A chuva de marcas em Eugene

Sábado, 02 Junho 2012
A chuva de marcas em Eugene

Nem as condições meteorológicas afetaram meeting.

Meeting de Eugene (EUA) marcou mais uma etapa da Liga Diamante, prova que teve nove lideranças mundiais do ano. 

Depois de Roma, na passada quinta-feira, ter chegado às sete lideranças mundiais do ano, Eugene superou-se e chegou às nove, um número elevado que tem ainda mais valor face às condições de chuva durante o evento.

Na prova de 400 metros femininos foi por cinco centésimos que o recorde de meeting não foi batido por Sanya Richards-Ross, que saiu dos blocos com tempo de reação de velocista e terminou destacada em 49,39 segundos, a melhor marca mundial do ano. Além desta, tanto os 3000 metros planos (Mariem Selsouli com 8.34,47 minutos), como os 3000 metros obstáculos (Milcah Chemos com 9.13,69 minutos) tiveram as vitórias com melhores registos do ano e com recorde de meeting. Quem não se ficou atrás foi a russa Anna Chicherova, que venceu à sua compatriota Svetlana Shkolina por dois centímetros, finalizando em 2.02 metros. Destaque ainda para a vitória aos centésimos de Tirunesh Dibaba (Etiópia), que melhorou o registo do ano em quase um minuto de diferença (30.24,39 minutos de tempo final), mas tendo de lutar com a queniana Florence Kiplagat (30.24,85 minutos). No lançamento do disco Sandra Perkovic (Croácia) voltou a estar dominante, chegando aos 66.92 metro, recorde de meeting.

Entre as melhores marcas mundiais no lado masculino, duas foram de atletas do Quénia, outras duas dos EUA e uma da Grã-Bretanha. O Quénia teve aqui neste meeting a interessante particularidade de fazer disputar as provas de qualificação para os Jogos Olímpicos nos 10000 metros, numa iniciativa semelhante à que a Etiópia fez esta semana em Hengelo. Aqui levou a melhor Wilson Kiprop (27.01,98 minutos), o melhor registo mundial do ano, seguido de Moses Masai (27.02,25) e Bitan Karoki (27.05,50). Na prova de milha, corrida em pista, também chegou ao melhor registo mundial do ano o queniano Asbel Kiprop, com 3.49,40 minutos. Do lado americano a queda dos melhores registos mundiais ocorreu atráves de atletas das disciplinas técnicas. Christian Taylor, sensação no último Mundial de ar livre, vence em bons 17.62 metros, um novo recorde de meeting que deixou o favorito Philips Idowu (17.05) no terceiro lugar, ultrapassado pelo norte-americano Will Claye (17.48). Quem não deixou o favoritismo de parte foi Mo Farah (Grã-Bretanha), atleta que nos 5000 metros teve de suar para chegar ao primeiro lugar em 12.56,98 minutos, fugindo ao queniano Isaiah Koech (12.57,63), numa prova onde o etíope Kenenisa Bekele ainda não se encontrou no melhor momento, apesar do 4º lugar com 13.01,48 minutos. Quem voltou a marcar a diferença foi o letão Vadims Vasilevskis, na prova de lançamento do dardo, tendo hoje ganho com recorde de meeting, ao lançar 84.65 metros. Por pouco ficou o bater do recorde mundial nos 110 metros barreiras, com Liu Xiang (China) a cruzar a meta em tempo de recorde do mundo, 12,87 segundos, infelizmente um tempo ventoso com o vento a soprar a 2.4 m/s.

O próximo meeting realiza-se em Oslo (Noruega), antes de regressar de novo aos Estados Unidos da América, na cidade de Nova Iorque. Em Oslo participará, pela primeira este ano, um português. Marco Fortes tem presença prevista para o próximo dia 7 de junho nos muito conhecidos Bislett Games, na prova de lançamento do peso. Confirmados estão os principais atletas mundiais, entre eles Usain Bolt, nos 100 metros, onde poderá tentar baixar da marca que obteve nos 100 metros há dias, na cidade de Roma.

| Mais


Comentarios (1)add feed
Disco : Bruno
A Sandra Perkovic não tinha sido suspensa por doping?
Junho 03, 2012
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2