A lista para o Pai Natal

Sábado, 17 Dezembro 2011
Entrando no mês de Dezembro, é natural as pessoas deixarem-se levar pelos impulsos consumistas habilmente influenciados pelos mecanismos do mundo maravilhoso do marketing e, mais tarde ou mais cedo, lá vem alguém pedir-nos para fazermos uma lista de coisas que gostariamos de receber, essa mesmo! A lista para o Pai Natal.

Deixando-me influenciar por este espírito natalício (mesmo sem o exagero de luzes e enfeites nas ruas de outros anos atrás. Ainda bem!) mas não me permitindo levar pela voracidade comercial, estou a aproveitar para pôr em prática um ensinamento de um sábio amigo meu: “É tão fácil fazer os outros felizes com gestos simples”.

Como tal, antes de divulgar a minha “lista” gostaria de deixar um agradecimento especial a todos os treinadores que acompanham os nossos atletas, especialmente os mais jovens, e que muito contribuem para que o nosso atletismo não ande a par e passo de outras esferas da nossa sociedade, mas sim bem à frente delas, com um nível bastante aceitável para a dimensão geográfica do nosso território.

Gostava de destacar o trabalho dos treinadores, os quais oferecem um dos bens mais preciosos do mundo – o tempo – para orientar, formar, liderar e acompanhar atletas. Como o futuro pertence aos jovens, são os treinadores dos jovens que merecem uma especial atenção da minha parte. Sabem qual a percentagem de jovens atletas que vê o seu treinador como um segundo pai/mãe? Sem ter feito nenhum inquérito e apenas baseando-me na minha experiência como atleta nascido na Amadora, acredito que a percentagem chegue aos 50%, dependendo não só da estrutura familiar do jovem como também do perfil do treinador.

Sem estes treinadores a funcionarem como retenção de jovens para a modalidade, o panorama actual seria claramente menos bom, o que me leva a dizer que estes treinadores deviam merecer maior crédito por parte das associações e da própria Federação. Sem eles, com certeza que não teríamos os resultados que temos actualmente em competições internacionais.

Já viram? Temos medalhas em Jogos Olímpicos, temos medalhas em Campeonatos do Mundo, temos medalhas em Europeus de Corta-Mato… Não somos assim tão maus como pensamos mas nós portugueses somos assim, raramente louvamos o que há de bom e demasiadas vezes pensamos nos defeitos e no quanto somos inferiores aos outros.

Tenho a certeza que grande parte dos treinadores a quem eu estou a agradecer tem imensos defeitos mas também estou certo que dão o seu melhor e dedicam-se completamente por amor ao atletismo, muitos sem terem retornos monetários que compensem o tempo dispensado. Dito isto, chegou a vez da lista. A minha lista inclui todos estes treinadores de que falei, mas permitam-me revelar alguns nomes em especial: Joaquim Raposo Borges, André Veredas, Celestino Semedo, Osvaldo Apolinário, Eulálio Tavares, Filipe Lara Ramos, Paulo Constantino, Edivaldo Monteiro, Fernando Pereira, Paulo Reis, Cátia Ferreira, George Silva, Pedro Pimenta, José Uva, Eduardo Cunha, José Marques, José Silva, Anabela Leite, Fonseca e Costa, João Campos, António Barata, João Ganço, Rafael Marques, Céu Nunes, Edgar Barreira, Paulo Barrigana, Joaquim Cruz, Hugo Serra, Luís Mugarro, Carlos Mendes Paulo Colaço e Miguel Lucas. Quero que saibam que estão a fazer um bom trabalho e que o vosso trabalho não passa, de forma alguma, despercebido. Parabéns.

Pai Natal, dê força a estas pessoas para bem conjugarem o atletismo com a sua vida pessoal e para continuarem a dar o melhor que podem e o melhor que sabem pelo bem do nosso atletismo. Sem eles, o futuro do atletismo português será pior.

| Mais
Comentarios (6)add feed
Muito bom : João André
Numa única palavra, classifico este artigo: BRAVO !
Dezembro 17, 2011
smilies/smiley.gif : Rafael Lopes
Muit obrigado campeão! smilies/grin.gif
Dezembro 17, 2011
smilies/smiley.gif : Pedro Santos
Muitos parabens por este (e outros) artigos smilies/wink.gif
Grande abraço
Dezembro 24, 2011
Bem haja Rafael : Emanuel Vital
É uma justa lembrança e merecida homenagem a estes e a tantos outros mais ou menos incógnitos que tanto dão de si.

Que 2012 reserve o melhor para estes "amantes" do atletismo.

Bem hajam!
Dezembro 31, 2011
Aiaiaia : M.Silva
Ó Rafael...até estavas a escrever umas "coisas"interessantes, mas quando vi os nomes que constam na tua lista, foi tamanha a desilusão. É que nessa lista, 90% dos nomes referenciados, não fazem ideia o que é treino de jovens. Caso discordes comigo, diz-me quantos desses treinadores levaram até à idade de sénior atletas com nivel Internacional!! Tenho pena de não te conhecer, mas colocares o nome de Luís Mugarro na referida lista só podres ser um invisual com grande paixão pelo Atletismo... e isso tem valor! Ou não tens visto a desgraça em que se encontra a Liliana Cabral, que ainda em idade de Infantil já fazia mais km por semana que os peregrinos de Lisboa/Fátima/Lisboa. Afinal já li que és da opinião que a técnica é fundamental no desenvolvimento dos jovens. Estas um pouco baralhado!! infelizmente não tens noção das qualidades que diferenciam um bom treinador, de um razoável, e de um mau.
Maio 13, 2012
Respeito... : Rafael Lopes
Eu ser "um invisual com grande paixão pelo atletismo"... Por favor! É tão fácil vir aqui insultar os outros, especialmente aqueles que dão a cara no nosso pequeno meio que é o atletismo português.

O objectivo deste artigo natalício não era discutir métodos de treino nem apontar o dedo aos treinadores (é muito fácil). Era sim, dar-lhes uma palavra de apreço por dedicarem o seu tempo e a sua dedicação à nossa modalidade.
Como tal, com este artigo não pode julgar se tenho ou não noção das qualidades que diferenciam os bons dos maus treinadores.

Eu não agradeci a esses treinadores por serem os melhores do mundo(Não o são!), apenas disse que estão a fazer um bom trabalho em manter o atletismo vivo, uns trazendo imensos jovens para o atletismo, outros fixando, outros levando-os ao topo. Alguns deles têm uma imensidão de atletas.

Quando ao treinador referido pelo M.Silva e à grande parte dos nomes mencionados por mim, relendo melhor o texto, descobrirá:

"Tenho a certeza que grande parte dos treinadores a quem eu estou a agradecer tem imensos defeitos mas também estou certo que dão o seu melhor e dedicam-se completamente por amor ao atletismo, muitos sem terem retornos monetários que compensem o tempo dispensado"

"Pai Natal, dê força a estas pessoas para bem conjugarem o atletismo com a sua vida pessoal e para continuarem a dar o melhor que podem e o melhor que sabem pelo bem do nosso atletismo"

Se calhar devia ter dado mais atenção às expressões "dão o seu melhor", "o melhor que sabem"...
Outubro 16, 2012
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2