Benfica campeão de juniores

Domingo, 10 Julho 2011
Benfica campeão de juniores

Obtiveram-se mais três mínimos para os Europeus.

Lisboa voltou a ser talismã a mais três mínimos que se obtiveram no Nacional de Juniores. 

O segundo dia de competições do Campeonato Nacional de Juniores, trouxe provas bem disputadas e a presença dos melhores juniores portugueses da actualidade. Sem recordes nacionais, ao contrário dos dois ontem obtidos, a manhã ficou marcada pela obtenção de mais três mínimos para o Europeu de Juniores, que permitirá a presença em Tallin de uma das maiores comitivas portuguesas de sempre...

BIVETI BRILHOU NOS 200, ALÉM DA DUPLA VITÓRIA DE BRUNO COSTA...

O sportinguista Gorba Biveti acabou hoje por se redimir do segundo lugar de ontem, na prova de 100 metros. Biveti triunfou sem dificuldades de maior nos 200 metros, com o tempo de 21,64 segundos, um centésimo a menos que os mínimos impostos pela Federação Portuguesa de Atletismo para o Campeonato da Europa. De destaque também o segundo lugar do juvenil Luís Neves (Benfica), que correu abaixo dos 22 segundos (21,96 segundos).

Um dos outros destaques da manhã acabaria por ser Bruno Costa (Marítimo), que depois de ontem triunfar no salto em comprimento, sagrou-se o “rei” dos saltos horizontais deste campeonato, vencendo hoje o triplo com 14.69 metros, uma marca ainda assim mais longe do mínimo para o Europeu, ao contrário de ontem. Os segundo e terceiro lugares disputados ao centímetro, permitiram uma luta interessante entre o benfiquista André da Luz (14.39 metros) e o leiriense Ricardo Mendes (14.38 metros).

Ainda dos atletas que já possuíam mínimos para o Europeu, Rui Pinto participou nos 800 metros, prova pouco habitual, mas vencendo-a em 1.55,00 minuto, numa corrida extremamente táctica, onde cinco atletas terminaram no espaço de um segundo, num pódio constituído ainda com Hugo Coutinho (1.55,52 minuto) e Guilherme Pinto (1.55,53 minuto). Participou ainda Samuel Remédios, que depois de ontem ter estado no salto em comprimento (6.94 metros), esteve hoje nos 110 metros barreiras. Após a meia-final, corrida em 14,39 segundos, acabou por não marcar presença na final, não travando duelo com Hugo Espírito Santo (Sporting) que acabou vencedor com o tempo de 14,34 segundos. Para o sportinguista ficou a infelicidade de ficar a nove centésimos dos mínimos para o Europeu de Juniores, um dos seus grandes objectivos de época.

Elisabete Silva


DIANA FOI RÁPIDA E DUPLICOU COMO PEN...ELISABETE ULTRAPASSOU OS 50 METROS

Um dos grandes destaques destes campeonatos acabou por ser Diana Cerqueira (CA Mazarefes), mostrando um querer já muito raro de se ver. Depois de ontem ter ganho os 100 metros, a somente quatro centésimos dos mínimos, “onde não estava com muito entusiasmo”, a missão desta velocista era tentar os mínimos nos 200 metros. Foi com essa missão que partiu na final, ladeada de nomes como Filipa Martins (Benfica) ou Cátia Jacinto (Donas). Com uma partida explosiva, sem nunca desarmar, Diana Cerqueira cruzaria a meta, com a dúvida do seu resultado. O grito de emoção ocorria poucos minutos depois, confirmada a marca e o vento, uma vitória em 24,49 segundos que despoletaria uma onda de alegria. “Estava confiante e o meu treinador também estava muito confiante em mim”, disse no final ao Atleta-Digital, ainda emocionada. Esta marca constituí mínimos para o Europeu de Juniores e a atleta deverá assim representar Portugal.

Também com mínimos, vinda de São Miguel (Açores), Elisabete Silva (C.Operário Desportivo) surpreenda tudo e todas, ela incluída, com um lançamento a mais de 50 metros, que constituiu novo recorde pessoal e ultrapassou o mínimo em mais de metro e meio. Os 50.06 metros fizeram logo o seu treinador saltar da bancada, que deu um forte abraço à atleta, que estava espantada consigo própria. “Tinha confiança no mínimo, não estava era à espera de tanto”, disse Elisabete no final, já descansada da sua prova e refeita da sua emoção.

