Por favor, Associação de Atletismo de Lisboa. Por favor…

Quinta, 19 Janeiro 2012
Cada vez pior! O Campeonato Regional de Inverno em Lisboa não deixará quaisquer saudades. Aos atletas e (sobretudo) aos espectadores. Eu já competi em provas por todo o país (excepto na Madeira e em Bragança) mas é aqui, em "casa", que encontro as piores exibições na pista, não dos atletas (os quais são dos melhores do país) mas sim da organização.

Há cerca de um ano atrás decorreu o Regional de Inverno de Lisboa de 2011 na Pista do INATEL. Em conversa com o João Ferreira (SCP), quando aquecíamos para os 400m onde o atraso já ultrapassava os 40 minutos, ele disse-me: “Acontece sempre isto! Assim os melhores atletas não põem cá os pés!”. Eu acenei a cabeça, dando-lhe razão mas também face ao elevadíssimo número de atletas a participar nos 60m, pensei que seria impossível não haver atrasos ao programa-horário.

Passado um ano, a Associação de Atletismo de Lisboa teve uma ideia que faz bastante sentido do ponto de vista organizativo (mas muito pouco sentido para alguns clubes e alguns atletas). Decidiu limitar a participação ao Campeonato, autorizando apenas 5 atletas* por clube em cada evento. Logo aí, pensei para mim “Resolveram o problema, com menos atletas não haverá atrasos! Ainda por cima no Estádio Universitário, com pista de aquecimento, vai correr tudo bem!”.
Oh como estava eu enganado…

Por favor, AAL...

Organizações destas não podem acontecer! Não podem acontecer neste momento especialmente! Atrasos de mais de hora e meia, quando os atletas estão prontos a partir, não podem acontecer numa altura em que a principal prioridade do Atletismo, a meu ver, deveria passar por atrair pessoas aos estádios. Porque é que isto é tão fundamental? Atrair pessoas aos estádios é urgente porque possibilita aos clubes e atletas poderem ir ter com as empresas e pedirem patrocínios a “sério” (aqueles em que existe uma troca de benefícios entre patrocinador e patrocinado) mostrando que lhes poderão dar visibilidade e notoriedade (já que os patrocínios por favor” e por “caridade” estão em vias de extinção). Mas atrair espectadores para quê? Para ficarem a ver os atletas a tentarem manter-se quentes? Para apanharem uma “seca” de mais de uma hora de interregno entre as provas de 60m femininos e as de 60m masculinos enquanto apanham frio? Para verem os juízes desaparecerem e depois começarem a discutir uns com os outros? Para verem o aquecimento de atletas ultrapassar as duas horas, o que não favorece em nada os seus resultados? Para ouvirem juízes a falar mal para os atletas só porque estão enervados com uma situação cuja responsabilidade não é dos atletas? Para nem sequer ouvirem um pedido de desculpa da organização? Para verem alguns dos melhores atletas prescindirem da sua participação por medo de lesão? Para verem alguns lesionarem-se? Para verem atletas serem impedidos de correr na linha de partida porque não houve trabalho de casa da A.A.L.? (Sim, porque se existia a regra dos 5 atletas por clube, porque é que deixaram inscrever mais do que esse número?).

Assim não vamos lá! Ninguém vai conseguir garantir visibilidade e notoriedade a possíveis patrocinadores. E (claro), os espectadores continuarão a ser, para além dos próprios atletas, alguns pais, irmãos, namorados, dirigentes, treinadores. Mas esses também serão cada vez menos, se dermos ouvidos aos comentários que se foram fazendo nas bancadas.

Só me resta uma expressão… “Por favor, AAL. Por favor… Nós merecemos melhor”


*Esta medida de 5 atletas por clube prejudica principalmente os atletas de clubes que têm muitos bons valores na mesma disciplina, tais como o Benfica e o Sporting. E são propícias a situações que causam mau-estar entre colegas e que revelam o carácter das pessoas responsáveis de cada secção. Dou nota negativa aos do Benfica pelos 400m e uma nota muito negativa ao Sporting pelos 800m masculinos. Eu sou positivo em relação aos outros e em relação ao potencial humano, mas sou obrigado a acreditar na incompetência humana e na falta de jeito para liderar quando vemos uma alta figura do Atletismo leonino a dizer a um dos jovens mais promissores dos 800m que não lhes faz nenhum favor estar a correr pelo Sporting. E isto depois de o ter impedido de correr os 800m por causa da regra mesmo sendo o terceiro melhor dos inscritos da equipa leonina (qual terá sido o critério de escolha?).


| Mais
Comentarios (4)add feed
Camp. Reg de Lisboa : Cristiano Silva
Os atrasos é chato, mas acho que existe muita falta de comunicação entra a organização, pelo menos avisavam ao micro quanto tempo de atraso à de prova para prova, para os atletas não aquecerem com o horario do program, era uma forma de orientar melhor a situação e a revolta dos participantes e clubes, em relação à nova regra de 5 atletas por clube acho mal, pois os clubes vão ter de "discriminar" atletas e escolhar o que põe os clubes numa situação dificil, acho que deviam apostar em minimos para os campeonatos regionais,e até motivava aos atletas a trabalharem mais e a se esforçarem para obterem os minimos!! Outro problema é a falta de provas nos calendarios nacionais!! Acho que é outro ponto a ser tocado!! Abraço e bons treinos!
Janeiro 19, 2012
A parte dos atletas : Rafael Lopes
Tenho a certeza que a falta de provas é que fez alguns dos bons atletas não mandarem o Regional à fava com aqueles atrasos.
Janeiro 19, 2012
... : kiko costa
Mudem o Presidente da Associação e as coisas melhoram de certeza.
Janeiro 20, 2012
CONHECER A AAL : DOMINGOS ESTANISLAU
queria conhecer a historia da AAL e não consigo encontrar nada que me permita conhecer a fundação da Associação
Maio 24, 2013
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2