Ana Oliveira poderá voltar à Escola

Segunda, 11 Junho 2012
Ana Oliveira poderá voltar à Escola

Requisição pela FPA terminará em setembro.

A técnica que comanda os destinos do atletismo do Benfica falou ontem sobre a sua situação como técnica e o seu futuro. 

Se ontem a vitória do Benfica no Nacional de Clubes contentava Ana Oliveira, por outro lado o seu estado de espírito relativamente à sua requisição pela Federação Portuguesa de Atletismo era de indignação pelo facto de não ter sido avisada pelo fim dessa requisição. Sem saber de notícias sobre o prolongamento da sua requisição, até por conhecimento dessa informação de outros colegas de profissão, Ana Oliveira alega ter questionado a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) sobre o estado da sua requisição. Acabaria por saber através de Carlos Santos, elemento responsável por algumas das áreas da FPA, sobre o fim da sua requisição : ”questionei e soube que fui posta no olho da rua”. A técnica benfiquista considera que esteve sempre disponível para colaborar, recentemente mais em áreas próximas dos Diretores Técnicos Regionais, ela que foi DTR da Associação de Atletismo de Lisboa (AAL) até ao mês de maio do ano passado, quando entrou em divergência com a atual Direção da AAL.

Esta situação coloca a técnica numa situação complicada, na medida em que, além de perda de rendimento, terá de regressar à Escola, onde afirma ter ”todo o orgulho de ser professora”, mas que necessariamente passará pela situação de ter menos tempo para se dedicar à secção de atletismo que lidera e sobre isso levanta dúvidas : ”Não sei se fico no Benfica, vou ter amanhã uma reunião”.

Professora há 23 anos, Ana Oliveira, que chegou a ser recordista nacional no setor de saltos, quando foi atleta, vê o seu futuro mais complicado e o seu principal lamento é o facto ”de ninguém me ter dito nada antes”. O Atleta-Digital tentou obter reações da Federação Portuguesa de Atletismo, mas esta mostrou-se indisponível para uma reação, deixando eventuais reações para mais tarde.

O que é a requisição de professores?

As federações desportivas podem fazer a requisição de professores que leccionem ao nível do Ensino Básico e Secundário, para maior dedicação à modalidade e para tarefas específicas da mesma. A aceitação da requisição permite alívio da carga horária para a docência para a dedicação nas tarefas designadas e justificadas pela mesma federação. Tipicamente os técnicos nacionais de setor e os diretores técnicos regionais encontram-se ao abrigo deste estatuto.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Lisboa está sem DTR

| Mais


Comentarios (22)add feed
... : Apenas a minha opinião
Nem todos os técnicos regionais estão requisitados pela FPA. A situação da Prof.ª Ana Oliveira é igual / semelhante a muitos outros técnicos, que gostariam de ter mais tempo para os seus atletas e não lhes é possível. Infelizmente a nossa modalidade não permite aos técnicos a possibilidade de serem "profissionais" . Não entendo a indignação da Prof.ª Ana Oliveira, não é mais que a maioria dos treinadores em Portugal. O clube que lhe pague, para que se dedique aos atletas, afinal de conta está ao servíço do Benfica e não da comunidade.
Junho 11, 2012
... : Gosto de saber...
Parecendo-me estar tão bem informado sobre as requisições da FPA, talvez nos possa indicar então quais os técnicos requisitados bem como os critérios usados, uma vez que tal como refere nem todos os técnicos regionais estão a tempo inteiro nas suas associações...
Junho 11, 2012
ENCOMENDA : Carlos Martins
A chamada notícia por encomenda. Vocês estão mesmo vendidos ao benfica.
Junho 11, 2012
Um : CA
Apenas o DTR de Leiria, que acumula como responsável da marcha, está requisitado
Junho 11, 2012
Pano para mangas! : pjatleta
Quem mereça e não está requisitado e outros nem tanto!.......
Junho 11, 2012
Que País te estás a tornar, meu Portugal, à beira mar plantado! : afavordaverdadedesportiva
Quem é Coordenadora de uma equipa como o benfica a tempo inteiro!??.........Tachos e mais tachos, è o País que temos!
Junho 11, 2012
Na FPA ou no SLB : João
Como é que pode uma funcionária do Estado ser requisitada por uma entidade pública para exercer funções numa entidade privada?

Que funções exerce essa docente na FPA? Não está a sra. a tento inteiro num clube? Se assim não é, como pode alguém ligado a um clube ser isento no desempenho das suas funções, seja elas quais forem, na Federação?

Por fim, será que se fosse um docente de outro canto do pais, teria o mesmo tratamento por parte da FPA e do Ministério da Educação? Duvido mas...
Junho 11, 2012
Não entendo : Frankie
Não entendo a revolta da sra. Então se a sra. estando requisitada pela FPA, se incompatibiliza com quem solicitou a referida requisição, estava agora à espera que a FPA a requisitasse de novo? para fazer o quê se ela não quer trabalhar com a dita Federação?

