[TMM12] Rio Maior recebe marcha internacional

Terça, 10 Abril 2012
[TMM12] Rio Maior recebe marcha internacional

Segundo momento de avaliação para Londres.

É já no sábado que se vai disputar o Grande Prémio de Rio Maior, prova que além de fortes motivos de interesse internacionais, tem também a disputa interna como aliciante... 

Rio Maior tem sido uma cidade especial para a marcha nacional, com vários dos atuais talentos nacionais a saírem desta cidade. O sucesso desportivo da cidade tem sido até alvo da vinda de muitos muitos atletas do estrangeiro que nesta altura se encontram em Portugal a estagiar e aproveitar o tempo, que por estas alturas é bem melhor do que os países nórdicos e de leste.

Do lado feminino espera-se que o título seja disputado por Tatiana Sibileva e Tatiana Korotkova, as duas atletas russas com as melhores marcas da época 1:26.59 e 1:28.38 hora respetivamente. Contudo, a marchar em casa, espera-se uma grande prestação das atletas portuguesas, até porque a luta é também por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, sendo esta prova considerada um dos três momentos de observação no trajeto para Londres. As quatro portuguesas com mínimos, Ana Cabecinha (1:29.53), Inês Henriques (1:30.55), Vera Santos (1:32.48) e Susana Feitor (sem marca) conseguiram já bons registos em 2012, exceção feita a Feitor que depois de um problema físico em Chihuahua, onde Henriques venceu, vem à prova de Rio Maior tentar convencer o seu momento de forma. Beatriz Pascual, Júlia Takacs e Lorena Luaces (Espanha), Sabine Krantz (Alemanha), Olive Loughnane (Irlanda), Cláudia Steff (Roménia), são outros dos nomes conhecidos na edição deste ano.

O setor masculino parece ter uma maior probabilidade de disputa pelos primeiros lugares e aqui, pela marca alcançada este ano, Petr Trofimov (Rússia) é o mais candidato, depois de este ano já ter marchado em 1:19.20 hora. Matej Toth (Eslováquia) e Yerko Araya (Chile) também são uma grande aposta para disputar o primeiro lugar com 1:20.42 e 1:20.48 hora, respetivamente. Outros atletas como Robert Heffernan (Irlanda), Eder Sanchez (México) ou Andres Chocho (Equador) parecem ser ameaças para lugares de pódio. Com este cenários os marchadores portugueses terão de lutar para conseguir um lugar no pódio e entre eles é João Vieira o mais provável, embora não seja certo que o português esteja já a marchar em ritmos rápidos, depois de ter preparado os 50 quilómetros para o Campeonato Nacional. O seu irmão, Sérgio vieira, também aparece aqui com alguma expectativa, mais de marca que de pódio. O jovem Luís Lopes, que já obteve 1:31.58 hora este ano, um novo recorde pessoal, poderá em Rio Maior tentar melhorar essa mesma marca.

As provas no sábado terão começo às 15:00, com as habituais provas de promoção. Já as provas do Challenge Mundial vão para a estrada a partir das 17:00 e promete ser uma das melhores provas de sempre em Rio Maior.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2