Londres acolherá Mundiais em 2017

Sexta, 11 Novembro 2011
Londres acolherá Mundiais em 2017

Mundial volta à Europa, depois de em 2015 visitar Pequim.

No Conselho da IAAF, que está a ser realizado no Mónaco, foram decididos alguns palcos de competições futuras. 

A reunião entre os principais elementos da IAAF terminou hoje, com o anúncio da cidade que acolherá em 2017 o Mundial de Atletismo, decisão essa que estava entre Doha (Qatar) e Londres (Inglaterra).

A apresentação de Sebastien Coe convenceu a maioria dos votantes, que deram 16 votos a Londres, contra os 10 votos de Doha, uma votação ainda assim renhida e que mostra bem o nível de ambas as candidaturas. A Europa, no geral, trabalhou no sentido da vitória de Londres, hoje recompensada com o ganho de uma candidatura que é mais do que acolher o Mundial, é também dar sentido à pista do Estádio Olímpico de Londres, que em 2012 acolherá os Jogos Olímpicos de Verão.

“Lutámos muito para que este estádio continuasse a ser um estádio de atletismo e agora não há duvidas que ele continuará a sê-lo”, disse Lamine Diack, presidente da IAAF. “Eu estou deliciado e orgulhoso com os meus colegas do Conselho da IAAF terem confiado nesta candidatura”, disse Sebastien Coe, uma lenda do atletismo que é presidente desta candidatura.

Esta é a primeira vez que a cidade de Londres acolhe Mundiais de Ar Livre, dois anos depois de outra cidade, recentemente olímpica, também acolher o evento. Assim em 2013 os Mundiais visitarão Moscovo (Rússia), em 2015 seguirão para Pequim (China) e em 2017 voltam então à Europa, a Londres (Inglaterra).

2014 SERÁ ANO DE EUROPA, ÁFRICA E AMÉRICA

Também neste Conselho foram decididos os locais de outras grandes competições internacionais, só de 2014 : o Mundial de Meia-Maratona, a Taça Intercontinental, Mundial de Juniores e Mundial de Pista Coberta. A cidade dinamarquesa de Copenhaga acolherá o Mundial de Meia-Maratona, derrotando Cheboksary (Rússia) na luta. Única cidade candidata, Marrakesh (Marrocos) recebe em Setembro desse ano a Taça Intercontinental, em vez da cidade de Rabat, no mesmo país, inicialmente prevista. O Mundial de Juniores visitará Eugene (EUA), uma incursão ao país norte-americano que raramente tem visto a presença de grandes eventos de atletismo de pista, por não ter as infra-estruturas necessárias para esse efeito, uma queixa antiga da IAAF. Também aqui Eugene concorreu sozinho depois de falta de recursos da candidatura das Bahamas e também a desistência da cidade russa de Kazan. Por fim, a cidade polaca de Sopot, ainda que faltem ainda garantias financeiras, será a que acolherá o Mundial de pista coberta, com Zagreb (Croácia) a sair do caminho exactamente por falta de garantias financeiras, numa altura conturbada do sistema financeiro internacional.

Excepcionalmente para o ano, no centenário da IAAF, a reunião do Conselho bem como a Gala serão realizadas na cidade de Barcelona, em Espanha, onde no Verão será disputado o Mundial de Juniores, dois anos após a cidade ter recebido o Europeu de Ar Livre.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2