Que me desculpa a sra. mas ela devia saber muito bem que não iria ser requisitada de novo mas quis fazer o papel de vitima. Até porque o período de mobilidade decorreu há 15 dias tendo as escolas de origem validado esse mesmo pedido até 4 de Junho. E tudo isso tem intervenção da interessada, neste caso, da Prof. Ana Oliveira.

Sendo os concursos ou mobilidades do docentes da sua inteira responsabilidade, é impossível que a sra. não tivesse conhecimento.
Junho 11, 2012
Aiaiaiaia : Almeida
Meus amigos. Estão cobertos de razão! Vocês não sabem é metade da missa...se soubessem,choravam de desgosto do país que vos viu nascer!
"A técnica benfiquista considera que esteve sempre disponível para colaborar"
Esta frase é maravilhosa. Eu também estou disponível para trabalhar, mas se não me chamarem eu não me apresento, e se continuarem a requisitar melhor ainda.Mas ela que fique tranquila que alguém vai dar um jeitinho para que continue a passear com os atletas Olímpicos como se fosse a grande mentora do sucesso desportivo do Atletismo Português.

Junho 11, 2012
Revolta exagerada... : RM
Não estou a defender a continuação da Professora Ana Oliveira na FPA, mas vários argumentos aqui expressos são de não conhecedores do que realmente se passa! Sem grande esforço, e se quisessem, conseguiriam aqui reunir uma mão cheia de treinadores destacados na FPA que à vista de todos fazem muito pouco pela FPA ou têm algum trabalho realizado ao serviço da federação que não estágios da "treta" ou meia duzia de palestras para outros técnicos. Esses mesmos treinadores, são na sua maioria, pagos e são técnicos com participação activa na orientação dos clubes que representam, ou seja, não existe aqui também falta de neutralidade? Ao menos a Prof. Ana Oliveira não está na federação e a treinar atletas ao mesmo tempo, porque para mim isso seria muito mais grave num ano em que uma simples convocatória para um Europeu de Ar livre vai suscitar muitas guerras e onde os treinadores que estão dentro da FPA poderão exercer a sua força sem que alguém os detenha...
Junho 11, 2012
Exemplo : RM
Os feitos fazem-se de pessoas e realmente se a saída da Prof. Ana Oliveira se concretizar pode muito bem morrer algo que demorou a ser construído e que culminou nestes ultimos dois anos... Vejamos como a saida do grande Moniz Pereira do comando da equipa de atletismo do sporting, equipa esta mais do que estruturada e consolidada, caminhou para o descalabro. Com entrada de um determinado Sr. que mesmo assim já fazia parte da equipa técnica mas quis impor as suas ideias e valores deu cabo de 2 campeonatos... Não queiram a continuidade do SLB assim como a do SCP e vamos ver o numero de atletas capazes de representar o país em grandes palcos a reduzir-se...
Junho 11, 2012
... : RM
Não sei quem é a denominada pessoa "Almeida", mas não deve saber como se monta uma equipa de certeza, como se arranjam patrocinios ou orçamento para criar uma equipa capaz de ganhar a um clube que faz pouco tempo tinha mais de 800mil euros de budget! Ao Projecto Olimpico chamem-lhe o que quiserem mas foi uma jogada de Marketing que conseguiu captar dinheiro para ajudar atleta como Nelson, Chuva, Marco etc colocando Telma e Vanessa no mesmo saco e com isto aumentar o horizonte publicitário... Quem disser que isto não é bem pensado não percebe nada disto infelizmente! Projecto Olimpico é algo que nem na FPA está bem estruturado ou é minimamente aliciante para os atletas, SCP com Naide, Francis, Rui e outros o máximo que conseguiram foi contratos com a SAD mas de muito dificil acesso a outros atletas olimpicos... Numa modalidade que funciona como um investimento a fundo perdido os atletas querem estabilidade e acreditar que não têm de recorrer a negociatas a cada inicio de periodo de transferências!
Junho 11, 2012
... : Gosto de saber...
já lá vão umas horitas e ainda não obtive resposta...quantos técnicos estão requisitados e quais os critérios? apenas um, Sr "CA"?
Sério?? Vá lá... avance mais um pouco na informação...
Junho 11, 2012
Tristes : Silvino
Mas que treta de noticia.O que é que interessa que a Ana Oliveira não esteja requisitada? E o Chico das Couves e o Zé dos Bifes? e a Maria Papoila?
Estes gajos do Atleta digital sempre me sairam uns cromos vendidos. Fechem ou mudem de estilo. Vocês para mim acabaram hoje.
Junho 12, 2012
... : Frankie
Continuo a não perceber. se a sra. nada faz pela FPA ( entidade pública) porque está tão indignada?

Pode sempre pedir uma licença sem vencimento e ai pode treinar os seus atletas com o ordenado pago pela entidade que beneficia ( SLB - Entidade privada).

