Jim Hines

Domingo, 17 Junho 2012


James Hines, nascido a 10 de Setembro de 1946, em Dumas (EUA), foi um dos maiores velocistas norte-americanos de todos os tempos e um dos melhores de sempre a nível mundial, tendo sido detentor, durante 15 anos, do recorde do mundo dos 100 metros.

Jim Hines tornou-se, durante os Jogos Olímpicos de 1968, realizados na Cidade do México, no primeiro atleta a correr os 100 metros, de forma regulamentar e com cronometragem electrónica, abaixo dos 10 segundos.

Na final da prova dos 100 metros, Jim Hines tinha como adversário principal o seu compatriota Charlie Greene, que havia vencido Hines em 8 das 12 corridas de 100 metros disputadas anteriormente entre os dois. Porém, na final do hectómetro dos Jogos de 1968, graças a uma partida fulgurante dos blocos (a melhor da sua carreira), Hines embalou para uma vitória indiscutível sobre o seu rival norte-americano, estabelecendo um novo recorde mundial, com a marca de 9,95 segundos. Atrás de Hines, e à frente de Charlie Greene acabaria por ficar o Jamaicano Lennox Miller, com o tempo de 10 segundos.



Só para se ficar com uma pequena ideia da qualidade dos resultados obtidos nestes Jogos de 1968, registe-se que, pela 1ª vez na história de uma grande competição mundial de atletismo, um atleta, mais concretamente, Heinz Erbstosser (ex-RDA) correu uma eliminatória dos 100 metros em 10,20 segundos e, mesmo assim, não conseguiu a qualificação para as meias-finais da prova.

A juntar à medalha de ouro conquistada no hectómetro, Hines viria a alcançar, pouco tempo depois, a 2ª medalha de ouro, desta vez, na estafeta de 4x100 metros. A marca de 9,95 segundos obtida por Jim Hines apenas viria a ser superada 15 anos mais tarde, pelo também norte-americano Calvin Smith, a 3 de Junho de 1983, com o tempo de 9,93 segundos, numa prova igualmente disputada em altitude.

À semelhança do ocorrido 4 anos antes, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, com outro compatriota seu, no caso Bob Hayes, também Jim Hines abandonou pouco tempo depois o atletismo, assinando um contrato, como profissional, com uma equipa de futebol americano, os Miami Dolphins.

Autor: Alexandre Ribeiro (http://coleccionadordesportivo.blogspot.com)

| Mais
Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2