Portugueses bem em Salamanca

Domingo, 23 Maio 2010
Portugueses bem em Salamanca

Eva Vital conquistou novo recorde nacional.

O Meeting de Salamanca trouxe quatro vitórias portuguesas e algumas marcas de interesse nacional. 

Uma extensa comitiva portuguesa deslocou-se a Salamanca para participar no Grande Prémio “Caja Duero”, um meeting que não sendo dos mais importantes em Espanha, foi um óptimo momento competitivo para alguns dos atletas que disputarão na próxima semana a Taça dos Clubes Campeões Europeus, pela equipa do Sporting e ainda para atletas de outros clubes que preparam a época de Ar Livre.

O mais destacado do conjunto de portugueses foi Marcos Caldeira (Benfica), que venceu a prova de salto em comprimento, falhando a presença no Meeting de Leiria, com 7.76 metros, ficando a menos de 20 centímetros dos mínimos para os Europeus de Ar Livre e a somente quatro centímetros dos mínimos para os Ibero-Americanos.

João Ferreira (Sporting), que dentro de uma semana representará o Sporting na TCCE na prova de 110 metros barreiras, saiu também vencedor dos 200 metros no Meeting de Salamanca, com 21,16 segundos. Uma vitória, ainda que descansada, ocorreu para Patrícia Lopes (Sporting) nos 400 metros barreiras, com o registo de 59,16 segundos, tendo sido a única atleta presente a correr a distância abaixo do minuto.

Na velocidade, Sónia Tavares (Sporting) foi a que mais se impôs entre as portuguesas participantes. Nos 200 metros, com o tempo de 24,07 segundos, saiu mesmo vitoriosa, com Ungudi Quiawacana (Benfica) a terminar em 25,09 segundos. Nos 100 metros Sónia Tavares foi 3ª classificada, com 11,70 segundos, enquanto que Glória Santo (11,99 segundos) foi sexta classificada e com Carla Tavares (Sporting) a fazer 11,97 segundos nas eliminatórias. Ungudi Quiawacana participou ainda no salto em comprimento, onde fez modestos 5.73 metros.

Por ventura um dos grandes destaques portugueses foi o segundo lugar de Eva Vital (Benfica) na prova dos 100 metros barreiras, com a junior portuguesa a quebrar o recorde nacional de juniores com superioridade, concluíndo em 13,62 segundos. A anterior marca pertencia a uma das maiores esperanças portuguesas de sempre, Sandra Turpin, que em 1995 correu a distância em 13,79 segundos. Com esta marca Eva Vital prossegue a sua veia recordista, tendo mesmo sido superior a Mónica Lopes (14,01) e ao tempo realizado por Lecabela Quaresma nas eliminatórias (14,68). A marca de Eva Vital fica claramente abaixo do mínimo para o Mundial de Juniores e dos Ibero-Americanos, o que pode perspectivar boas competições para a portuguesa, que está entre as melhores mundiais do seu escalão no início da época de Ar Livre.

Outras participações portuguesas ocorreram neste meeting, de onde se destacam os 14,35 segundos na final de 110 metros barreiras por parte de Rasul Dabo (JOMA), depois de ter corrido a eliminatória em 14,32 segundos. António Rodrigues (47,66 segundos nos 400 metros), Vera Barbosa (55,64 segundos nos 400 metros) e Joana Costa (2:12.75 minutos nos 800 metros), também marcaram uma boa abertura da época de Ar Livre.

| Mais


Comentarios (4)add feed
... : Rui Silva
Queria apenas referir que além de algumas boas marcas dos atletas portugueses, as mesmas foram feitas debaixo de uma organização de baixissima qualidade, as principais provas do meeting apresentaram-se com um atraso de 1 hora e no final das competições o evento já ia com 1 hora e 40 minutos de atraso, algo que não se admite quando estão presentes atletas com algum calibre internacional... Parabéns a todos os atletas e péssima nota para a organização do meeting!
Maio 24, 2010
podem aqui ver um video sobre o meeting : luis
youtube.com/watch?v=WvUzrNCsl2A

E uma vez mais Parabéns à Eva pelo seu novo Recorde.
O Recorde já era dela desde o ano passado com 13.66 em Leiria que dessa vez sim bateu o recorde de Sandra Turpin.
Maio 24, 2010
bom desempenho : .:Cherelux:.
bom, antes de mais tenho que desejar os parabens a todos os atletas que obtiveram boas classificações e é claro sem desvalorizar os que melhoraram as suas marcas...
Mas as boas marcas nao apareceram so no metting de salamanca smilies/tongue.gif tambem ouve varias excelentes marcas no metting de Leiria que desde ja posso visar que se 2:12.75 numa senior e' uma boa marca de inicio de epoca entao o que será a marca de 2:10.95 numa JUN de 1ºano nos 800m? smilies/undecided.gif acho que isto da que pensar um pouquinho nao estou correto? smilies/wink.gif
mas enfim podemos sempre dizer que essa marca tambem e' razoavel visto que é uma junior a faze.la...
de resto e' so esperar para ver ate onde esta JUN de nivel RAZOAVEL irá smilies/wink.gif
Boa epoca a todos e ja sabem
aki quem sabe SABE e nao inventa!! smilies/cool.gif
Maio 26, 2010
... : ...
cherelux esqueceste de mencionar que essa mesma atleta,de nivel RAZOAVEL,JUN de 1º ano no fim de semana anterior fez aos 1000metros 2:48.76 ficando a uns escassos centesimos do recorde nacional que pertence a atleta de seu nome CARLA SACRAMENTO.
isto de uma atleta de nivel "RAZOAVEL" fara se fosse de um bom nivel!
Maio 27, 2010
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2