A chave para o sucesso

Quinta, 11 Fevereiro 2010
Na celebração do primeiro aniversário deste espaço de opinião, é inteligente partilhar uma frase de um actor que foi figura principal de dois dos filmes mais emocionantes e inspiradores já feitos na história cinematográfica. “The Pursuit of Happiness” e “Seven Pounds” consagraram Will Smith como actor e fizeram-no receber inúmeros prémios. Foi precisamente num desses momentos de consagração que este bem sucedido artista pronunciou-se sobre a sua receita para o sucesso. Chamou-lhes soluções para a vida e são apenas duas: Corrida e Leitura.

Corrida – «Porquê a corrida? Quando estão a correr, quando estão por aí a correr, há uma pequena pessoa que fala convosco e essa pessoa diz: “Oh estou cansado, os meus pulmões não aguentam! Estou tão dorido, estou tão cansado! Não há maneira possível de continuar…” E querem desistir, certo? Se vocês aprenderem a derrotar essa pessoa enquanto estão a correr, vocês vão aprender a não desistir quando as coisas se tornarem difíceis na vossa vida.»* É uma verdade universal. De facto existe aquela vozinha que nos diz para não sairmos da cama às 8h da manhã nos fins-de-semana, para só fazermos 5 repetições de 400m em vez de 8, para abrandarmos o ritmo, para começarmos a andar numa subida dolorosa, para não corrermos ao frio. Existe… Mas como diz Will Smith, se derrotarmos essa voz dentro de nós, conseguimos derrotar qualquer coisa que apareça e que bloqueie o nosso caminho para o fim desejado. Estamos, pois, preparados para não nos desviarmos dos objectivos, mesmo que caiem sobre nós as maiores tempestades.

Claro que a corrida traz muitas mais vantagens à vida e ao sucesso profissional. Traz vantagens à nossa saúde. Por exemplo, aumenta o poder dos pulmões e uma melhor respiração revela-se importante para a concentração ou relaxação. Mas realmente, Will Smith acertou em cheio. A corrida apresenta-nos o nosso maior inimigo: a tal pessoa/voz interior. A voz que nos diz para parar durante a corrida é a mesma voz que diz a um adolescente: “Não serás cool se não fumares isso”, ou que diz a um homem: “A tua esposa nunca irá descobrir que dormiste com esta”. Para Will Smith, se nos deixarmos levar por essa voz, nunca iremos chegar a onde queremos, e eu concordo totalmente.

Além disso serve para desanuviar a mente e libertar os pensamentos stressantes do dia-a-dia. É óbvio que este sentido de “corrida” serve para quem tem trabalhos que exigem muito esforço mental porque para atletas de alta competição, esses devem encontrar distracções noutras actividades para deixarem de pensar unicamente no seu trabalho que é correr muito e depressa, levantar pesos ou saltar mais alto/longe. Há então um paradoxo, ter as melhores “performances” na sua actividade principal mas distraírem-se ao mesmo tempo. Para isto funcionar, a palavra de ordem é o empenho e Will Smith dá-nos bem essa ideia. Diz o artista multi-facetado que enquanto os outros dormem, ele trabalha e que enquanto os outros comem, ele trabalha. O Empenho leva a isso… e leva frequentemente aos resultados pretendidos.

Leitura – «A razão por qual a leitura é tão importante é porque milhões e biliões de pessoas viveram antes de todos nós e não há nenhum problema que se possa ter com os pais, com qualquer coisa. Não há problema algum que possamos ter sobre o qual já alguém não tenha resolvido e escrito sobre isso num livro.» Não tenho quaisquer dúvidas que a leitura é fundamental para o sucesso. Duvido que haja algum pessoa bem sucedida nos negócios que não tenha lido pelo menos um livro que os tenha ajudado a seguirem um caminho ou a formarem uma mentalidade correcta para tornarem os seus sonhos em realidade.

Qualquer coisa que se possa ler de Benjamin Franklin, de Bill Gates e de outros empreendedores tipo Steve Jobs (criador de produtos Apple) oferece tanto conhecimento que faz uma pessoa ficar chateada por não ter lido aquilo uns anos antes. E chateia mais porque são facilmente acessíveis e só nos cabe a nós procurar esse conhecimento e usá-lo a nosso favor.

A leitura não oferece apenas uma resolução de problemas como disse Will Smith mas proporciona muitos mais benefícios. Desses destacaria o facto de Conhecimento ser Poder. Quando se sabe mais, consegue fazer-se mais. Quando se estuda um livro de economia ou uma metodologia de treino específica de um país, sabe-se muito mais no final do que no início… É uma verdade incontornável e ler pode ser aborrecido mas há que saber retirar os seus benefícios e vencer.

2 Ouvidos Vs. 1 Boca – Acho fantástico como Will Smith partilhou este “guia para o sucesso” gratuitamente porque o normal é vermos pessoas com sucesso a escreverem livros com dois ou três conselhos úteis e com 80% de “palha” para encher e darem um certo tamanho que justifique preços exagerados. Não é um comportamento condenável pois oferecem ao mercado um livro e cabe ao mercado comprar ou não. Não condenando a atitude desses “escritores”, deve-se aplaudir e elogiar Will Smith pelas suas palavras acerca da sua experiência de vida. Há muitas outras “estrelas” que dão conhecimento deste tipo mas o problema é que a maior parte das pessoas ainda não percebeu o porquê de termos dois ouvidos e uma boca. Para quem não sabe, se temos dois ouvidos e uma boca é para escutarmos o dobro do que falamos. Será uma tarefa difícil? Sem dúvida que sim mas só assim podemos ouvir Will Smith e outras histórias de sucesso e retirar delas informações úteis para as nossas vidas. E ele dirigiu-se muito seriamente às pessoas mas só lhe dá ouvidos quem quer…

* Pode ver o vídeo donde são retiradas estas frases no youtube procurando por “Will Smith key to life”.

O Atleta-Digital agradece a toda a disponibilidade do Rafael Lopes para manter o espaço de reflexão actualizado e com artigos importantes para a discussão do atletismo. Obrigado pelo ano de vida deste espaço!

| Mais
Comentarios (2)add feed
smilies/smiley.gif : Eunice
ora aí está...eu cá tenho mais do que uma voz dentro de mim..LOL

isto aqui é só vozes..umas a puxar para um lado outras a puxar para o outro...mas a voz mais forte ultimamente tem sido a positiva, a lutadora e a dedicadasmilies/wink.gif

Beijinhossss
Fevereiro 12, 2010
smilies/smiley.gif : Sara
Bem..que bom smilies/smiley.gif

pensava que só eu "ouvia" vozes dentro de mim smilies/smiley.gif

umas puxam para um lado, outras pra outro..verdade,é uma luta constante, já bastava o "sofrimento" físico
smilies/smiley.gif

Boas reflexões.
Maio 16, 2010
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2