Marta Pen (Benfica), com mínimos para os 800 metros, cumpriu com uma vitória nesta prova, ainda que tenha tido necessidade de apertar o ritmo nos últimos metros, face à aproximação de Mariana Brás (SCU Torreense). Pen acabaria com o tempo de 2.14,84 minutos e desta forma acabaria por obter a sua segunda vitória nestes campeonatos, após a vitória nos 1500 metros conseguida ontem. A vitória também foi confirmada por Susana Godinho (Benfica), nos 3000 metros, depois de ontem ter perdido para Marta Pen nos 1500 metros. A benfiquista terminou a prova dos 3000 metros em 9.48,82 minutos, marca próxima do mínimo que já possuí para este evento, mas fortemente “apertada” pela juvenil Silvana Dias (UD Várzea), que terminou em 9.49,18 minutos. A prova dos 100 metros barreiras foi marcada pelos azares das favoritas, Eva Vital (Benfica) e Stenia Betuncal (CA Salesianos Manique). Stenia Betuncal, após passar a meia-final, acabaria por desistir logo após partida, enquanto que Eva Vital, que tinha corrido em 14,29 segundos descansados na meia-final, bateu a quatro barreiras do final da prova, ficando fortemente debilitada para as barreiras que restavam, ainda assim vencendo em 15,26 segundos, quase ultrapassada pela sportinguista Lucinda Gomes (15,31 segundos). A mesma Lucinda Gomes, ainda juvenil, venceu o triplo com 12.03 metros, ainda que mais longe tenha saltado a estrangeira Shaina Mags (Sporting), com 12.24 metros.

BENFICA NOVAMENTE CAMPEÃO COM DIFERENÇA COLOSSAL

Fruto de um trabalho de formação, o Benfica voltou a marcar a diferença nestes Nacionais de Juniores, depois do domínio já ter tornado possível uma vitória importante no Nacional de Esperanças. Em masculinos a vitória em masculinos fez-se em expressivos 262 pontos, contra os 118 pontos da Juventude Vidigalense e os 53 pontos do Sporting. Em femininos a diferença foi maior ainda, com 293.50 pontos do Benfica, 133 pontos do Sporting e 128 pontos do Braga, numa disputa que ainda envolveu a proximidade da Juventude Vidigalense dos lugares do pódio (124.50 pontos).

RESULTADOS:

Masculinos :

200 m – Gorba Biveti (SCP) – 21,64
800 m – Rui Pinto (SLB) – 1.55,00
3000 m – Diogo Lourenço (CAOV) – 8.45,81
3000 m Obstáculos – Ruben Silva (GDRC) – 9.14,53
110 m Barr. – Hugo Espírito Santo (SCP) – 14,34
400 m Barr. – Edgar Remédios (GAF) – 55,32
Altura – Paulo Conceição (SLB) – 2.04
Triplo – Bruno Costa (CSM) – 14.69
Disco – Ricardo Freitas (GRECAS) – 44.92
Martelo – Michael Fonseca (JDAL) – 53.52
4x400 – ADRE Palhaça – 3.26,72

Femininos:
200 m – Diana Cerqueira (CAM-VC) – 24,49
800 m – Marta Pen (SLB) – 2.14,84
3000 m – Susana Godinho (SLB) – 9.48,82
100 m Barr. – Eva Vital (SLB) – 15,26
400 m Barr. – Andreia Crespo (NDCG) – 64,04
Vara – Isabel Vieira (SLB) – 3.45
Triplo – Lucinda Gomes (SCP) – 12.03 | Shaina Mags (SCP) – 12.24
Peso – Diana Hernandez (GRECAS) – 12.20
Dardo – Elisabete Silva (COD) – 50.06
4x400 – SL Benfica – 3.59,00

Diana Cerqueira
Vianense deu tudo para conquistar ida a Tallin...e o mínimo até aconteceu...

Susana Godinho
Voltou às vitórias Susana Godinho, desta vez na prova onde está melhor, nos 3000 metros...

Eva Vital
Eva Vital sofreu para terminar, Lucinda Gomes ainda acreditou, Sténia Betuncal, ao fundo, desalentada com uma vitória que até podia ter sido sua...

