Melhores atletas jovens de Nov-Dez-Jan

Sexta, 16 Março 2012
Melhores atletas jovens de Nov-Dez-Jan

Pista coberta e corta-mato pesaram nos vencedores.

Esta votação foi promovida pelo Atleta-Digital, com apoio da Asics. Foram distinguidos os melhores atletas juvenis e juniores a actuar em Portugal, ou no estrangeiro (caso sejam portugueses) do trimestre de Novembro, Dezembro e Janeiro de 2012.  

Este é o segundo trimestre em que a votação é apoiada pela Asics e servida por uma plataforma própria, localizada aqui e que permitirá até, em próximas votações, qualquer um dos utilizadores fazer parte das votações.

Com a participação da Asics, esta marca oferecerá material desportivo ao atleta com mais votação, no global dos escalões, que deverá reclamar o seu prémio, conforme regulamento. Neste trimestre o atleta mais pontuado foi Hugo Espírito Santo, barreirista, que neste trimestre passou a recordista nacional de júniores.

As classificações finais, por escalão e género, foram as seguintes :
Ana Oliveira
Foto: Edgar Barreira / Atleta-Digital


JUVENIS FEMININOS:
1. Ana Oliveira (GAF) – 59 pontos

2. Rafaela Vitorino (SLB) – 37 pontos
3. Joana Costa (SLB) – 30 pontos
4. Olímpia Barbosa (GRQL) – 23 pontos
5. Sónia Ferreira (UDV) – 18 pontos
6. Liliana Cabral (SLB) – 12 pontos
7. Neuza Reis (SLB) – 9 pontos
8. Mara Ribeiro (CNRM) – 5 pontos
8. Juliana Pereira (JV) – 5 pontos
10. Ana Fernandes (SCB) – 2 pontos

Para Ana Oliveira este trimestre foi o da confirmação de outros anteriores, onde por duas vezes consecutivas ocupou o terceiro lugar, depois de há um ano ter sido segunda classificada na votação. A atleta voltou a ser bastante completa e os saltos voltaram a ser o seu ponto forte : salto em comprimento (5.78 m), triplo salto (11.78 m) e salto em altura (1.68 m). Esta supremacia permitiu-lhe ser tripla campeã nacional de juniores, em pista coberta, e ainda a mais pontuada no Triatlo, onde obteve um total de 2210 pontos. Também habituada às provas combinadas Rafaela Vitorino marcou a mudança de treinador com a participação mais frequente em eventos únicos. O seu melhor acabaria por acontecer na prova de 60 metros barreiras, onde foi a mais rápida do trimestre com 8,91 segundos, atingindo a mesma marca que Ana Oliveira no salto em altura. Desta forma perde os dois trimestre de vitórias consecutivas, sem perder o destaque no escalão. A fechar o pódio da votação Joana Costa foi a mais dominadora na velocista, com os 7,82 segundos alcançados, mais rápidos que qualquer velocista juvenil ou júnior neste trimestre. O título nacional de juniores acabaria por aparecer para esta jovem atleta.

Pedro Alex Santos


JUVENIS MASCULINOS:
1. Pedro Alex Santos (CBCC) – 54 pontos

2. Luís Neves (SLB) – 49 pontos
3. Hélder Costa (SLB) – 22 pontos
4. Cristian Rosa (CNRM) – 20 pontos
5. José Vilas Boas (SCB) – 16 pontos
6. Miguel Barrigana (SLB) – 13 pontos
6. Stélvio Lemos (SLB) – 13 pontos
8. Pedro Ferreira (LAVRA) – 7 pontos
9. Rui Costa (SCB) – 3 pontos
9. Helder Leitão (CABB) – 3 pontos


Uma surpresa (ou talvez não), o meio-fundista Pedro Alex Santos foi destaque neste trimestre, pelo alcance do novo recorde nacional de 800 metros, do escalão. A marca de 1.52,94 minuto, obtida durante o apuramento para a final do Nacional de Clubes, apagou da lista de recordes a marca de José Azevendo, que já datava de 1992. Desta forma o atleta fez história neste trimestre e justificou assim a sua votação massiva para a vitória neste escalão, mesmo perante outros atletas com resultados de grande valia. Um deles foi Luís Neves, que pelo segundo trimestre consecutivo ocupa o segundo lugar, com a sua melhor pontuação de sempre. Campeão nacional junior numa especialidade, Luís Neves continua a brilhar na velocidade, neste trimestre quer nos 60 metros (7,03 segundos), quer nos 200 metros (22,41 segundos), prometendo um bom ano de 2012. A suceder a nomes como Emanuel Rolim ou Rui Pinto, o fundista Hélder Costa acaba por ocupar a terceira posição desta votação, num trimestre onde foi o melhor juvenil nos 1500 metros (3.59,48 minutos), 3000 metros (8.43,63 minutos) e ainda o primeiro classificado no Corta-Mato de Torres Vedras.

