[WIC12] A mamã é a Tia Hellebaut

Domingo, 11 Março 2012
[WIC12] A mamã é a Tia Hellebaut

A história de uma mãe que compete para medalhas.

No Mundial de pista coberta entre algumas histórias interessantes que se vão ouvindo, uma delas é a da belga Tia Hellebaut. 

Com 34 anos a belga Tia Hellebaut tem já um marco muito importante no atletismo mundial, pela forma como tem gerido a sua carreira, mas também pelos seus exemplos de vida e a transmissão de vida saudável, com respeito muito transparente pelas suas adversárias. Esta imagem, que faz questão em cultivar e tentar transmitir, tem resultado dentro da comunidade e a presença neste Mundial de pista coberta não podia passar despercebida.

Em 2008 deixou o Heptatlo depois de ser mãe pela primeira vez e em 2011 fez uma pausa para ser novamente mãe. As suas duas filhas dão-lhe muito trabalho, mas a belga diz ter tempo para prosseguir o seu lado materno e o seu lado atlético. Ser mãe e uma profissional de salto em altura não é fácil. A minha menina não dorme muito bem e eu tenho de acordar durante a noite. Somos três saltadoras em Istambul com filhos e todas nós temos apenas raparigas! Ter uma criança não significa o fim de uma carreira. As mentalidades a esse nível têm de terminar, eu acredito!, diz Hellebaut com um sorriso na cara!

O seu objetivo, os Jogos Olímpicos de Londres, ocorre já este ano e tão pouco tempo depois de ser mãe seria difícil estar a 100% em Istambul, onde terá aproveitado para ganhar ritmo competitivo ao mais alto nível. “Ainda não estou ao nível em que gostaria de estar. Para a final espero que tenha a mesma sensação nos meus saltos que nos últimos dois saltos da qualificação. A minha corrida de balanço não está muito consistente atualmente”, dizia Hellebaut antes da final de salto em altura que ocorreu ontem, onde se ficou pelo 5º lugar.

Já as filhas não viajaram até Istambul, também por serem demasiado novas para fazerem a viagem, mas porque afinal a mamã só veio fazer mais uma competição. ” O meu marido está cá com os meus pais, mas as minhas duas filhas ficaram em casa com a ama. A mais velha tem estado em casa a ver a competição na televisão”.

O PERCURSO DESPORTIVO FALA POR SI

Tia Hellebaut tem uma carreira que qualquer atleta inveja e isso é um facto que as medalhas mostram, curiosamente já num momento avançado da carreira. Quatro ouros (Jogos Olímpicos 2008, Mundiais de pista coberta 2008, Europeu de pista coberta 2007 e Europeu de ar livre 2006) apenas fazem lembrar que lhe falta uma medalha em Mundiais de ar livre, uma que sempre lhe faltará…

Enviados Especiais : Edgar Barreira (texto), Filipe Oliveira (foto) e Marcelo Silva

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2