Porque tenho eu de pagar com os meus impostos a mobilidade duma funcionária pública para um clube inundado em dividas mas com pose de aristocrata?
Junho 12, 2012
é melhor para o Slb : Lara Li
Todos concordamos que o futuro está nos jovens!
Os jovens estão nas escolas!
Logo, para o futuro ser ainda mais risonho e o Slb continuar a "formar" jovens campeões, o lugar da Prof. Ana Oliveira é na escola.
A própria já afirmou que é professora há 23 anos e tem muito orgulho nisso. Por isso é que deve estar muito contente de regressar à escola onde pode servir o seu Slb e o seu pais da melhor forma.
Junho 12, 2012
... : Carlos Martins
Boa piada a do "formar" jovens campeões.

smilies/grin.gifevia querer dizer desviar jovens campeões.
Junho 12, 2012
Resposta ao RM : Almeida Santos
Não sei quem é a denominada pessoa "RM", mas devo dizer que tudo isso faria sentido, não fosse a técnica referida, destacada pela FPA. Não vale a pena referir outros técnicos na mesma situação, requisitados e a desempenharem funções nos clubes!Estão todos mal, a diferença é que os outros de uma forma ou outra colaboram com a entidade que solicitou a requisição, caso da técnica do SLB, o seu envolvimento com a FPA é nulo! Consegue descortinar as diferenças? A Prof. Ana Oliveira quer continuar a fazer o "excelente" trabalho que tem feito no SLB, então que se torne funcionária dessa instituição e liberte a sua requisição para quem de facto quer colaborar com a entidade de utilidade pública que é a FPA.
Junho 12, 2012
"formar" vs desviar : Dina
Penso que deve ser "formar" pois o processo de formação de um atleta jovem do slb é muito complexo. Envolve vários agentes, elevados meio financeiros e tecnologicos e grandes conhecimentos a nível da metodologia do treino, periodização, didática, etc. Chega ao ponto de até... oferecerem um fato de treino, para que o atleta abandone o seu clube de origem. Mas um abandono calculado, como tudo no atletismo do slb,um abandono apenas do clube, pois mantem o treinador(geralmente também recebe um foto de treino, não vá ele dificultar o processo de "formação"), local de treino e rotinas diárias.Está tudo pensado! Por isso o slb tem atletas em todo o pais. Um exemplo a seguir pelos rivais e clubes mais pequenos. E por que não pensar num franchizing. Seria ainda mais genial que o projeto olimpico. Deixo a dica.... e grátis! porque estamos a falar do slb e do interesse nacional....
Junho 12, 2012
há quem queira dizer: matar jovens atletas! : afavordaverdadedesportiva
Este País é um descampado de cereais que está repleto de pedras soltas e que matam á nascença todos os potênciais que nascem para florir!
Um dia no princípio sorridente e já cabendo em si toda a grandeza,
acaba envolvendo na tristeza tudo um futuro morto e sofredor!
Junho 12, 2012
Federação Portuguesa de Atletismo : António Augusto

Realmente, após ler todos os comentários, chego à conclusão que não existem critérios para atingir a excelência. Qual a estratégia federativa para a contratação de técnicos para o desenvolvimento do atletismo no país ?
Que trabalho desenvolvem os dirigentes e técnicos na FPA requisitados ?
Penso que todos os técnicos estarão ligados a clubes de atletismo, logo devem ser treinadores de atletas com algum valor na praça, para poder jsutificar a sua requisição. Não existe história de requisição de nenhum gestor do desporto, que tenha reconhecido trabalho e mérito na gestão desportiva, pois se assim fosse não poderia ser requisitado para a FPA, pois iria ofuscar os "jurássicos" dirigentes/gestores da FPA.
Meus amigos a educação desportiva num pais de "cunhas" e "afinidades" resume-se ao pobre resultado sem qualquer sucesso que está à vista de qualquer cego. Agora outro ciclo emerge sem a Naide e sem o Francis. Vamos criar estratégias e vamos apostar na qualidade de trabalho demonstrado, seja em clubes, associações, ou empresas e existem bastantes técnicos válidos e com sucesso apresentado que merecem uma oportunidade. Acabem de vez com o síndroma do abate a quem faz algo, seja onde fôr... smilies/undecided.gif
Junho 12, 2012
Esta notícia é para rir?? : Annie
LOL esta notícia só pode ser para rir.
Quer dizer... a Prof. Ana Oliviera não fazia nada, quando dizemos nada é mesmo nada, em prol da Federação (nestes últimos anos) e queria viver às custas dos mesmos? é por isso que temos o atletismo que temos. Não vale apena vir falar para este site dizendo que não sabe se vai continuar lol é óbvio que vai, é apenas uma estratégia para o SLB pagar o que a FPA já não irá pagar. E até acho que deve ficar porque lá, tem realizado um excelente trabalho. Trabalhar para clubes e para associações dos mesmos nunca deu bom resultado, nem nunca dará. As pessoas da FPA devem ser completamente insentes, mesmo tendo o seu clube o que é normal, devem estar completamente desassociados de qualquer clube. A associação de lisboa é neste momento uma podridão, ninguem consegue tirar o velho da cadeira de "sonho".

Junho 13, 2012
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2