Tecnologias Beta

Segunda, 19 Julho 2010
Edgar Barreira


Beta é nome de menina, o diminutivo de Elisabete, mas é mais que isso, é o diminutivo de uma versão de, por exemplo, um software ou site. Aliás, diz-se que a internet dos dias de hoje é um “perpetual beta”, o que quer dizer que se deixaram para trás sites estáticos, feitos com conteúdos pouco actualizados, para se terem sites com informações ao minuto, integrações de fontes de informação e de redes sociais.

Este fim-de-semana várias tecnologias foram testadas em fase Beta no Campeonato de Portugal, uma clara aposta na associação tecnológica ao atletismo, uma nova visão no acompanhamento de competições, dentro de uma globalização que não é de todos, mas está disponível para quase todos. Em Leiria toda a prova foi transmitida para o Estádio Dr. Magalhães Pessoa, enquanto que para a internet teve lugar uma versão Beta da transmissão vídeo, com comentários. Na internet também entrou uma versão Beta dos resultados em directo, tal como uma versão muito pouco Beta dos “Live Comments”, uma prática já estabelecida no acompanhamento de competições no Atleta-Digital. Para os mais distraídos, o Atleta-Digital testou junto destes Live Comments uma secção de comentários, integrados com a plataforma do Facebook, a rede social mais usada na actualidade, entre tantas outras existentes à escala mundial.

É de tecnologia internáutica que falamos, onde o Beta é uma constante. Poderia aqui falar dos projectos futuros, para breve, que o Atleta-Digital pretende desenvolver ou já está a desenvolver. São horas e horas de programação informática, resolução de bugs, testes, para o desenvolvimento de competências que actualmente são exclusivas para o atletismo, para claro benefício da modalidade. Mas não é desses projectos que este artigo fala, mas sim na mudança de mentalidades...

Os “velhos do Restelo” talvez não percebam o fenómeno internet, ligado à nossa modalidade, mas quem assistiu à troca de comentários durante a transmissão vídeo na internet, na zona de comentário a isso destinada, ou quem viu centenas de utilizadores ao mesmo tempo a navegar no site, por ocasião desta competição, percebe o poder do online e o Atleta-Digital é isso mesmo, um projecto online. Há que abrir uma janela do atletismo para o mundo e mostrar o que ocorre para que todos possam ver. Não vale a pena “esconder” o atletismo num estádio, quando a maioria das modalidades executam exactamente o contrário.

Mas se existem os “velhos do Restelo”, existe também o típico português descontente com tudo, que não resiste ao comentário jucoso, não percebendo que o Beta é isso mesmo, Beta. Se não há video, é porque não se transmite e a FPA é a culpada de todos os males do mundo ; Se há video, em versão Beta, com algumas falhas técnicas, muitas sem culpa directa dos intervernientes, uma versão restringida a um certo número de utilizadores, é porque se quer esconder o atletismo e não se faz nada de jeito.

Meus amigos, decidam-se pelo que quiserem, mas adoptem uma postura mais realista e compreensiva da “coisa”. Se lutamos contra a maré da estagnação tecnológica, em Portugal, ao contrário aqui do país vizinho, é porque acreditamos que o atletismo merece este favorecimento. Senão recapitulemos algumas “milestones” do historial tecnológico do nosso projecto:

- Criação de primeiro website de atleta, em alta resolução : site oficial de Nelson Évora
- Primeiro Live Comment de competições nacionais e internacionais
- Reformulação do site principal do Atleta-Digital, para traços modernos e centrados na imagem
- Desenvolvimento de plataforma de resultados em directo da FPA
- Primeira transmissão directa de vídeo do Campeonato de Portugal
- ...

Isto leva tempo a desenvolver e a estabelecer! A rápida evolução das tecnologias também obriga a novos desafios, mas estes passos dados, ainda que Beta, serão passos importantes para próximos projectos. De uma coisa sabemos, não podemos deixar que o atletismo continue a anos-luz de outros desportos ou do que outros países fazem ao nível da nossa modalidade. E já estou mesmo a ver, quando um dia fizermos uma transmissão vídeo, integral para a internet, alguém nos vai dizer : “fogo, nem sabem transmitir isto em 3D...”...É a ironia da internet, para sempre e cada vez mais, Beta, tal como Tim O'Reilly, pai da internet, a imaginou!

Por: Edgar Barreira

| Mais
Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2