Savinova a melhor europeia do ano

Terça, 04 Outubro 2011
Savinova a melhor europeia do ano

Jodie Williams votada como revelação do ano.

A Associação Europeia de Atletismo divulgou as melhores europeias do ano, numa lista praticamente dominada pelas atletas russas. 

Da Rússia esperam-se sempre bons resultados, mas de Savinova aguarda-se sempre o seu melhor, nos 800 metros. Com 26 anos a Mariya Savinova praticamente só faltará o título olímpico, numa carreira notável e que este ano teve um particular destaque, depois de ter sido campeã do Mundo, derrotando a sul-africana Caster Semenya que tinha vencido em Berlim. Em Daegu Savinova foi segura, passando as eliminatórias sem forçar (2.01,01 minutos), forçando mais nas meias-finais (1.58,45 minuto) e terminando com uma espetacular final, onde estabeleceu novo recorde pessoal, com o tempo de 1.55,87 minuto. Melhor neste milénio apenas a queniana Pamela Jelimo (1.54,01), a eslovena Jolanda Batageli (1.55,19), a sul-africana Caster Semenya (1.55,45) e a moçambicana Maria de Lurdes Mutola (1.55,55).

Mas a época de Savinova foi mais do que simplesmente o título mundial, prova disso as nove vitórias, em dez corridas que fez na distância dos 800 metros. A russa cumpriu ainda no Campeonato da Europa das Nações, onde a Rússia se sagrou campeã europeia, na cidade de Estocolmo (Suécia).

No global a votação teve uma hegemonia russa, com sete russas entre as onze atletas nomeadas. Esta é a quinta vez que a Rússia arrecada a distinção de melhor atleta feminina do ano, na Europa. Antes esse feito fora conseguido por Irina Privalova (1994), Svetlana Masterkova (1996) e Yelena Isinbayeva (2005 e 2008).

JODIE WILLIAMS FOI REVELAÇÃO FEMININA

Sensação no passado Europeu de Juniores, a britânica Jodie Williams foi a revelação, numa prova onde venceu os 100 metros (11,18 segundos) e os 200 metros (22,94 segundos). Nos 100 metros esta marca foi até recorde dos campeonatos e recorde júnior do Reino Unido. Mas a época de Jodie Williams até podia ter sido mais brilhante, não fosse o quarto lugar, à beira do pódio, no Europeu de pista coberta, na prova de 60 metros. Esta é a terceira vez, num conjunto de cinco edições, que a Grã-Bretanha leva esta distinção para casa, depois de Jessica Ennis (2007) e Stephanie Twell (2008).

Ranking final de melhor atleta europeia:
1. Mariya Savinova (RUS)
2. Maria Abakumova (RUS)
3. Anna Chicherova (RUS)
4. Tatyana Chernova (RUS)
5. Betty Heidler (GER)
6. Yuliya Zaripova (RUS)
7. Martina Strutz (GER)
8. Olha Saladuha (UKR)
9. Olga Kaniskina (RUS)
10. Tiffany Porter (GBR)
11. Vera Sokolova (RUS)

Ranking final de melhor revelação europeia:
1. Jodie Williams (GBR)
2. Dafne Schippers (NED)
3. Darya Klishina (RUS)
4. Angelica Bengtsson (SWE)
5. Maria Kuchina (RUS)
6. Amela Terzic (SRB)
7. Gesa Felicitas Krause (GER)
8. Christin Hussong (GER)
9. Kate Veale (IRL)
10. Yelena Arzhakova (RUS)
11. Layesh Abdullayeva (AZE)
12. Bianca Perie (ROU)
13. Charlotte Purdue (GBR)
14. Elena Lashmanova (RUS)
15. Barbara Spiler (SLO)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2