12 na Taça da Europa de 10000 m

Terça, 22 Maio 2012
12 na Taça da Europa de 10000 m

Campeões portugueses tentarão defender títulos.

Portugal levará a Bilbao (Espanha) os dois atletas mais experientes (Ana Dias e José Ramos) e os dois campeões de 2011 (Youssef el Kalai e Sara Moreira). 

A viagem até Bilbao será pequena para os atletas nacionais, que no ano passado em Oslo (Noruega) fizeram resultados individuais com medalha de Ouro, embora falhasse o coletivo, apenas com medalha de bronze em masculinos. O selecionador nacional acabou por convocar 12 atletas que em Bilbao terão objetivos distintos.

Ana Dias, que completará a sua décima participação nesta Taça da Europa, tentará chegar ao mínimo olímpico, para em Londres fechar a sua carreira, depois de ter falhado esta marca no Troféu Ibérico da distância. Neste momento Sara Moreira, que em Bilbao defenderá a vitória de há um ano, já possui mínimos ‘A’ para Londres, enquanto a ausente Dulce Félix deverá abdicar da distância, trocando-a pela Maratona, o que abrirá lugar à qualificação de mais duas atletas para Londres. Destas apenas Leonor Carneiro parecer poder tentar surpreender com mínimo, mas ainda assim uma tarefa árdua...Ana Ferreira é a estreante em Taças da Europa e que terá como companheiras, além das referenciadas, Mónica Silva e Doroteia Peixoto, ambas também com uma só participação neste evento.

O mais experiente de todos em Taças da Europa, José Ramos, voltou a ser convocado para a sua 12ª internacionalização neste evento, numa altura em que conta com 43 anos de idade (!). Esta longevidade, que nunca lhe permitiu chegar às medalhas neste evento, tem ajudado sucessivas seleções e, verdade seja dita, maioria das vezes no top-10. Aqui o maior candidato aos mínimos olímpicos parece ser Rui Pedro Silva, que já assumiu que prefere optar pelos 10000 metros, caso obtenha os mínimos ‘A’ do que a Maratona, onde já tem os mínimos, o que abriria porta à eventual inclusão de Luís Feiteira na prova de Maratona. Por outro lado a presença de Youssef el Kalai, que tem andado ausente, merece o respeito pela vitória de há um ano, podendo ser perfeitamente uma surpresa em Bilbao. Quem também poderá surpreender, como já fez no Europeu de Corta-mato, é José Rocha, que buscará também uma ida aos Jogos Olímpicos na distância. Ricardo Ribas, que vai para a sexta presença e Luís Pinto, na sua segunda presença, foram os restantes selecionados. Para os Jogos Olímpicos só Rui Silva tem ainda mínimos, ainda que sejam ‘B’, o que deixa tudo em aberto...

Para lá da vitória coletiva estará também em mente dos atletas portugueses a medalha coletiva e melhor seria chegar ao Ouro coletivo nos dois géneros, um cenário que não está certamente afastado, embora só possa ser previsto com a saída das listas de partidas. A última vez que Portugal chegou ao Ouro coletivo aconteceu na Ribeira Brava, em 2009, com vitórias coletivas nos dois géneros... A Taça da Europa de 10000 metros disputa-se este ano em Bilbao (Espanha) no próximo dia 3 de junho.

SELECIONADOS

Femininos :

Ana Dias (Maratona CP)
Leonor Carneiro (Maratona CP)
Mónica Silva (Maratona CP)
Sara Moreira (Maratona CP)
Ana Ferreira (GD Estreito)
Doroteia Peixoto (NA Joane)

Masculinos:
José Ramos (GDR Conforlimpa)
Youssef el Kalai (Maratona CP)
José Rocha (Maratona CP)
Ricardo Ribas (Maratona CP)
Luís Pintos (Sporting CP)
Rui Pedro Silva (Individual)

| Mais


Comentarios (1)add feed
Mais atentos : AC
Em 2011 Portugal teve 4 medalhas, e não 3 como é referido; 2 Ouro individual + Prata equipa feminina + Bronze equipa masculina.
Maio 24, 2012
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2