Silvana Dias
Foto: Edgar Barreira / Atleta-Digital

JUNIORES FEMININOS:
1. Silvana Dias (UDV) – 46 pontos

2. Marta Pen (SLB) – 43 pontos
3. Isabel Vieira (SLB) – 25 pontos
4. Ana Monjane (SCP) – 21 pontos
5. Andreia Oliveira (NDCG) – 20 pontos
6. Vera Fernandes (SLB) – 14 pontos
7. Nádia Cancela (ACRSD) – 11 pontos
8. Ana Patrícia Silva (CAMG) – 8 pontos
9. Tatiana Rosário (GDE) – 6 pontos
9. Flávia Ribeiro (ESJD) – 6 pontos


Renhida foi a luta pela vitória neste escalão, com a vitória a tender para Silvana Dias, atleta que aos poucos confirma que a UD Várzea é uma das principais escolas de fundistas na atualidade. O seu trimestre passou por uma vitória no Nacional de Juniores, em pista coberta, onde a sua melhor prova foi a dos 3000 metros (9.50,09 minutos). A atleta esteve também no Europeu de corta-mato, onde foi 29ª classificada. A sua seleção para este Europeu ocorreu pelas suas duas vitórias em provas de corta-mato de observação : Felgueiras e Torres Vedras. Desta forma relegou Marta Pen para o segundo lugar desta votação, que pela terceira vez marca presença no pódio desta votação, depois da vitória no trimestre passado. A atleta evidenciou-se mais na pista coberta, nas provas de 400 (57,86 segundos) e 800 metros (2.12,00 minutos), já que no corta-mato o seu melhor foi um terceiro lugar numa das provas de observação (na Amora). Saltadora em destaque, Isabel Vieira começou bem a época e o trimestre ficou marcado pelo seu título nacional de salto com vara, em juniores e ainda o registo de 3.50 metros. Este foi o primeiro pódio para esta jovem saltadora.

Hugo Espírito Santo
Foto: Edgar Barreira / Atleta-Digital

JUNIORES MASCULINOS :
1. Hugo Espírito Santo (SCP) – 69 pontos

2. Emanuel Rolim (SLB) – 37 pontos
3. Carlos Nascimento (ESCMOV) – 18 pontos
4. Samuel Barata (SLB) – 17 pontos
5. Fábio Weber (SCP) – 14 pontos
6. Ícaro Miranda (SLB) – 13 pontos
7. Edgar Remédios (GAF) – 10 pontos
8. Valter Pinto (SCP) – 8 pontos
8. Ricardo Mendes (JV) – 8 pontos
10. Miguel Carvalho (CNRM) – 6 pontos


O mais pontuado do trimestre, não só no escalão como no global dos quatro escalões, Hugo Espírito Santo acaba por ser o grande felizardo do trimestre, que sucede a Tiago Aperta no apoio com material Asics. O barreirista, que atualmente treina com o líder nacional do ano, Rasul Dabó, teve um trimestre marcado marcado pelo seu domínio nos 60 metros barreiras. Com altura a 1.06 metro, os 8,20 segundos tornam-se numa marca muito interessante, confirmada pelos 7,87 segundos, este um novo recorde nacional de juniores, com as barreiras à altura regulamentar de 0.99 metro. Foi a primeira vez que o sportinguista se destacou em votações...Face a este domínio, Emanuel Rolim acabou por não ir além do segundo lugar, apesar de um trimestre interessante. Na pista coberta foi duplo campeão junior, com o domínio a ocorrer nos 800 (1.54,79 minuto) e 1500 metros (3.54,30 minutos). Também o corta-mato acabaria por ser destaque neste trimestre, depois da vitória de um dos corta-mato de observação (Torres Vedras) e ainda o 19º lugar no Europeu de corta-mato. Chegado ao escalão de junior, depois de três vitórias na votação enquanto juvenil, Carlos Nascimento foi terceiro classificado como júnior, onde até entrou bem com 6,90 segundos aos 60 metros, acabando por não terminar a época de pista coberta, não ampliando este registo.

Esta votação foi realizada dentro de parâmetros de imparcialidade, e reflectem a opinião de um conjunto de especialistas ligados ao atletismo, e particularmente ao atletismo jovem. Queremos dar os parabéns a todos os atletas e treinadores que têm realizado um trabalho digno de se ver, em prol do atletismo português.

O juri que participou nesta votação foi o seguinte:
Edgar Barreira (Atleta-Digital.com / Treinador)
Filipe Oliveira (Atleta-Digital.com / Treinador)
Rafael Lopes (Atleta-Digital.com / Atleta)
José Duarte (AMMA / Media)
António Manuel Fernandes (Revista Atletismo / Media)
Elisabete Costa (Media)
Prof. Paulo Constantino (Treinador)
Teodoro Marújo (Treinador)
Prof. José Uva (Treinador)
José Neves (Estatístico)

Consulte a plataforma de votações aqui

| Mais


Comentarios (2)add feed
JUN. FEM. : PAULO BARRIGANA
Para além dos 800 m e 400 m, Marta Pen Freitas fez 4.27,59 em Espinho, a dois segundos do mínimo para o Mundial de Juniores de Ar livre.
Março 17, 2012
desculpem foi a 04-02 : PAULO BARRIGANA
Peço desculpa a marca foi obtida a 04-02
Março 17, 2012
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2