Duas estafetas em Helsínquia

Quinta, 14 Junho 2012
Duas estafetas em Helsínquia

Portugal entre as 16 melhores equipas europeias.

Será a primeira vez que Portugal terá duas equipas de estafeta numa mesma edição do Europeu de ar livre. 

Helsínquia marcará um facto inédito para a seleção nacional que pela primeira vez na história levará duas equipas de estafeta. Em Helsínquia participarão as estafetas de 4x100 metros masculina e a estafeta de 4x400 metros feminina, a primeira desfalcada de Francis Obikwelu, mas a segunao pode potencialmente estar acima do que tem vindo a fazer nos anos mais recentes.

A Associação Europeia de Atletismo contabilizou os resultados obtidos até 10 deste mês e a Federação Portuguesa de Atletismo já terá sido notificada. Será também a segunda vez que Portugal apresentará os 4x400 metros femininos, depois de uma participação relativamente modesta em Munique, no ano de 2002, onde das atletas que estiveram na equipa restam no ativo apenas Sandra Teixeira (agora mais dedicada às disciplinas de meio-fundo) e Patrícia Lopes. Em 2010, quando o Europeu passou por Barcelona, Portugal apresentou uma equipa de 4x100 metros masculinos, onde dos cinco convocados apenas Francis Obikwelu deixou de ser opção, depois da sua lesão, além de João Ferreira, que está mais dedicado na volta à pista. Para este Europeu o mérito próprio conquistado, sem que Obikwelu tivesse realizado qualquer prova, acaba por trazer uma motivação extra para os atletas que venham a ser convocados, apesar de também a lesão de Yazaldes Nascimento potenciar algumas dúvidas.

Também por isso será realizado o Festival de Estafetas (só de 4x100 metros), no próximo domingo, tentando preparar o Europeu de Helsínquia no setor masculino e ainda uma tentativa de recorde nacional, no setor feminino. Tenta-se, desta forma, espalhar a cultura das estafetas nos setores mais jovens também, com equipas sub-23 e de juniores. Por outro lado a seleção nacional sénior tenta ainda o sonho olímpico, onde para estar entre as 16 melhores equipas a exigência é superior.

A inclusão de duas estafetas deverá alargar ligeiramente o número de atletas presentes no Europeu. Ainda assim parece ser quase impossível que Portugal chege aos 42 atletas de Barcelona, até porque a edição deste ano não inclui as provas mais longas, como as de marcha e a Maratona.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2