Hélder Ornelas suspenso por doping

Quarta, 02 Maio 2012
Hélder Ornelas suspenso por doping

Primeiro caso mundial motivado por passaporte biológico…

A IAAF anunciou hoje o primeiro caso de doping, após análise do passaporte biológico do atleta português. 

Aquele que foi um dos mais rápidos maratonistas portugueses nos últimos anos, depois de correr a Maratona de Milão, em 2005, vencendo com o tempo de 2:10.00 hora, viu hoje a sua carreira praticamente terminar. Atleta da GDR Conforlimpa, Hélder Ornelas já não participou no Campeonato Nacional de estrada deste ano, até porque a sua pena começou a ser aplicada dois dias antes da sua participação, no mês de Janeiro.

O processo começou em Maio de 2011, quando o perfil do maratonista portuguesa levantou suspeitas, de acordo com o programa do Passaporte Biológico, implementado pela IAAF e que hoje culminou no anúncio do primeiro atleta detetado. Após a deteção deste perfil anómalo, o caso foi enviado para um painel de três especialistas da área da hematologia. A conclusão foi unânime quando à não explicação do perfil pelas vias naturais, pelo que o doping terá sido a única fonte desta irregularidade. Ao abrigo das regras de anti-doping internacional tal facto passa a constituir numa pena, que neste caso teve aplicação de quatro anos. Esta pena foi confirmada pela Federação Portuguesa de Atletismo, após consulta da IAAF, uma pena grave que não teve resposta por parte do atleta luso.

O presidente da IAAF, Lamine Diack, comentou o caso de doping do atleta português : ”os que tentam enganar a comunidade do atletismo devem ser avisados que o Passaporte Biológico não é apenas um conceito, mas sim um método eficiente que começa agora a ser usado pelo departamento de Anti-Doping da IAAF para identificar, referenciar e apanhar os que acreditam que o doping é apenas o único caminho para o sucesso. Os batoteiros devem saber que eles serão apanhados e que a IAAF aplicará uma pena de pelo menos quatro anos quando as circunstâncias o justificarem”.

A quatro dias de fazer 38 anos, esta prenda “envenenada” acaba por praticamente colocar um ponto final na carreira de Hélder Ornelas, que nos últimos anos já estava praticamente arredado dos grandes resultados, depois do episódios dos Jogos Olímpicos de Pequim ter levantado muitas suspeitas. Talvez o melhor resultado deste ciclo olímpico tenha mesmo sido alcançado na Meia-Maratona de Paris, em 2009, onde correu para o recorde pessoal, de 1:02.57 hora. Será pouco provável que Hélder Ornelas a 12 de Janeiro de 2016, data do fim da pena, já com 42 anos, venha ainda tentar regressar à sua carreira…

O QUE É O PASSAPORTE BIOLÓGICO…

O conceito do passaporte biológico passa por uma análise das diferentes recolhas de sangue ao longo da carreira, que são informatizados num documento eletrónico pessoal. As análises de sangue e urina deixam, assim, de ser relevantes apenas no momento da recolha, mas enquadradas ao longo da carreira. Desta forma poderão detetar-se anomalias aos perfis hematológicos e de esteróides.

PORTUGAL COM VÁRIOS FUNDISTAS PUNIDOS POR DOPING

Depois da Operação Galgo, em Espanha, em nada ter dado no que tem a ver com a punição de fundistas no país vizinho, é Portugal que vem averbando alguns casos de doping importantes, que têm contribuído para a representação das cores nacionais e dos dois principais clubes de fundo em Portugal. Em 2010 o fundista Eduardo Mbengani foi punido por EPO, pena que foi em 2011 agravada para 3 anos e 6 meses, que só permitirão ao fundista regressar em 2014. Com apenas dois anos de pena, Nuno Costa foi punido em 2011 e o seu regresso estará previsto para dentro de um ano. Sara Moreira acabaria também por ser punida em 2011, mas só por seis meses, pena que já cumpriu após prova da sua inocência. Nas provas de montanha, também em 2011, foi José Gaspar o punido por dois anos, podendo regressar em Agosto do próximo ano.

No meio deste turbilhão ainda se vão ouvindo algumas desconfianças dentro da comunidade do atletismo português, face a outros eventuais casos não detetados, acusações que eventualmente o novo método de deteção poderão confirmar ou desmentir, esta que parece ser uma “arma” muito poderosa na luta contra o doping na modalidade e no desporto em geral…

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2