[EURO12] Seis campeões voltam a Europeus

Segunda, 25 Junho 2012
[EURO12] Seis campeões voltam a Europeus

Quatro campeões do Mundo em Helsínquia.

A maioria das disciplinas não apresentará os campeões mais recentes, num Europeu onde além de despiques próximos, também existem favoritos quase inabaláveis... 
Não será o evento mais importante da temporada e essa ausência de protagonismo, além de se realizar mais cedo do que é habitual, levam a que se perspetivem vencedores de menor brio e com marcas inferiores, relativamente ao que tem ocorrido. Serão seis os campeões europeus que participarão neste novo modelo de Europeu : Christophe Lemaitre, Mahiedine Mekhissi-Benabad e Renaud Lavillenie (França), Mo Farah (Grã-Bretanha), Libor Charfreitag (Eslováquia) e Andreas Thorkildsen (Noruega). Além destes participarão ainda os alemães David Storl, Robert Harting e Matthias de Zordo, que juntamente com Mo Farah constituem o grupo dos campeões mundiais presentes em Helsínquia.

Analisadas as inscrições e rankings europeus, alguns atletas aparecem como favoritos destacados. O francês Christophe Lemaitre (100 e 200 metros) é incontornável favorito nas suas provas, além de poder ajudar a estafeta de 4x100 metros do seu país a chegar ao Ouro, embora este ano defronte pela primeira vez Churandy Martina, ele que passou a representar a Holanda, por extinção das Antilhas Holandesas no âmbito do atletismo. Nos 1500 metros é o turco Ilham Ozbilen a gozar de algum favoritismo, de todos o que tem melhor recorde pessoal (3.31,37) e o melhor do ranking europeu do ano (3.33,32). Com o estatuto de campeão europeu e mundial, Mo Farah parece o vencedor óbvio dos 5000 metros, não se excluindo a possibilidade de ultrapassar em Helsínquia o seu recorde pessoal de 12.53,11 minutos. Nos 10000 metros, onde desta vez Farah estará ausente, o favoritismo passa para o italiano Daniele Meucci, num ano onde correu com o recorde pessoal de 27.32,86 minutos. Campeão há dois anos, o francês Mahiedine Mekhissi-Benabad parece estar no caminho do Ouro nos 3000 metros obstáculos, sem que deva contar com uma oposição complicada.

Sem a presença dos principais atletas russos (aliás a Rússia só contará com um atleta), Robbie Grabarz (Grã-Bretanha) acaba por ser o natural favorito na vitória do salto em altura, tendo já atingido neste ano os 2.36 metros. Embora perdendo a liderança europeia recentemente, Renaud Lavillenie terá o estatuto de campeão no salto com vara a defender, numa prova onde o alemão Bjorn Otto deve disputar as mesmas fasquias que o francês. No triplo salto o domínio poderá ser italiano, com Daniele Greco (17.47 metros) e Fabrizio Donato (17.28 metros) e com a ausência dos melhores da atualidade. Campeão do Mundo, David Storl (Alemanha) é também o favorito ao Ouro no lançamento do peso, perseguido nos rankings pelo português Marco Fortes, tal como Robert Harting no lançamento do disco, que possui o favoritismo à vitória. Apesar da presença do campeão mundial Libor Charfreitag, este tem das piores marcas entre os inscritos, com o húngaro Kristián Pars aparentemente favorito à vitória. Dominador na Liga Diamante deste ano, o checo Vitezslav Vesely acaba por ser o principal rosto apontado ao Ouro, mesmo com a presença do atual campeão europeu (o norueguês Andreas Thorkildsen) e campeão mundial (o alemão Matthias de Zordo).

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2