Vitórias lusas em Viana do Castelo

Domingo, 22 Janeiro 2012
Vitórias lusas em Viana do Castelo

Meia-Maratona “Manuela Machado” foi um sucesso.

A 14ª edição da Meia-Maratona “Manuela Machado” foi brindada pelos portugueses e espanhóis e vitórias de Marisa Barros e Rui Pedro Silva. 

Que melhor homenagem a Manuela Machado que uma dupla vitória portuguesa e um recorde de participação, que chegou aos 1783 atletas chegados, além das iniciativas paralelas, que envolveram a população de Viana do Castelo. A prova deste ano esteve a um nível muito elevado, também porque as marcas fizeram querer que esta pode, a par das “Meias” de Ovar e do Porto, ser uma das provas com mais espírito nacional existente em Portugal.

Na prova masculina, a correr como Individual, Rui Pedro Silva mostrou mais uma vez um excelente momento de forma, com uma marca de nível elevado (1:02.38), só ultrapassada nesta prova pela de Luís Jesus em 2003 (1:02.16) e a dois segundos do seu recorde pessoal. “Tive adversários muito fortes e fiz tudo para os deixar para trás. Quando ia na frente as pessoas incentivavam, aplaudiam e isso deu-me muito ânimo para chegar em primeiro”, considerou à Agência Lusa o português, que teve o mérito de ficar à frente do queniano Evans Kiplagat (1:03.27) e do russo Nikolay Chakjin (1:03.27)

Já na prova feminina Marisa Barros (Benfica) tinha vários objetivos em mente e um deles seria o recorde do percurso, que obteve com uma vitória no tempo de 1:10.26, quatro segundos melhor que em 2011, nesta que foi a sua terceira vitória consecutiva em Viana do Castelo. Desta forma Marisa Barros deixou para trás a própria Manuela Machado, que triunfou por duas vezes nesta meia-maratona (em 1999 e 2002). Tal como Rui Pedro Silva, Marisa Barros destacou o público vianense e libertou um desabafo de esperança no fundo nacional : “Mostrámos que também temos muito valor”. A portuguesa foi nitidamente superior, ganhando por mais de quatro minutos de vantagem sobre a segunda classificada, Doroteia Peixoto (1:14.51), com o pódio a ser encerrado por Filomena Costa (1:15.13). Destaque ainda para a estreia de Catarina Lima (UD Várzea), jovem que correu em 1:18.28 hora, para o quinto lugar.

À Agência Lusa, a madrinha do evento, Manuela Machado, estava nitidamente feliz pelo envolvimento da população e das marcas que têm permitido o financiamento do evento. “Estou muito orgulhosa com o sucesso desta edição. Até o tempo ajudou e começa a ser uma responsabilidade muito grande. Satisfeita também por termos vitórias portuguesas”.

RESULTADOS:

Masculinos:

1. Rui Pedro Silva (Individual) – 1:02.38
2. Evans Kiplagat (Quénia) – 1:03.27
3. Nikolay Chakvin (Rússia) – 1:03.27
4. Rui Teixeira (Maratona CP) – 1:03.52
5. Paulo Gomes (Individual) – 1:03.59

Femininos :
1. Marisa Barros (Benfica) - 1:10.26
2. Doroteia Peixoto (NA Joane) - 1:14.51
3. Filomena Costa (SC Braga) - 1:15.13
4. Fernanda Miranda (SC Braga) – 1:17.04
5. Catarina Lima (UD Várzea) – 1:18.28


Pódio masculino


| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2