destaques internacionais.

Apesar de ser realizado em dois dias, o Meeting de Londres não proporcionou este ano resultados de ponta, com alguns candidatos a estarem menos bem. A Liga Diamante prossegue agora de Londres para o Mónaco. 

O estatuto, quase de exceção, do Meeting de Londres não teve este ano resultados de valia, em parte por ausência de alguns atletas principais e também pelo momento da competição, que calha num período de final de preparação para os Jogos Olímpicos. Portugueses presentes foram desta vez dois, Patrícia Mamona (triplo salto) e Marco Fortes (peso). Em ambos os casos não se poderá considerar que as provas tenham corrido no melhor nível. O meeting realizou-se nos dois últimos dias.

Patrícia Mamona esteve em competição com mais sete atletas, duas delas fortes candidatas ao Ouro olímpico : Caterine Ibarguen (Colômbia) e Olha Saladukha (Ucrânia). O vento tendencialmente contra acabou por condicionar as marcas e Mamona acabou por fazer um concurso todo ele abaixo dos 14 metros, com o melhor registo a aparecer ao quinto ensaio, quando saltou 13.70 metros. Acabaria por não ser suficiente para melhor que um 7º lugar, em prova ganha pela colombiana Ibarguen.

Quanto a Marco Fortes, no lançamento do peso, também não esteve feliz, como todos os lançadores presentes não estiveram. O português acabaria por não conseguir lançar para lá dos 20 metros, quedando-se por marcas que já lhe eram pouco habituais. O seu melhor lançamento só apareceria ao sexto ensaio, com 19.21 metros, recuperando um lugar, numa altura em que se encontrava em último lugar do concurso. Reese Hoffa (EUA) foi quem lançou mais longe, com 21.34 metros, apenas mais seis centímetros que o polaco Tomasz Majewski.

Relativamente ao resto do meeting, que era mais uma etapa da Liga Diamante, só foram igualadas duas melhores marcas mundiais do ano, ambas no setor masculino. Nos 110 metros barreiras o norte-americano Aries Merrit deixou o aviso aos seus mais diretos rivais, correndo em 12,93 segundos, marca que igualando o seu melhor deste ano, obtido em Eugene, deixou longe o seu compatriota Jason Richardson, numa final onde só terminaram atletas norte-americanos, depois de Liu Xiang (China) não ter participado na final, após ter passado nas eliminatórias. Já quanto aos 400 metros barreiras, quem voltou a brilhar foi o peruano Javier Culson, igualando o seu melhor desta temporada com 47,78 segundos, marca que tinha sido obtida recentemente em Paris. O atleta também beneficiou da desclassificação de Bershawn Jackson (EUA), sendo o único atleta abaixo dos 48 segundos. Nas provas mais rápidas, Tyson Gay (EUA) triunfou em 10,03 segundos nos 100 metros, enquanto que nos 200 metros Christophe Lemaitre (França) dispensou o campeonato francês, para correr em 19,91 segundos nos 200 metros, na frente do holandês Churandy Martina.

Além de Liu Xiang e Bershawn Jackson, outros atletas tiveram uma prestação irregular, face ao hábito. Um deles foi o francês Renaud Lavillenie, que não foi além dos 5.40 metros no salto com vara, deixando a vitória na mão do alemão Otto Bjorn, tendo estado ausente o atleta da casa, Philips Idowu, na prova de triplo salto. No salto em altura feminino foi Anna Chicherova (Rússia) a estar menos bem, não indo além de 1.94 metro. Melhor estaria a britânica Goldie Sayers, que fez a delícia do seu público, com novo recorde pessoal no lançamento do dardo (66.17 metros), superando a checa Barbora Spotakova (64.19 metros). A final de 200 metros femininos acabaria por trazer um azar à jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce, que depois de ter sido a mais rápida na eliminatória (10,93), foi anormalmente lenta na final, com 11,82 segundos, final essa ganha pela nigeriana Blessing Okagbare (11,01 segundos), à frente da norte-americana Carmelita Jeter (11,03).

HÉLIO GOMES E FERNANDO SILVA CORRERAM NO ESTRANGEIRO

Além de Marco Fortes e Patrícia Mamona, outros dois atletas estiveram em competição no estrangeiro. Na Bélgica esteve Hélio Gomes, na prova de 1500 metros, finalizando em 7º lugar, com 3.44,21 minutos. Já no campeonato francês, que está a decorrer em Reims, participou na primeira jornada Fernando da Silva, atleta radicado em França e que esteve nos 5000 metros, terminando em 14.28,46 minutos. Também em Reims decorreu o campeonato francês de sub-23, onde David Bernardo acabaria desclassificado.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2