Tiago Aperta em entrevista

Terça, 10 Janeiro 2012
Tiago Aperta em entrevista

Vencedor de jovens do trimestre de Maio, Junho e Julho.

O jovem lançador foi à sede da ASICS recolher o seu prémio de melhor atleta jovem do trimestre, numa votação que é uma parceria entre a ASICS e o Atleta-Digital. 

A história de Tiago Aperta nas votações de melhor jovem do trimestre é a de ter sido vencedor logo na primeira edição, no trimestre de Abril, Maio e Junho de 2008, quando ainda era Juvenil. Nessa altura tinha batido o recorde nacional de juvenis com as cores do Sporting Clube de Abrantes, recorde obtido no Campeonato Nacional de Juvenis, com 64.75 metros. Desde aí, pouco depois de ter largado as provas combinadas, Tiago Aperta dedicou-se ao lançamento do dardo e não deixou de progredir na sua evolução até hoje. Com muitas presenças nos primeiros lugares das sucessivas votações para jovem do trimestre, alcançou como júnior a distinção máxima por duas ocasiões, nos trimestres de Maio, Junho e Julho de 2010 e 2011. Foi este último trimestre, com o começo da parceria com a ASICS, que originou a entrega de material desportivo por parte da marca ao lançador. Atualmente no Benfica, Tiago Aperta é também estudante universitário do curso de Marketing e Relações Públicas, em Lisboa, onde passou a viver deste que integrou o grupo de treino de Elias Leal. Com o abandono progressivo de Elias Leal, o jovem lançador lamenta a falta de concorrência em Portugal, desejando que Luís Almeida regresse brevemente para evolução mútua. Vamos conhecer melhor o Tiago...

Atleta-Digital : Como é que nasceu para ti o atletismo?

Tiago Aperta :No meu 4º ano fui fazer uma visita de estudo ao Estádio de Abrantes. Cheguei e passei a gostar do atletismo. Tinha por volta dos meus 10 anos quando comecei com um grupo de mais dois ou três colegas meus. Na altura gostei do professor que lá estava naquele dia e foi meu treinador até vir para Lisboa. Era uma fase em que também jogava futebol. Continuei, apesar dos meus colegas terem desistido…

Atleta-Digital : A transição de Abrantes para Lisboa foi difícil para ti?

Tiago Aperta :O meu primeiro ano foi complicado. Ao nível do treino era diferente, a vida era diferente, não era fácil. Foi-se com calma, no primeiro ano o meu treinador deixou-me ir habituando, não quis precipitar as coisas, quis ir-me conhecendo. Não fizemos um trabalho tão a sério como agora. A partir dai, no ano passado, já foi diferente e este ano estou ainda mais focado.

Atleta-Digital : A diferença das marcas acaba por acontecer pela diferença no segundo ano em Lisboa?

Tiago Aperta :Sim. No primeiro ano os 70 metros que fiz foi num dia bom, não era se calhar o que estava a valer. O ano que passou já estive mais estável ao nível das marcas e fui estável nos 73 metros. Quando se está estável é mais fácil e se conseguisse um dia bom, poderia ter saído muito mais do que saiu...

Atleta-Digital : Ao longo da tua carreira quais foram as tuas principais referências?

Tiago Aperta :Ao início o meu irmão que também fazia atletismo até ter um problema nas costas. Na altura ele era a minha referência e como ele fazia dardo e passei a gostar, por isso julgo que ao início foi ele. Atualmente não tenho grandes referências, apesar de olhar para Jan Zelezný, que é o recordista do Mundo, porque foi diferente dos outros todos, a marca que ele fez é uma coisa do outro Mundo. Neste momento gosto do Andreas Thorkildsen, vejo vídeos no You Tube, mas não tenho grandes referências.

Atleta-Digital : Sentes-te de alguma forma como uma referência para alguns atletas?

Tiago Aperta : Nunca senti isso nem penso nisso sequer, porque sou tão novo... A marca que fiz em Portugal tem algum valor, mas no estrangeiro ainda é uma marca sem grande valor. Estou a trabalhar para que a minha marca seja cada vez melhor. Se daqui a 10 anos se tiver 85 metros, aí acho que já penso nisso..

Atleta-Digital : Quando vais às competições internacionais sentes muitas diferenças?

Tiago Aperta :Quando se vai lá fora é diferente. O nível da competição e a quantidade de público é completamente diferente. Chegar lá e ver os atletas estrangeiros, não me mete medo, mas mete-me a pensar o que me falta para chegar aquele nível. Lá fora tento manter o nível que tenho cá. A diferença física que mais noto é a altura, mas no resto não noto que sejam mais alguma coisa que eu ou mais alguma coisa que eu não tenho. A cultura deles é outra, o nível deles é outro, o país deles é outro e no dardo esta diferença também se sente. Ainda há um segredo para desvendar e ando à procura desse tal segredo…

Atleta-Digital : O Europeu de Equipas correu-te mal.O que aconteceu?

