[EURO12] Apenas uma campeã mundial

Terça, 26 Junho 2012
[EURO12] Apenas uma campeã mundial

Sete campeãs europeias marcarão presença.

O Europeu contará com sete campeãs vindas de Barcelona, com Olha Saladuha a reunir também o estatuto de campeã mundial em 2011. 

Tal como no setor masculino, não são muitas as campeãs a regressarem ao Europeu, principalmente pela ausência de muitas das principais atletas da Rússia, que das sete campeãs mundiais de 2011, não apresentará nenhuma em Helsínquia. E Helsínquia ali tão perto...As campeãs de 2010 presentes serão : Verena Sailer, Betty Heidler e Linda Stahl (Alemanha), Myriam Soumaré (França), Yanit Nevan (Turquia), Ineta Radevica (Letónia), Olha Saladuha (Ucrânia) e Sandra Perkovic (Croácia).

Os rankings por vezes mentem, mas tal como no setor masculino existem atletas com mais favoritismo de levarem de Helsínquia uma medalha de Ouro, pela sua vantagem ao longo deste ano. A italiana Libania Grenot é uma das atletas em destaque, com 50,92 segundos nesta época, que não sendo uma marca de ponta, é privilegiada pela ausência das principais atletas russas, por opção. Mesmo sem Savinova, as russas parecem favoritas nos 800 metros, onde Irina Maracheva (1.57,82) se encontra com melhor marca que a homóloga Yelena Arzhakova (1.58,28). O mesmo acontece nos 1500 metros, mas entre Yekaterina Gorbunova (3.59,89) e Kristina Khaleyeva (4.00,53), embora contem com algumas adversárias de recordes pessoais abaixo dos 4 minutos. Luta entre os extremos geográficos da Europa é o que parece poder ocorrer na prova dos 5000 metros, onde a portuguesa Sara Moreira é líder do ano, com 15.08,33 segundos, mas não esquecendo a russa Svetlana Kireyeva que este ano só foi três centésimos mais lenta, além de outras atletas com recorde pessoais aproximados. Nos 3000 metros obstáculos a turca Gulcan Mingir é a líder do ano entre as inscritas (9.13,53), embora esta prova marque também o regresso da espanhola Marta Domínguez, após o envolvimento num processo de doping.

Sem referência desde o Inverno, a alemã Silke Spiegelburg é a atleta com melhor registo no salto com vara (4.77 metro), tendo como adversária mais perigosa Jirina Ptacniková (4.72 metro). Campeã europeia e mundial, Olha Saladuha poderá apresentar todo o seu perigo apenas em Helsínquia, embora também a bielorussa Kseniya Dziatsuk esteja destacada entre as inscritas. Detendo o título europeu, Betty Heidler aparece de novo no Europeu para chegar ao Ouro no lançamento do martelo, onde está com mais de dois metros de vantagem sobre as principais rivais, este ano.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2