Marta Pen
Mesmo que seja no limite, a ponta final de Marta Pen ainda vale num Nacional de Juniores...

Hugo Espírito Santo
A vitória nos 110 metros barreiras foi festejada, mas a Hugo Espírito Santo ainda ficou a faltar o essencial, o mínimo...

Enviados Especiais : Edgar Barreira (texto) e Marcelo Silva (fotos)

| Mais


Comentarios (9)add feed
Juvenil : Rs
nao esquecer tambem a victoria de Bruno Varela o juvenil que nao foi convocado para os europeus nem nacionais por "pensarem" que nao era portuges, que nos 1500m nao deu hipoteses na recta final! smilies/grin.gif
Julho 11, 2011
... : Rs
nem mundiais*
Julho 11, 2011
NÃO ESQUECER : alberto
E o Edgar Remédios que limpa os 400 Barreiras e fica em 3º nos 110Barr?
Também é Juvenil e nem FOJE, nem mundiais
Julho 11, 2011
Cuidado com o verbo. : Pretoguês
Em resposta ao Alberto e não tirando o mérito ao jovem Edgar Remédios, "limpar" os 400 barr não é o verbo certo: o Jonh está com um problema na cartilagem do joelho e o Roberto Nóbrega apareceu nos nacionais apenas por uma questão de orgulho, pois encontra-se lesionado desde fevereiro. Assim as coisas ficam mais claras...
Parabéns ao jovem Remédios e melhoras para os outros dois atletas.
Julho 11, 2011
... : F.C
* Um pequeno lapso ,Marta Pen triplicou;
1500
800
4X400

Julho 11, 2011
desculpas : bela
essa de os atletas estarem lesionados e competirem e depois virem c/ a treta de que não obtiveram melhores resultados porque estavam lesionados,já não dá.
os treinadores deviam ser os primeiros a dizer-lhes(já que eles são miúdos),de que não devem competir estando lesionados.
são desculpas de mau-pagador.
parabéns ao Edgar Remédios e a todos os valentes que competiram e nos deram uma tarde e uma manhã de puro prazer a vê-los em acção.(tanto os que ganharam como os que não receberam medalhas)
Julho 12, 2011
não temos nivél : Uii
parabéns a todos pelos titulos obtidos , eu tb jà passei por isso ,mas tenho a salientar que a nivel europeu a nossa velocidade nunca irà longe , não temos nivél !! o mesmo jà não digo dos meninos de fundo e meio fundo ( EX: Rui Pinto ) que irão mt longe e à nossa barreirista ( Eva Vital) simplesmente fantàstica , para mim a melhor velocidade jovem do nosso paìs . Tenho dito
Julho 13, 2011
os únicos já que o luis neves foi convocado para os juniores : francisco
estes são os juvenis que demonstraram grande garra e talento no nacional de juniores apesar de alguma falta de motivação e triste pelo que este ano aconteceu nas provas internacionais de juvenis. VERIFIQUEM OS RESULTADOS. REVELAM BEM A REVOLTA E O QUERER DEMONSTRAR O ERRO QUE O ATLETISMO PORTUGUÊS FEZ PARA COM ESTES ATLETAS.

Julho 13, 2011
SERÁ QUE VALE A PENA? : Familiar
SERÁ QUE VALE A PENA?

Os jovens atletas portugueses dispenderem tanto tempo para os treinos em vez de se dedicarem ao estudo para tirar melhores notas, como a nossa sociedade exige. Para além disso, a falta de presença em competições internacionais retira a possibilidade de alcançarem o estatuto de alta competição.

QUANTO AOS PAIS
Os gastos em combustiveis, equipamentos e falta de tempo para estar com os filhos. é compensatório?

EDUCAÇÃO DOS FILHOS
Alguem me explica como se liga com um adolescente revoltado que atinge excelentes resultados e possui minimos para competições internacionais e não é convocado?

OBJECTIVOS
Na familia e na escola apelasse constantemente
à definição de metas a atingir, trabalho e o empenho. SERÁ QUE O ATLETISMO É UMA BOA ESCOLA?

OS RESPONSÁVEIS PELO ATLETISMO PORTUGUÊS JÁ PENSARAM NESTAS QUESTÕES E EM TODAS ESTAS PROBLEMÁTICAS.

Espero que os responsávies pelo atletismo reponham a alegrias destes jovens.
Julho 13, 2011
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2