23.º Campeonato Nacional de Marcha em Estrada

Segunda, 05 Março 2007
23.º Campeonato Nacional de Marcha em Estrada

Ferreira do Alentejo foi o local escolhido para a disputa do 23.º Campeonato Nacional de Marcha em Estrada.

 Fazendo o balanço da mesma, pode-se afirmar, sem quaisquer dúvidas, que a organização tripartida entre a Federação Portuguesa de Atletismo, a Associação de Atletismo de Beja e a Câmara Municipal local (que contou com o apoio técnico da Juventude Desportiva das Neves) está de parabéns.

Numa tarde de sábado que se traduziu no dia mais quente do ano na região (houve alturas em que os termómetros foram bem para além dos 30ºC), a população de Ferreira saiu à rua e foi bonito ver milhares de pessoas de todas as idades a incentivar os marchadores. Estes sofreram com o calor, principalmente nas provas com distâncias mais longas, e a médica da prova foi chamada diversas vezes a socorrer alguns atletas vítimas desse facto.

Paralelamente ao Campeonato Nacional propriamente dito, disputaram-se ainda o 1.º Grande Prémio Internacional de Ferreira do Alentejo, o 15.º Torneio Marchador Jovem "Dionísio Ventura" e o Torneio Benjamim "Bruno Fernandez", estes dois últimos em homenagem a dois marchadores ferreirenses, que são verdadeiros ídolos entre as gentes da terra.

Nas provas principais, desde cedo que Susana Feitor impôs o ritmo que mais lhe convinha, indo para a frente do pelotão que englobava a generalidade das melhores atletas nacionais, triunfando no final com cinquenta segundos de vantagem sobre a irlandesa Olive Loughnane. Inês Henriques (2.ª) e Ana Cabecinha (3.ª) completaram o pódio nacional.

Na prova de 50 Kms, houve muitas desistências, nomeadamente as de Pedro Martins e João Vieira, e a experiência do veterano carteiro algarvio – Jorge Costa – ditou a lei. Depois de seis títulos de vice-campeão português, aos 44 anos de idade, finalmente, viu recompensado os seus labor e dedicação à modalidade, vencendo com mais de nove minutos de vantagem sobre Augusto Cardoso e mais de onze sobre Dioníso Ventura. Lá na frente, o canadiano Tim Berret fez uma corrida completamente à parte, tendo logrado alcançar os mínimos de participação para o próximo Mundial de Osaka.

Destaque final para o jantar- convívio que a edilidade ofertou a todos os participantes e que possibilitou que centenas de atletas, treinadores, dirigentes, familiares, etc, tivessem oportunidade de passar bons momentos juntos. “Foi bonita a festa, pá”.

Resultados e fotos já se encontram disponíveis nas respectivas secções de www.ammamagazine.com .

Fonte: www.ammamagazine.com

| Mais


Comentarios (2)add feed
... : José Duarte
Peço desculpa pelo erro, mas onde se lê "belga" deve ler-se "irlandesa".
Março 05, 2007
... : Edgar Barreira
alteradosmilies/wink.gif...Obrigado pela correcção!
Março 05, 2007
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2