Melhores atletas jovens de Mai-Jun-Jul

Segunda, 27 Setembro 2010
Melhores atletas jovens de Mai-Jun-Jul

Época jovem de Verão esteve ao rubro.

Em mais uma votação promovida pelo Atleta-Digital foram distinguidos os melhores atletas juvenis e juniores a actuar em Portugal, ou no estrangeiro (caso sejam portugueses) do trimestre de Maio, Junho e Julho de 2010.  

A par da eleição para melhor atleta português do mês, o Atleta-Digital.com distingue também os jovens atletas que mais se destacaram em cada trimestre.

As regras atribuídas ao juri foi de dar no máximo 10 pontos por atleta, sendo que no mínimo foram votados 3 atletas por cada um dos elementos.

As classificações finais, por escalão e género foram:



Marta Pen
Foto: Edgar Barreira / Atleta-Digital

JUVENIS FEMININOS

1. Marta Pen (EBMDS) – 54 pontos
2. Ana Queiroz Alves (JV) – 33 pontos
3. Débora Clemente (SLB) – 30 pontos
4. Andreia Oliveira (NDCG) – 20 pontos
5. Ana Monjane (SCB) – 17 pontos
6. Isabel Vieira (FCP) – 14 pontos
7. Anna Hurlebaus (CNRM) – 12 pontos
8. Diana Hernandez (GRECAS) – 11 pontos
9. Diana Cerqueira (CAMz-VC) – 5 pontos
10. Filipa Silva (FCCL) – 4 pontos


Marta Pen é uma das esperanças nacionais para o futuro do atletismo e tem vingado em distâncias entre 300 e 3000 metros, que mostram bem a sua qualidade. Foi campeã nacional de juvenis (1500 metros) e vice-campeã nacional de juniores (400 e 800 metros). Neste trimestre teve ainda a honra de ser uma das atletas que participou nos apuramentos para os Jogos Olímpicos da Juventude. Uma das suas melhores marcas neste trimestre ocorreu nos 800 metros (2.09,82 minutos).Ana Queiroz Alves, que também esteve no apuramento para os Jogos Olímpicos da Juventude, realizou um bom trimestre, nas especialidades 1000 (2.54,51) e 1500 metros (4.37,20). Para a velocista Débora Clemente o trimestre correu bem, ao sagrar-se campeã nacional juvenil nos 100 e 200 metros e ainda campeã nacional junior nos 4x100 metros.

Rubem Miranda
Foto: Edgar Barreira / Atleta-Digital

JUVENIS MASCULINOS

1. Rubem Miranda (SLB) – 57 pontos
2. Emanuel Rolim (SLB) – 52 pontos
3. Carlos Nascimento (ESCMOV) – 37 pontos
4. Paulo Conceição (EBMDS) – 14 pontos
5. Pedro Ferreira (SUOV) – 10 pontos
6. Adrião Rodrigues (NAC) – 8 pontos
7. Hugo Coutinho (AAPL) – 7 pontos
8. Samuel Pereira (UAG) – 6 pontos
9. José Santos (SFRAA) – 5 pontos
10. Miguel Cabral (CAS) – 4 pontos


O varista Rubem Miranda voltou a ser o melhor do trimestre, novamente pelo seu recorde nacional de salto com vara, mas com o mérito adicional de ter sido o primeiro atleta juvenil a passar os 5 metros. Foi campeão nacional juvenil e junior da disciplina e fez ainda o apuramento para os Jogos Olímpicos da Juventude, onde apenas um azar o colocou fora da fase final, que esteve ao seu alcance. O outro recordista do mês foi Emanuel Rolim, que derrubou um dos recordes mais antigos de juvenis, nos 1500 metros. A sua marca de 3.47,57 minutos é uma marca a ter em conta, além da marca dos 800 metros (1.54,52). Carlos Nascimento foi o único português a obter qualificação para a fase final dos Jogos Olímpicos da Juventude e isso deve-se aos seus méritos nos 100 (10,83) e 200 metros (21,90) e também no salto em comprimento (6.72 metros). Mas foi nas especialidades de velocidade que foi campeão nacional de juvenis.

Eva Vital
Foto: Edgar Barreira / Atleta-Digital

JUNIORES FEMININOS

1. Eva Vital (SLB) – 66 pontos
2. Irina Rodrigues (SCP) – 43 pontos
3. Sara Esteves (CAMz-VC) – 17 pontos
4. Dorothe Évora (SLB) – 16 pontos
5. Susana Godinho (SLB) – 15 pontos
6. Shaina Mags (SCP) – 12 pontos
7. Cristiana Cunha (GS-RC) – 11 pontos
8. Catarina Carvalho (UDZA) – 9 pontos
9. Elisabete Silva (COD) – 7 pontos
10. Daniela Cardoso (ACV) – 4 pontos


