Benfica e Sporting, a luta pelo título

Sexta, 08 Junho 2012
Benfica e Sporting, a luta pelo título

Yazaldes Nascimento é baixa confirmada.

Este fim-de-semana será marcado pela disputa do título de campeão nacional por clubes, onde o duelo Benfica Vs Sporting, no setor masculino, é o mais apetecível. As leoas voltam a ter uma vitória quase antecipada... 

O local do “crime” é o mesmo que permitiu o Benfica assaltar o título do Sporting, em masculinos, há um ano atrás. O Estádio Universitário de Lisboa abre de novo portas a uma final do Nacional de Clubes que pode voltar a ser intensa no que toca à luta entre os dois clubes de Lisboa pelo primeiro lugar. Este ano o Benfica parte com o título de campeão de 2011 e também com um ligeiro favoritismo, assumido pelo próprio Abreu Matos, responsável técnico do atletismo leonino : ”À partida o Benfica partirá favorito, mas o Sporting não se dará por vencido. Que ganhe o melhor..”. Para Abreu Matos, que considera que o evento terá potencialidade para ser ”muito interessante”, o maior dos desejos é que o ajuizamento não traga dúvidas de outras edições.

Ana Oliveira, responsável do atletismo do Benfica, também espera um evento bem disputado, sem dúvidas quanto ao objetivo final. ”Assumo perfeitamente o título”, dizia Ana Oliveira há duas semanas, depois da Taça dos Clubes Campeões Europeus. Hoje o ânimo mantinha-se, mas agora com uma baixa certa : Yazaldes Nascimento.

Velocista versátil, Yazaldes Nascimento acaba por ser o grande ausente da equipa benfiquista, por lesão na coxa esquerda. Esta ausência preocupa Ana Oliveira que considera obrigar a uma mudança de estratégia na equipa, principalmente pela questão das estafetas. Quem também estará ausente é Emanuel Rolim, que não estando nos 1500 metros obrigará a alguns esforços extra de outros atletas, nomeadamente de Rui Pinto. Além destes, Ricardo Monteiro, Alberto Paulo, Tiago Aperta e Jorge Paula não estão no melhor momento e os atletas “tocados” acabarão por ser vistos na manhã de amanhã, no departamento médico, para avaliação da equipa final que começa a competir da parte da tarde.

Do lado feminino o Sporting é claramente o candidato à vitória, sendo de esperar lutas interessantes pelo terceiro lugar do pódio, já que também o Benfica parece ter a sua posição quase garantida no segundo lugar. As provas que prometem mais luta, ou seja, onde o Sporting pode não garantir com tanta facilidade a vitória final, são os 800 metros femininos, onde Sandra Teixeira (Sporting) deverá ter Marta Pen (Benfica) como uma rival à altura. No salto em altura Marisa Anselmo (Sporting) deverá encontrar uma super motivada Liliana Vieira (Benfica), onde o ideal seria ambas lutarem para marcas próximas do 1.80 metro. Carla Tavares (Sporting) e Andreia Felisberto (JOMA) deverão marcar um bom duelo nos 100 metros, com a segundo no seu melhor momento de forma de sempre. Nos 100 metros barreiras, também Andreia Felisberto (JOMA) parece poder fazer frente tanto a Mónica Lopes (Sporting) como a Eva Vital (Benfica), uma luta tripartida que promete emoção.

AS PROVAS “CRÍTICAS” DESTE NACIONAL DE CLUBES (MASCULINOS)

100 m Francis Obikwelu (Sporting) não tem estado no seu melhor momento, mas Benfica sem Yazaldes Nascimento deverá ter de apostar ou em Arnaldo Abrantes ou até em Aucuiam Lopes, isto se a lesão de Ricardo Monteiro for considerada limitadora. O favoritismo parece recair, ainda assim, em Obikwelu.

400 m Jorge Paula (Benfica) poderá ser opção para combater João Ferreira (Sporting), mas este parece aqui mais forte que o benfiquista. Caso contrário o Benfica contará com Paulo Pinto, utilizado na TCCE, enquanto Sporting contará com Ricardo Lima, ambos a correr na casa do segundo 48.