Tiago Aperta : Há dias e dias e em competições internacionais infelizmente ainda não tive aquele dia. Claro que já bloqueei nessas competições e cada vez me sinto menos bloqueado. No Europeu de Equipas olhava à minha volta e esta ali com as pessoas que costumo ver no You Tube...Naquele dia as coisas ao nível da corrida estavam a correr mal, penso que isso influenciou um bocado. E depois aquele ambiente todo, a falta do meu treinador…não consegui dar a volta à situação!

Atleta-Digital : Durante o Europeu de Juniores acabou por acontecer a morte do teu pai. Ponderaste não participar?

Tiago Aperta :Quando fui para lá estava ciente de como o meu pai estava, era um problema muito grave. O meu pai disse à minha mãe antes de eu ir que queria que eu fosse. Fui por causa disso, porque já não me sentia bem. Ir para aquele sítio e saber que estava a acontecer aquilo tudo não foi fácil para mim. Quando o meu treinador me contou foi difícil, mas era complicado ter tomado a decisão de ir e de depois não participar, tendo em conta a opinião do meu pai antes de falecer. Acabei por decidir ficar.

Atleta-Digital : Estás a treinar com o grupo onde está Elias Leal. Ter o Elias foi importante para cresceres?

Tiago Aperta : Ter o Elias no grupo foi muito importante porque ele já tinha muita experiência, já anda nisto há muitos anos. Ele sempre me ajudou, deu as dicas que achava certas e foi muito importante a presença dele para ser o que sou hoje!

Atleta-Digital : Tem sido importante estares no clube, o Benfica, para evoluíres?

Tiago Aperta : O clube dá-me todas as condições para eu evoluir. Até agora não me têm falhado com nada, cumpriram tudo o que me prometeram e ao nível médico tem sido um apoio muito importante. Sempre me apoiaram e não me posso queixar…

Atleta-Digital : Que objetivos tens para esta época?

Tiago Aperta : Estou mais focado nas provas de clubes (Nacional e Taça dos Clubes Campeões Europeus), além da Taça da Europa de Lançamentos, embora não esteja obcecado por esta prova. Depois não faltará muita coisa, como Europeu de ar livre e os Jogos Olímpicos. Não vou dizer que é impossível ir, mas também não vou pensar muito nisso! Acho que estou superior ao ano passado e o objetivo é ir batendo os recordes, mas não vou estar já a pensar nos 79 metros. É verdade que gostava de ir já, para ter um ano de adaptação. Se for possível melhor, caso contrário continuaremos o nosso trabalho a pensar em 2016.


>>QUEM É TIAGO APERTA?!<<

Quais os desportos da tua vida?
Gostava de jogar futebol. Gosto de ver desportos de luta ou de carros

Bebida favorita…
Coca-cola, mas também gosto de água

Melhor filme de sempre…
Um dos meus hobbies é ver filmes. Gostei de ver o Warrior há pouco tempo

A minha saída à noite é…
Em casa, não gosto de sair à noite

A melhor idade…
A melhor é a que estou agora

O que eu gostava de fazer no futuro…
Quando era criança gostava de ser militar mas também gostava de trabalhar na área do desporto

A pessoa que mais me influenciou…
No lançamento do dardo foi o meu irmão

O meu maior rival é…
Até agora não tenho

Gasto todos o meu dinheiro…
Já foi mais na roupa, já foi mais coisas para computador. Agora comprei um carro. Tenho de poupar

Tatuagens ou piercings…
Nenhuma das coisas…

Verão ou Inverno…
Gosto mais do Verão, mas o Inverno também não é mau

Falar na internet ou falar pessoalmente com um amigo…
Falar pessoalmente

Loiras ou morenas…
Não tenho assim uma grande preferência

Rock, Pop, Disco…
Gosto de tudo um pouco, também gosto de House ou Fado

Mar ou Montanhas…
Mar

>>FICHA TÉCNICA<<
Clubes : Abrantathletics (de 2002 a 2005), Sporting Clube de Abrantes (de 2005 a 2009) e Sport Lisboa e Benfica (desde 2009)
Treinadores : Manuel Gonçalves (de 2002 a 2009) e Carlos Fernandes (desde 2009)
Principais competições :
FOJE (4º em 2009, 67.51 m)
Taça da Europa de Lançamentos (11º Sub-23 em 2009, 63.79 m ; 12º Sub-23 em 2010, 63.18 m)
Mundial de Juniores (31º em 2010, 56.10 m)
Europeu de Nações (12º em 2011, 62.54 m)
Meeting Internacional de Juniores – Mannheim (4º em 2011, 66.39 m)
Europeu de Juniores (10º em 2011, 68.86 m)
Evolução das marcas
Dardo (800 g.) 60.20 (2008), 65.11 (2009), 70.43 (2010), 73.94 (2011)


Consulte o histórico da votação do melhor jovem do trimestre


Por : Edgar Barreira

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2