Da Liga Diamante para Moscovo

Sexta, 18 Maio 2012
Da Liga Diamante para Moscovo

IAAF atribuirá Wild Cards para Moscovo 2013.

Além dos prémios monetários arrecadados, a IAAF tenta os atletas com novos estímulos, para dar relevo ao circuito mundial de meetings. 

Até agora só os atuais campeões mundiais tinham direito a Wild Card, a presença quase garantida sem precisar de tentar os mínimos ou um lugar tão antecipadamente. Num ano de Jogos Olímpicos, onde na Europa ainda existirá o Campeonato da Europa, a IAAF pretendeu dar ainda mais destaque à Liga Diamante, para garantir a subida das audiências televisivas e dos estádios cheios e tornar este circuito mundial numa referência entre maio e setembro de cada ano.

Desta forma todos os vencedores da Liga Diamante terão direito a convite por parte da IAAF para estar presente em Moscovo, em 2013, para o Mundial de Ar Livre, embora este seja um convite condicional a duas regras básicas : o atleta tem na mesma de ser convocado pela sua federação e cada país não pode apresentar mais do que quatro atletas.

Além desta vantagem, as vitórias na Liga Diamante também trazem benefícios para a Liga Diamante do ano seguinte, para lá de todas as vantagens competitivas que cada atleta passa a ter, em termos do mercado de meetings internacionais.

A Liga Diamante já começou, em Doha e segue amanhã para Shangai (China), onde são esperados alguns atletas de referência mundial, que deverão ampliar alguns máximos mundiais do ano. Para já nenhum atleta português integra estes meetings, sendo pouco previsível que as presenças lusas sejam frequentes, face às obrigações de clube e de seleção, que são este ano intensas, mas também à ausência quase certa de atletas como Nelson Évora ou Naide Gomes.

FRANCIS OBIKWELU E SÓNIA TAVARES EM MANCHESTER

Quem estará ausente este fim-de-semana do apuramento para a final do Nacional de Clubes é Francis Obikwelu, que pelo segundo ano consecutivo marcará presença nos Great CityGames, que este ano além da velocidade e barreiras, incluem este ano a prova de salto com vara. Tudo isto será disputado nas ruas da cidade de Manchester (Inglaterra). Além de Francis Obikwelu (nos 150 metros), estará ainda a portuguesa Sónia Tavares (nos 100 metros), numa experiência que é um misto de festa, com competição, numa altura ainda amena de competição.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2