800 m Miguel Moreira (Benfica) parece ser mais forte que a eventual utilização de Hélio Gomes (Sporting), mas o sportinguista parece este ano mais forte que há um ano e poderá surpreender o jovem atleta, dado que ambos deverão correr na casa de 1.50 minuto. A alternativa leonina seria a utilização de João Brás, mas este com mais dificuldade em bater-se com Miguel Moreira.

400 m Barr. Esta é uma das provas mais em dúvidas, onde nem Jorge Paula (Benfica) nem João Ferreira (Sporting) estão no momento de forma de há um ano atrás. Certo é que deverão ser estes dois atletas a lutar por pontos que serão fundamentais para as duas equipas.

Altura Entre Roman Gulyi (Sporting) e Paulo Gonçalves (Benfica), num deles deverá recair a vitória. Os 2.04 metros de Paulo Gonçalves não convenceram na TCCE e estão longe dos 2.16 metros do ano passado e Gulyi tem tido mais segurança a alturas mais elevadas. Uma das provas onde tudo pode acontecer...

Martelo Recentemente António Vital e Silva (Benfica) dedicou-se ao lançamento do martelo e essa situação trouxe bons resultados na TCCE, onde chegou aos 64.99 metros. Apesar do favoritismo de Dário Manso (Sporting), um descuído poderá levar a uma situação indesejada para a equipa leonina.

Dardo Tiago Aperta (Benfica) e Elias Leal (Sporting) deverão medir forças a níveis semelhantes, muito por culpa da lesão nas costas do benfiquista, que em última análise pode ser substituído por João Fernandes, que recentemente derrotou Elias Leal no meeting de Abrantes. Cai, por isso, o favoritismo para a equipa benfiquista.

Estafetas Com a ausência de Yazaldes Nascimento e as limitações de Ricardo Monteiro e Jorge Paula a equipa do Benfica jogará com fortes dificuldades estratégicas para colocar a sua força total nas estafetas (tanto nos 4x100, como nos 4x400 metros). Contra estas dificuldades, o favoritismo nos 4x100 metros fica mais repartido, embora tudo dependa também do dia em que estiver Francis Obikwelu...Nos 4x400 metros, última prova do programa, tudo dependerá das escolhas efetuadas, embora teoricamente o Benfica parta em vantagem...

OS 21 ATLETAS OLÍMPICOS PRESENTES

São 21 os atletas com mínimos olímpicos que estão previstos neste fim-de-semana neste Nacional de Clubes. Este pode também ser o momento ideal para alguns dos atletas sem mínimos tentarem chegar aos mesmos, naquela que é considerada uma das melhores pistas portuguesas, não só por causa do tartan, mas também pelas condições de vento. Os atletas inscritos, com mínimos, são : Maria Leonor Tavares, Edi Maia, Patrícia Mamona, Marco Fortes, Vânia Silva, Irina Rodrigues, Naide Gomes, Marcos Chuva, João Vieira, Sérgio Vieira, Pedro Isidro, Jorge Paula, João Ferreira, Vera Barbosa, Francis Obikwelu, Arnaldo Abrantes, Clarisse Cruz, Alberto Paulo, Vera Santos, Rui Silva e Marisa Barros.

| Mais


Comentarios (3)add feed
e os outros : Carlos Martins
Os outros clubes não deviam participar e então vocês só tinham mesmo benfica sporting. VERGONHA DE NOTICIA
Junho 09, 2012
Verdade : Frankie
Concordo perfeitamente. Já não basta a FPA somente olhar para os atletas do Benfica e do Sporting (veja-se a recente ida de uns atletas medianos a um meeting na Polónia !!!!!), só faltava agora um site que tinha por abrangente, também entrar nestes joguinhos
Junho 09, 2012
Treinadores : Frankie
Porque se permite que treinadores andem a passear-se pela pista a aconselhar os seus atletas enquanto outros se portam como deve ser e ficam nas bancadas?

Será porque nao são de Lisboa?
Junho 09, 2012
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2