Novamente um destaque do trimestre, Eva Vital teve o engenho para bater o recorde nacional de juniores nos 100 metros barreiras, marca que agora ficou colocada em 13,62 segundos. Foi tripla campeã nacional de juniores (100 metros barreiras, comprimento e 4x100 metros) e um azar no Campeonato Nacional de Sub-23, impediu a atleta de se bater com Patrícia Mamona, embora tenha aqui voltado a ser campeã nacional de 4x100 metros. Participante no Mundial de Juniores, foi a 15ª melhor atleta mundial, um prestígio para o atletismo jovem nacional. A lançadora Irina Rodrigues voltou a ser um destaque em disciplinas como o lançamento do peso (13.81 metros) ou o lançamento do disco (56.65 metros), esta última a especialidade que a levou ao Mundial de Juniores onde foi a 5ª melhor atleta mundial, quase alcançando medalhas. Tal como Eva Vital, Irina Rodrigues esteve ainda nos Iberoamericanos e no Campeonato Europeu das Nações, a representar Portugal. Esforçada e trabalhadora, a velocista Sara Esteves mostrou ser um valor a ter em conta na velocidade nacional, principalmente nos 100 metros, onde estabeleceu um registo de 12,05 segundos. Foi nesta especialidade que alcançou a vitória no Campeonato Nacional de Juniores e onde alcançou o pódio no Campeonato Nacional de Sub-23.

Tiago Aperta
Foto: Edgar Barreira / Atleta-Digital

JUNIORES MASCULINOS

1. Tiago Aperta (SLB) – 64 pontos
2. Bruno Fernandes (SLB) – 26 pontos
3. Aucuin Lopes (SLB) – 21 pontos
4. Rodolfo Brites (GS-RC) – 19 pontos
5. José Costa (FCP) – 17 pontos
6. Samuel Remédios (GAF) – 15 pontos
7. Miguel Moreira (AAPL) – 13 pontos
7. Francisco Belo (JV) – 13 pontos
9. Jorge Baptista (ADREP) – 9 pontos
10.Diogo Lourenço (CAOV) – 3 pontos


Foi numa das provas mais frenéticas de lançamento do dardo em Portugal que Tiago Aperta alcançou novo recorde nacional de dardo, no seu escalão, com 70.43 metros, uma marca muito interessante. Aliás uma marca que lhe permitiu estar no Mundial de Juniores, onde apenas um dia muito chuvoo estragou a sua prestação. Sagrou-se, sem dificuldade, campeão nacional de juniores e também de Sub-23, mostrando a sua supremacia na especialidade, em Portugal. Também no Mundial de Juniores esteve Bruno Fernandes que vingou neste trimestre em distâncias entre os 100 e os 400 metros, com boas marcas: 10,73 (100 metros), 21,39 (200 metros) e 48,7 (400 metros). Campeão nacional junior e Sub-23 nos 200 e 4x100 metros, mostrou ser um atleta de bom nível. Também velocista, Aucuin Lopes, foi supremo na distância de 100 metros, onde obteve a marca de 10,48 segundos. Da Guiné-Bissau, o atleta tem uma larga margem de progressão na distância e foi dos melhores juniores a actuar em Portugal nesta temporada.

Esta votação foi realizada dentro de parâmetros de imparcialidade, e reflectem a opinião de um conjunto de especialistas ligados ao atletismo, e particularmente ao atletismo jovem. Queremos dar os parabéns a todos os atletas e treinadores que têm realizado um trabalho digno de se ver, em prol do atletismo português.

O juri que participou nesta votação foi o seguinte:
Edgar Barreira (Atleta-Digital.com / Treinador)
Filipe Oliveira (Atleta-Digital.com / Treinador)
Rafael Lopes (Atleta-Digital.com / Atleta)
Bruno Araújo (Atleta-Digital.com)
Elisabete Costa (FPA / Media)
José Duarte (AMMA / Media)
Jorge Silva (Treinador)
Joana Leal(Treinador)
Teodoro Marújo (Treinador)
Prof. José Uva (Treinador)

| Mais


Comentarios (4)add feed
Não se percebe esta votação : Adepto do Atletismo
Então o Jorge Batista foi só campeão Nacional de Juniores e Sub 23 nos 800 metros, foi ao Mundial de Juniores e aparece em 9º? Os elementos do juri devem andar distraidos, ou então só porque são atletas dos ditos grandes têm lugar garantido na votação. Sinceramente esta votação é tendenciosa de mais.
Setembro 27, 2010
SURPRESA : atletaaaaa
Catarina Carvalho da UDZA em destaque?! Parece milagre, finalmente dão algum reconhecimento à única rapariga júnior a baixar a barreira dos 11 min esta época. Parabéns
Setembro 27, 2010
o peso dos nomes : 2orelhas2
Falta aqui muita gente...
olha o Paulo Pinto por ex que até ganhou umas medalhitas, nem aparece pontuado. 48.43 não há muitos em PT...
outros são colocados pelo peso do nome que já adquiriu ou do clube. nem sempre conseguem justificar esses nomes adquiridos anteriormente mas têm que cá estar...
sei que estas votações são sempre dificeis e subjectivas, nem sempre nos lembramos dos nomes todos (eu não me lembraria de metade deste nomes)mas deveria ter havido um pouco mais de pesquisa.
depois é claro, só se vota nos nomes que são apresentados...
no entanto, bom esforço!
Setembro 28, 2010
... : Palmira Rocha
Qualquer votação é difícil, porque existem vários atletas que obtêm bons resultados nas competições em que participam.
Considero que há lugar para todos, desde que continuem a trabalhar.
Este site preocupa-se com os atletas jovens e isso, para mim, já é muito importante pelo trabalho de divulgação que vai sendo feito.
Outubro 01, 2010
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2